Goiânia vive momento áureo de inovação tecnológica
Diário da Manhã
Publicado em 8 de fevereiro de 2018 às 23:27 | Atualizado há 7 anosHá vasto conteúdo sobre as teorias de Joseph Schumpeter ao considerar que as inovações tecnológicas impulsionam o desenvolvimento capitalista. Ele foi um dos primeiros e mais importantes economistas do século XX a abordar essa temática. Um pouco distante da concepção que envolve o progresso econômico, de obtenção de lucro, prosperidade e acúmulo de riquezas, abordo aqui como essa destruição criativa, termo definido pelo próprio Schumpeter para a permanente substituição de modelos e formas antigas, podem alavancar um novo conceito de se produzir e consumir na esfera das administrações públicas.
A produção e o consumo dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Goiânia, por exemplo, encontram-se em franco desenvolvimento. Um reflexo da intensa quebra de paradigmas perseguida e executada pela gestão atual para que sua atuação seja dinâmica e de extrema qualidade. Ao romper com práticas padronizadas e obsoletas, a prefeitura pôde garantir a desburocratização de processos que se arrastavam por longos períodos até sua efetiva conclusão, um dos inúmeros benefícios dessa inovação tecnológica.
Hoje, o Executivo Municipal celebra as conquistas de celeridade na resolução de demandas, aumento da produtividade, redução dos custos operacionais, controle que detecta e elimina erros rotineiros, acompanhamento facilitado dos indicadores de desempenho, integração dos setores da administração, entre tantos outros. E o êxito de colher tais ganhos é mérito do prefeito Iris Rezende, um gestor que ressalta mais uma vez seu perfil nato de verdadeiro empreendedor e com olhar atento às questões referentes à coletividade.
Foi por meio de um decreto assinado por Iris que assumi a função, no início de 2017, de membro permanente do Comitê de Gestão, Modernização e Monitoramento. O documento já destacava em seu primeiro inciso, do Artigo 2º, uma das competências que norteou toda a trajetória de ações coordenadas pela equipe. A de promover um processo permanente de inovação da gestão do Poder Executivo, visando eficiência e eficácia na Administração Pública. Nesta linha de atuação, participei de projetos de significativa relevância, os quais resultaram em uma prestação de serviço de extrema qualidade à população.
Dentre esses projetos, cito aqui o page – programa de automação da gestão pública, que já está em funcionamento desde o dia 2 de janeiro e revelou a Prefeitura Goiânia como pioneira entre as instituições públicas da América Latina a automatizar um processo de trabalho. A partir dele, tem-se a otimização desses processos por meio de uma arquitetura de ferramentas informatizadas, que garantem a execução segura e eficaz de todas as atividades configuradas no trâmite processual.
Anterior ao page, precisamente no dia 27 de abril de 2017, iniciamos o roteiro de inovação da Prefeitura com o lançamento do primeiro produto da Família Fácil. Hoje, a emissão do alvará de construções prediais ocorre em até 24 horas, documento que era obtido em 180 dias. Foi o chamado Alvará Fácil. A partir daí, implementamos, na sequência, o Uso do Solo Fácil e o Mapa Digital Fácil, sob supervisão da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação.
O Uso do Solo também diminuiu o prazo de emissão do documento em até 24 horas, o que antes levava 30 dias. Já o Mapa Digital disponibilizou à população a ortofoto da cidade, uma representação fotográfica de Goiânia com informações e distâncias atualizadas da ocupação urbana. A ferramenta é um auxílio para o trabalho de planejamento urbanístico, estudos nas áreas de edificação e decisões de empreendimentos.
Justamente, após lançar o pacote de modernização composto pela Família Fácil, a Prefeitura de Goiânia foi premiada, no dia 4 de outubro, em Buenos Aires, com o segundo lugar no III Prêmio Anual “Gestão por Resultados em Desenvolvimento” 2017. Premiação é iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e promovida para condecorar cidades da América Latina e do Caribe que investem em ações para modernizar a gestão pública. A homenagem foi a confirmação de que o caminho traçado em busca da inovação não tinha retorno.
O próximo passo foi em direção à Saúde do Município. Um enorme desafio que abraçamos no intuito de apoiar os projetos da SMS e corrigir as falhas históricas do sistema da Central de Regulação de Goiânia. A tecnologia implantada diminui o tempo de espera por atendimento na rede municipal e facilita o acesso da população à consultas, exames e procedimentos de alto custo. Um grande avanço para a área que, mesmo passando pelos ajustes do período de transição, contabilizou a marca de 100 mil exames agendados em menos de duas semanas de funcionamento.
Futuramente, mais implementações inovadoras estão programadas para chegar à estrutura da Prefeitura de Goiânia. Dois novos lançamentos ocorrerão em breve, apresentando produtos que trarão substancial facilidade e rapidez aos serviços disponibilizados pela administração. Trata-se do Licença Ambiental Fácil e do Alvará de Licenciamento e Funcionamento Fácil, um plus que a Família Fácil ganha nesta jornada de modernização do Executivo Municipal da qual sou partícipe.
Sigo esse percurso de trabalhar avidamente e sempre focado na inovação das ideias e ações. Promovendo a ruptura necessária e essencial com antigos padrões e ainda no encalço de acompanharmos e desfrutarmos da evolução de todo aparato tecnológico que o século 21 nos apresenta. Mas, agora, cumpro a minha missão sob uma nova ótica, como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia, cargo para o qual fui designado, no dia 12 de janeiro deste ano, pelo prefeito Iris, que confiou a mim a responsabilidade de atuar nas destruições criativas imprescindíveis para o poder público.
(Ricardo De Val Borges, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia)
]]>