Opinião

A expectativa sobre as crianças e o futuro do País

Diário da Manhã

Publicado em 1 de fevereiro de 2018 às 21:10 | Atualizado há 7 anos

Pro­va­vel­men­te vo­cê já de­ve ter ou­vi­do a ex­pres­são “as cri­an­ças são o fu­tu­ro do nos­so Pa­ís” e, em meio a tal afir­ma­ti­va, fi­ca cla­ra a res­pon­sa­bi­li­da­de her­da­da pe­las cri­an­ças de ho­je, os adul­tos de ama­nhã.

De acor­do com a Re­vis­ta Cres­cer, a ca­da ho­ra nas­cem 321 be­bês no Bra­sil, e, ao nas­ce­rem, eles já re­ce­bem o pe­so de se­rem o fu­tu­ro do Pa­ís. Com is­so, po­de­mos pen­sar se re­al­men­te a res­pon­sa­bi­li­da­de de re­pre­sen­tar a es­pe­ran­ça de uma na­ção se­ria mes­mo de uma cri­an­ça, ou se­rá dos adul­tos res­pon­sá­veis por sua cri­a­ção e de to­da a so­ci­e­da­de em que es­tá in­se­ri­da?

É mui­to co­mum per­ce­ber­mos a ca­pa­ci­da­de que mui­tas pes­so­as tem de jo­ga­rem su­as res­pon­sa­bi­li­da­des ou frus­tra­ções em seu te­ra­peu­ta, em sua fa­mí­lia, nas pes­so­as de seu cír­cu­lo de con­vi­vên­cia. A trans­fe­rên­cia de res­pon­sa­bi­li­da­de so­bre vá­ri­as si­tu­a­ções acon­te­ce pe­la di­fi­cul­da­de do in­di­ví­duo em li­dar com as pró­pri­as li­mi­ta­ções. Po­rém, es­sa ques­tão – que ge­ra so­fri­men­to pa­ra o in­di­ví­duo e po­de acar­re­tar mui­tos con­fli­tos em seu meio – de­ve ser tra­ba­lha­da no pro­ces­so te­ra­pêu­ti­co.

Freud, em sua te­o­ria, no­me­ou tal com­por­ta­men­to co­mo pro­je­ção, is­to é, um me­ca­nis­mo de de­fe­sa psi­co­ló­gi­co em que de­ter­mi­na­da pes­soa pro­je­ta seus pró­prios pen­sa­men­tos, mo­ti­va­ções, de­se­jos e sen­ti­men­tos in­de­se­já­veis em uma ou mais pes­so­as.

No en­tan­to, quan­do adul­tos, afir­mam que as cri­an­ças são o fu­tu­ro do nos­so Pa­ís, mas se­rá que exis­te a con­sci­ên­cia de que es­sas mes­mas cri­an­ças são edu­ca­das e for­ma­das so­ci­al­men­te por nós? Ou se­rá is­so uma sim­ples pro­je­ção pa­ra evi­tar en­ca­rar a res­pon­sa­bi­li­da­de so­ci­al que te­mos so­bre o que elas se tor­na­rão?

Tal pro­je­ção po­de ser um me­ca­nis­mo de de­fe­sa pa­ra sa­nar os er­ros da so­ci­e­da­de, dos pa­is e/ou edu­ca­do­res, dei­xan­do so­bre as cri­an­ças a res­pon­sa­bi­li­da­de de sal­var uma na­ção. Há, en­tão, pou­ca re­fle­xão so­bre o le­gí­ti­mo de­ver que te­mos de es­tru­tu­rar e de­sen­vol­ver su­as ha­bi­li­da­des, re­gras, li­mi­tes, con­sci­ên­cia so­ci­al, em­pa­tia, ca­rá­ter e com­pe­tên­cia.

É pos­sí­vel que nos­sas cri­an­ças re­al­men­te se­jam o fu­tu­ro do Pa­ís, con­tu­do, ca­be aos adul­tos con­tri­bu­í­rem pa­ra que elas se­jam uma boa ima­gem da for­ma­ção que re­ce­be­ram, por­que elas têm po­ten­ci­al pa­ra se­rem um bom fu­tu­ro, são des­te­mi­das, co­ra­jo­sas, so­nha­do­ras e gos­tam de apren­der. En­tre­tan­to, va­le res­sal­tar que elas são o es­pe­lho de sua fa­mí­lia, as­sim, se­rão o re­fle­xo do que apren­de­ram e, por is­so é pre­ci­so ter cui­da­do, fir­me­za e ca­ri­nho com o seu de­sen­vol­vi­men­to.

 

(Tayna­ra Edith, psi­có­lo­ga clí­ni­ca, A. T. pa­ra cri­an­ças TEA, gra­du­an­da em le­tras. Coau­tor: Eduar­do Ba­tis­ta, psi­có­lo­go clí­ni­co e ju­rí­di­co)

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