Opinião

Educação Ambiental: realidade e desafios

Diário da Manhã

Publicado em 29 de janeiro de 2018 às 22:23 | Atualizado há 7 anos

Nos úl­ti­mos anos a po­pu­la­ção de mo­do ge­ral es­tá se con­sci­en­ti­zan­do da im­por­tân­cia da pre­ser­va­ção do meio am­bi­en­te e ca­da vez mais o ser hu­ma­no, co­mo ci­da­dão, vem as­su­min­do sua res­pon­sa­bi­li­da­de. A pre­ser­va­ção am­bien­tal é uma das ques­tões mais im­por­tan­tes que de­ve­mos tra­tar nes­te sé­cu­lo 21.

As agres­sões à na­tu­re­za não ces­sam, o que pre­ju­di­ca­rá o pa­drão de vi­da das ge­ra­ções fu­tu­ras. En­tre os pi­o­res ata­ques es­tão os des­ma­ta­men­tos e quei­ma­das de flo­res­tas e ma­tas. Os ci­en­tis­tas já pro­va­ram que, so­bre­tu­do nas re­gi­ões tro­pi­cais, co­mo o Bra­sil, a re­ti­ra­da da co­ber­tu­ra ve­ge­tal pro­vo­ca al­te­ra­ções no re­gi­me de chu­vas, tor­nan­do o cli­ma mais se­co e quen­te.

É im­por­tan­te a ar­ti­cu­la­ção de ações edu­ca­ti­vas vol­ta­das pa­ra a pre­ser­va­ção do meio am­bi­en­te e a es­co­la é o es­pa­ço mais in­di­ca­do e pri­vi­le­gi­a­do pa­ra im­ple­men­ta­ção des­sas ati­vi­da­des, uma vez que, ela atra­vés da Edu­ca­ção Am­bien­tal de­ve le­var o alu­no a bus­car va­lo­res que con­du­zam a uma con­vi­vên­cia har­mo­ni­o­sa com o am­bi­en­te, con­sci­en­ti­zan­do-os de for­ma a ten­tar ge­rar no­vos con­cei­tos e va­lo­res so­bre a na­tu­re­za, aler­tan­do so­bre o que se po­de e de­ve ser fei­to pa­ra con­tri­bu­ir na pre­ser­va­ção do meio, ten­tan­do as­sim, es­ta­be­le­cer um equi­lí­brio en­tre ho­mem e na­tu­re­za na bus­ca por um mun­do me­lhor, e des­ta for­ma pos­sa dis­se­mi­nar tal co­nhe­ci­men­to pa­ra a so­ci­e­da­de.

Na Fa­cul­da­de Al­fre­do Nas­ser e no Co­lé­gio de Apli­ca­ção re­a­li­za­mos du­ran­te to­do o ano vá­ri­as ações e pro­je­tos no Jar­dim Bo­tâ­ni­co Amá­lia Her­ma­no Tei­xei­ra, na Vi­la Re­den­ção, de­sen­vol­vi­dos por meio de um Ter­mo de Co­o­pe­ra­ção Téc­ni­ca com a Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, as­si­na­do em ou­tu­bro de 2015. Por meio des­sa par­cei­ra im­plan­ta­mos equi­pa­men­tos vol­ta­dos à vi­si­ta­ção pú­bli­ca, pro­pi­ci­an­do la­zer e prá­ti­cas es­por­ti­vas, áre­as pa­ra pi­que­ni­ques, par­que in­fan­til, bi­bli­o­te­ca es­pe­cia­li­za­da, além de pro­gra­mas de pes­qui­sa de­sen­vol­vi­dos no lo­cal que vi­sam à con­ser­va­ção e pre­ser­va­ção das es­pé­ci­es de flo­ra e fau­na e dos la­gos.

En­ten­de­mos que, nes­se con­tex­to, a es­co­la apre­sen­ta-se co­mo um es­pa­ço so­ci­al que atra­vés do ide­al edu­ca­ti­vo de­ve pro­por­ci­o­nar um cons­tan­te re­pen­sar de va­lo­res e pos­tu­ras. Es­se ce­ná­rio nos le­va a re­pen­sar, a re­di­men­si­o­nar os li­mi­tes e as fron­tei­ras do co­nhe­ci­men­to on­de es­ta in­se­ri­da a Edu­ca­ção Am­bien­tal.

De­ve­mos ou­sar ino­var e ca­mi­nhar, prin­ci­pal­men­te com in­ten­ci­o­na­li­da­de em tu­do aqui­lo que se faz, ten­do em fo­co o que é me­lhor pa­ra o pla­ne­ta e pa­ra nós, o pa­pel da edu­ca­ção es­tá cen­tra­do na cons­tru­ção de um mun­do so­ci­al­men­te jus­to e eco­lo­gi­ca­men­te equi­li­bra­do, o que re­quer res­pon­sa­bi­li­da­de in­di­vi­dual e co­le­ti­va em ní­veis lo­cal, na­ci­o­nal e pla­ne­tá­rio. E é is­so que se es­pe­ra da Edu­ca­ção Am­bien­tal.

A ex­pres­são “Edu­ca­ção Am­bien­tal” sur­giu ape­nas nos anos 70, so­bre­tu­do quan­do sur­ge a pre­o­cu­pa­ção com a pro­ble­má­ti­ca am­bien­tal. A par­tir de en­tão sur­ge vá­rios acon­te­ci­men­tos que so­li­di­fi­ca­ram tais ques­tões, co­mo a Con­fe­rên­cia de Es­to­col­mo em 1972, a Con­fe­rên­cia Rio-92 em 1992, re­a­li­za­da no Rio de Ja­nei­ro, que es­ta­be­le­ceu uma im­por­tan­te me­di­da, Agen­da 21, que foi um pla­no de ação pa­ra o sé­cu­lo XXI vi­san­do a sus­ten­ta­bi­li­da­de da vi­da na ter­ra, den­tre ou­tros.

A edu­ca­ção am­bien­tal no Bra­sil tor­nou-se lei em 27 de Abril de 1999, pe­la Lei Nº 9.795 – Lei da Edu­ca­ção Am­bien­tal. É im­por­tan­te lem­brar que o Bra­sil é o úni­co pa­ís da Amé­ri­ca La­ti­na que pos­sui uma po­lí­ti­ca na­ci­o­nal es­pe­cí­fi­ca pa­ra a Edu­ca­ção Am­bien­tal. En­tre­tan­to, ape­sar de di­fun­di­da e iso­la­da­men­te pra­ti­ca­da, a Edu­ca­ção Am­bien­tal ain­da en­fren­ta de­sa­fi­os. Os prin­ci­pa­is de­les re­fe­ren­tes à qua­li­fi­ca­ção dos pro­fes­so­res que, mui­tas ve­zes, não re­ce­bem trei­na­men­to ade­qua­do pa­ra abor­dar o te­ma em su­as dis­ci­pli­nas, além da pró­pria au­sên­cia de um pro­je­to pe­da­gó­gi­co con­so­li­da­do pa­ra dar con­ta da ta­re­fa.

Per­ce­be-se que os pro­fes­so­res tem o co­nhe­ci­men­to so­bre o te­ma, mas nin­guém par­ti­ci­pou e nem são ofe­re­ci­das ca­pa­ci­ta­ções re­fe­ren­tes ao mes­mo e nem in­clu­em o te­ma Edu­ca­ção Am­bien­tal co­mo te­mas trans­ver­sais em seus pla­nos de au­la. Além de que, fal­ta uma mai­or com­pre­en­são e co­la­bo­ra­ção por par­te da co­mu­ni­da­de es­co­lar em co­lo­car em prá­ti­ca ações que con­tri­buam pa­ra a me­lho­ria do meio am­bi­en­te.

É ne­ces­sá­rio que se­jam pro­por­ci­o­na­das aos edu­ca­do­res con­di­ções pa­ra que pos­sam tra­ba­lhar te­mas e ati­vi­da­des de edu­ca­ção am­bien­tal que pos­sam con­du­zir a prá­ti­cas pe­da­gó­gi­cas, ma­te­ri­ais di­dá­ti­cos, guias cur­ri­cu­la­res e pro­je­tos que in­cen­ti­vem o de­ba­te, a re­fle­xão so­bre as ques­tões am­bien­tais e a cons­tru­ção de uma con­sci­ên­cia crí­ti­ca.

É pre­ci­so que ha­ja in­ter-re­la­ção en­tre as dis­ci­pli­nas do cur­rí­cu­lo es­co­lar e a co­mu­ni­da­de, pa­ra que jun­tos re­a­li­zem uma edu­ca­ção am­bien­tal vol­ta­da pa­ra a mu­dan­ça do com­por­ta­men­to hu­ma­no, ten­do a Es­co­la co­mo um agen­te trans­for­ma­dor da cul­tu­ra e prin­ci­pal­men­te da con­sci­en­ti­za­ção das pes­so­as pa­ra o pro­ble­ma am­bien­tal a par­tir de sua pró­pria re­a­li­da­de.

Ob­ser­va-se que a es­co­la pro­cu­ra trans­mi­tir pa­ra os edu­can­dos de ma­nei­ra iso­la­da e frag­men­ta­da um co­nhe­ci­men­to pron­to so­bre o meio am­bi­en­te e su­as ques­tões, on­de o mo­do co­mo a Edu­ca­ção Am­bien­tal é pra­ti­ca­da nes­sas es­co­las, é ape­nas co­mo pro­je­to es­pe­ci­al, ex­tra­cur­ri­cu­lar, sem con­ti­nui­da­de, des­con­tex­tu­a­li­za­do, frag­men­ta­do e de­sar­ti­cu­la­do, e ape­sar da dis­po­si­ção do MEC so­bre a edu­ca­ção am­bien­tal, não há efe­ti­va­men­te o de­sen­vol­vi­men­to de uma prá­ti­ca edu­ca­ti­va que in­te­gre dis­ci­pli­nas.

Se a prá­ti­ca pe­da­gó­gi­ca for bem de­sen­vol­vi­da, con­se­gui­rá for­mar ci­da­dã­os de bem que pos­sam ser­vir a hu­ma­ni­da­de, nes­te mes­mo vi­és da edu­ca­ção con­sis­ti­rá um ser éti­co que se­rá ca­paz de lu­tar, de ques­ti­o­nar, e sen­si­bi­li­zar as pes­so­as a res­pei­ta­rem os ci­clos vi­tais e pôr li­mi­tes e evi­tar es­sa gran­de de­fa­sa­gem fei­ta pe­los se­res hu­ma­nos.

Mes­mo com to­das as di­fi­cul­da­des, a Edu­ca­ção Am­bien­tal ain­da po­de con­tri­bu­ir for­man­do ci­da­dã­os, crí­ti­cos e al­to-con­sci­en­tes de su­as ati­tu­des e re­a­li­da­des, bas­tan­do pa­ra is­so to­dos agi­rem com mai­or com­pro­mis­so e res­pon­sa­bi­li­da­de.

É atra­vés da edu­ca­ção am­bien­tal que se tor­na pos­sí­vel con­sci­en­ti­zar e mo­bi­li­zar a so­ci­e­da­de so­bre a ne­ces­si­da­de de se im­ple­men­tar um es­ti­lo de vi­da sus­ten­tá­vel que per­mi­ta a exis­tên­cia hu­ma­na na ter­ra em sua ple­ni­tu­de no fu­tu­ro. So­men­te a edu­ca­ção am­bien­tal po­de vi­a­bi­li­zar que um nú­me­ro am­plo e he­te­ro­gê­neo de in­di­ví­duos se en­vol­va mais efe­ti­va­men­te com a ques­tão am­bien­tal.

As mu­dan­ças eco­ló­gi­cas so­men­te acon­te­ce­rão e se­rão con­ce­bí­veis quan­do hou­ver mo­di­fi­ca­ções nas mais di­ver­sas áre­as da so­ci­e­da­de. Des­sa for­ma, é im­por­tan­te que exis­tam me­di­das po­lí­ti­cas, ju­rí­di­cas, téc­ni­co-ci­en­tí­fi­cas, ins­ti­tu­ci­o­nais, eco­nô­mi­cas e, prin­ci­pal­men­te, ati­vi­da­des edu­ca­ti­vas vol­ta­das à pro­te­ção, re­cu­pe­ra­ção e me­lho­ria so­ci­o­am­bien­tal.

A trans­for­ma­ção ne­ces­sá­ria pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel tem a sua ba­se na edu­ca­ção. To­dos pre­ci­sam en­ten­der so­bre o que é sus­ten­ta­bi­li­da­de e a sua im­por­tân­cia pa­ra que a in­te­ra­ção do ho­mem com o meio am­bi­en­te se­ja uma re­la­ção de co­e­xis­tên­cia e não de ex­plo­ra­ção. Sen­do as­sim, a edu­ca­ção as­su­me po­si­ção de des­ta­que pa­ra cons­tru­ir os fun­da­men­tos de uma so­ci­e­da­de ver­da­dei­ra­men­te sus­ten­tá­vel. Evi­den­te­men­te, a edu­ca­ção so­zi­nha não é su­fi­ci­en­te pa­ra mu­dar os ru­mos do pla­ne­ta, mas cer­ta­men­te é con­di­ção ne­ces­sá­ria pa­ra is­so.

 

(Al­ci­des Ri­bei­ro Fi­lho, pro­fes­sor e em­pre­sá­rio)

 

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