Cotidiano

O poder da goiaba

Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2018 às 23:48 | Atualizado há 7 anos

Pesquisas recentes mostram que a goiaba é rica em vita­mina C, licopeno, caroteno e proteínas, firmando-se como ex­celente alimento para diabéticos, prevenção ao câncer, fortalecimen­to da saúde cardiovascular, saúde dos olhos, desenvolvimento fetal, além de apresentar propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, prevenir a constipação intestinal e ajudar relaxar e emagrecer.

Para que todos esses nutrientes da goiaba cheguem praticamente intactos aos consumidores, o Grupo Predilecta, maior produtor de goia­bas vermelhas do mundo, desen­volveu, em conjunto com o Instituto de Química da Unesp de Araraqua­ra, uma polpa asséptica de goiaba, capaz de manter nutrientes intactos.

“A polpa é microprocessada, para se eliminar as células de pe­dras que incomodam no suco fi­nal, sem utilizar calor excessivo dos processos tradicionais que al­teraria o teor de licopeno e o sabor. Ela tem um grande diferencial, pois substitui a polpa congelada, mantendo-se todas as caracterís­ticas nutricionais e prolongando a validade por dois anos poden­do ser estocada a temperatura am­biente. Com isso, é possível apro­veitar ao máximo as propriedades da fruta, que pode ser considerada um superalimento, pela série de nutrientes que apresenta”, infor­ma Antonio Tadiotti, ex-docente universitário e pesquisador.

A goiaba é rica em vitamina C e chega a apresentar de quatro a cinco vezes mais vitamina C do que a laranja, por exemplo, o que é bom para reforçar o sistema imu­nológico do nosso organismo, ga­rantindo a proteção contra infec­ções, gripes e resfriados.

Além disso, possui baixo índi­ce glicêmico e é rica em fibras, e, por isso, é considerada também uma excelente opção de alimen­to para os diabéticos, pois esses fatores ajudam a evitar picos de glicose e insulina sanguíneas, que devem ser bem controlados em pacientes com diabetes.

Licopeno, quercetina e polife­nóis, outras substâncias presen­tes na goiaba são potentes antioxi­dantes que fazem com que a fruta seja uma grande aliada na preven­ção de diversos tipos de câncer, entre eles o de próstata, mama, pele, cólon e pulmonar.

Ao mesmo tempo, as vitaminas A e C, licopeno, caroteno e outros antioxidantes, protegem contra os danos de radicais livres que levam ao envelhecimento precoce, for­mação de rugas linhas e marcas de expressão, e auxiliam na renovação celular. Comer goiaba periodica­mente pode auxiliar no processo de combate a esses efeitos do tem­po e do ambiente e te deixar com a pele mais jovem e saudável.

A goiaba também é rica em po­tássio (mais do que as bananas), um importante nutriente para a saúde do coração e vasos sanguí­neos. O consumo da fruta ajuda na melhora o balanço entre sódio e potássio no organismo, ajuda a re­duzir a pressão arterial em pacien­tes hipertensos, a reduzir triglicé­rides e colesterol ruim (LDL), a aumentar o colesterol bom (HDL) e com isso prevenir uma série de doenças cardiovasculares em que esses podem ser fatores de risco.

CENOURA

Apesar de não ser uma fonte tão boa quanto as cenouras, a goiaba é muito rica em vitamina A, em 100g encontramos cerca de 20% das re­comendações diárias. A vitamina A é extremamente importante para a saúde visual, ela previne a degene­ração macular, o desenvolvimento de cataratas e de cegueira noturna.

Para mulheres grávidas, o ácido fólico é essencial para a formação do sistema nervoso do feto. A goia­ba é também fonte de folato, por isso pode ser consumida duran­te a gravidez para ajudar as mães a atingirem os níveis adequados desse nutriente e garantir o de­senvolvimento dos bebês.

A goiaba é extremamente rica em fibras alimentares. Uma uni­dade pode fornecer cerca de 12% das suas necessidades diárias de fibras. As fibras garantem um bom trânsito intestinal pois retém água no interior do intestino, aumen­tam o bolo fecal e estimulam a eli­minação mais rápida das fezes. Isso é excelente para quem sofre com constipação.

A goiaba também contém mag­nésio. Esse mineral atua no orga­nismo ajudando a melhorar es­tados de estresse. Sua deficiência nutricional também ajuda a piorar o estresse. Assim consumir goiaba regularmente pode ajudar no con­trole da tensão, do humor e relaxar músculos e nervos por ajudar a su­prir as quantidades de magnésio que o organismo precisa para se manter em bom funcionamento.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias