Volkswagen Virtus é lançado em três versões e com preço inicial de R$ 59.990
Norton Luiz
Publicado em 23 de janeiro de 2018 às 10:59 | Atualizado há 1 semanaNorton Luiz
Editor de Veículos
Lançamento bastante aguardado, o Volkswagen Virtus já está no mercado. O sedã que acaba de ser apresentado pela Volkswagen chega em três versões de acabamento e com preço inicial de R$ 59.900 para a versão de entrada, a 1.6 MSI. Assim como o Novo Polo, lançado mundialmente no ano passado, o Virtus também é um produto global da marca e faz parte do projeto de mudança idealizado pela marca alemã para voltar a ocupar posição de destaque em vendas de veículos em todo o mundo. A versão Comfortline custa R$ 73.490 e a Highline R$ 79.990.
Projetado sobre a nova plataforma MQB, que deu origem ao Polo e que vai servir para outros 18 lançamentos de veículos compactos previstos pela marca até 2020, o Virtus surpreende pelo design e pelo conjunto de tecnologia que traz embarcado. O novo sedã tem 4,48 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,46 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, medidas que o colocam, em termos de tamanho, acima do Voyage e abaixo do Jetta.
O Virtus é generoso no espaço interno e quem viaja no banco traseiro, por exemplo, fica em posição confortável. A fabricante aproveitou de forma inteligente todo o espaço interior e criou condições favoráveis aos passageiros que vão no banco de trás. Este é um dos destaques do novo carro da Volkswagen, que se destaca também por conta do amanho do porta-malas, com 521 litros de carga, maior do que o do Voyage e o do Jetta. Assim como no Polo, as rodas de liga leve do Virtus têm 15, 16 e 17 polegadas.
O sedã Virtus chega ao mercado com a responsabilidade de encarar de frente o novo sedã da Fiat, o Cronos, que será lançado nos próximos dias 7 e 8 em Córdoba, na Argentina, onde será produzido e trazido para o Brasil. O novo veículo da Volkswagen não foge do estilo do Polo na parte frontal, o que lhe confere a modernidade do irmão hatch e na parte traseira recebeu influências do Audi A3, principalmente no desenho das laternas. O sedã da Volkswagen não traz consigo apenas beleza, mas também uma personalidade forte.
Estiloso e moderno, o Virtus é oferecido em três versões de acabamento: MSI, Comfortline e Highline. A primeira recebeu a motorização 1.6 16V, de 117 cv de potência, abastecido com etanol, e câmbio manual. As demais trazem motor 200 TSI, de 128 cv de potência, também abastecido com o mesmo combustível, e transmissão automática de seis velocidades. Os dois motores são os mesmos que equipam o novo Polo e que têm se mostrado bastante eficientes, em especial o TSI (1.0 turbo batizado de 200 TSI) com seu toque esportivo e arrojado.
Internamente, o Virtus trouxe do irmão Polo 2018 toda a modernidade, com toque de sobriedade, do design e do pacote tecnológico. Chama a atenção o painel digital Active Info Display, com tela de 10,25 polegadas e três modos básicos de visualização, inclusive com mapa de navegação mostrado em tela inteira.
Tecnologia é a palavra de ordem no nvo Virtus. A central multimídia Discover Media com tela de 8 polegadas sai na frente em toda a gama. Vem com Android Auto (com Waze), CarPlay, MirrorLink, sensor de aproximação, câmera de ré, navegador GPS nativo. Outra boa notícia é a plataforma Watson da IBM, introduzida no Virtus.
Desta forma, o sedã torna-se o primeiro do mundo com essa plataforma. Ela permite a criação do manual cognitivo, podendo, por exemplo, sanar dúvidas do motorista, com respostas através de imagens captadas pelo aplicativo de smartphone.
O volante multifuncional é em preto brilhante e os bancos trazem revestimento em tecido personalizado, sendo que banco traseiro é bipartido, cintos e apoios de cabeça completos e difusores de ar nas versões com motor TSI. Todo o conjunto causa boa impressão e oferece conforto. Ainda nas versões mais caras TSI, a partida é feita por botão instalado junto ao câmbio. Estas oferecem ar-condicionado automático, apoio de braço ajustável, luzes de leitura e suporte para celular.
A versão de entrada MSI vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, airbags laterais, airbag duplo, freios ABS com EDB e controle de tração (M-ABS). E ainda: banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com três apoios de cabeça e cintos de 3 pontos, Isofix, bancos em tecido, banco traseiro rebatível, computador de bordo, indicador de mudança de marcha, vidros dianteiros e traseiros elétricos, travamento central elétrico, incluindo o porta-malas, pneus 195/65 R15, rodas de aço aro 15 com calotas, suporte de celular com USB para recarga, rádio Media Plus com USB/SD/auxiliar/Bluetooth, chave canivete, espelhos iluminados nos para-sóis, alertas de faróis e cinto e sistema de som com quatro alto-falantes.
Como opcionais, a versão oferece os pacotes Connect Pack e Safety Pack. O Primeiro conta com rádio Composition Touch com AppConnect (Android Auto/CarPlay/MirrorLink), volante multifuncional, display TFT no cluster, rodas de liga leve aro 15 polegadas, sensor de estacionamento, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico do diferencial. Inclui no Safety Pck o display TFT no cluster, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico do diferencial.
Por sua vez, Comfortline traz todos os itens de série e opcionais do MSI e mais vidros dianteiros one touch, grade e preto brilhante, faróis de neblina com função curva, descansa-braço central ajustável, USB no banco traseiro, difusores de ar traseiros, freios a disco nas quatro rodas, luzes de alerta em frenagem, I-System com Eco Comfort, dois tweeters, banco traseiro bipartido, retrovisores elétricos com tilt down, lanternas traseiras escurecidas e alarme.
Como opcionais,a versão Comfortline oferece os pacotes Tech I e II. O primeiro é composto por controle de cruzeiro, retrovisor eletrocrômico, entrada no feículo e partida sem chave, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, farol alto automático, sensor crepuscular, sensor de chuva, faróis com temporizador, volante com paddle shifts e rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 205/55 R16.
O pacote Tech II traz entrada e partida sem chave, controle de cruzeiro, retrovisor eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, farol alto automático, sensor crepuscular, câmera de ré, ar-condicionado automático, frenagem de emergência após primeira colisão, sensor de chuva, porta-luvas refrigerado, faróis com temporizador, volante com paddle shifts, indicador de pressão dos pneus, rede no porta-malas, sensor de fadiga, rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 205/55 R16 e prancha para separação de bagagem.
O Virtus na versão topo, a Highline, conta com todos os itens de série do Comfortline e mais rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 205/55 R16, volante com paddle shifts, controle de cruzeiro, porta-luvas refrigerado, luzes de cortesia dianteiras e traseiras, LEDs diurnos, entrada e partida sem chave, ar-condicionado automático e porta-óculos.
Como opcionais oferece Bancos, portas e laterais em couro Native, Rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 205/50 R17 e Banco do passageiro rebatível, além do pacote Tech High, composto por indicador de pressão dos pneus, prancha para separação de bagagem (s.a.v.e.), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de fadiga, frenagem de emergência após primeira colisão, sensor crepuscular, sensor de chuva, multimídia Discover Media com GPS/AppConnect/comandos de voz, câmera de ré, Active Info Display, antena estilo barbatana, retrovisor eletrocrômico e farol alto automático.
O motor EA211 1.6 16V MSI rende os mesmos números do VW Polo 2018. São 110 cv com gasolina e 117 cv no etanol, ambos a 5.750 rpm, com torques de 15,8 kgfm e 16,5 kgfm, respectivamente, alcançados a 4.000 rpm. O sedã compacto, com câmbio manual, vai de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e tem máxima de 195 km/h, com etanol.
Nas versões Comfortline e Highline, o motor é o 200 TSI, ou seja, o 1.0 TSI com três cilindros, turbo e injeção direta. Esse propulsor entrega 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, obtidos a 5.500 rpm, e torque de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm, tanto na gasolina quanto no etanol. O câmbio é sempre automático Tiptronic de seis marchas, que permite ao modelo ir de O motor tubo leva o compacto de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e alcança a velocidade máxima de 194 km/h. As trocas de marchas podem ser feitas manualmente na alavanca ou no volante. Para uma condução mais arrojada há a opção do modo esporte.
Números do Inmetro apontam consumo de 11,9 km/litro na cidade e 13,8 km/litro na estrada com gasolina, enquanto o etanol permite 8,2 km/litro e 9,5 km/litro, respectivamente, na versão 1.6 MSI 16V. Por sua vez, o motor 1.0 TSI faz 11,2 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada, com gasolina. No álcool, o consumo é de 7,8 km/litro na cidade e de 10,2 km/litro na rodovia..
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