Opinião

O maçom, uma criatura polivalente

Diário da Manhã

Publicado em 16 de janeiro de 2018 às 22:51 | Atualizado há 7 anos

“Vós sois a luz do mun­do… As­sim bri­lhe tam­bém a vos­sa luz di­an­te dos ho­mens, pa­ra que ve­jam as vos­sas bo­as obras…”

Mt, 5,14 e 16.

 

Ana­li­sa­do sob os as­pec­tos ope­ra­ti­vo e es­pe­cu­la­ti­vo o ma­çom de acor­do com a ex­pres­são sa­gra­da, é um ser li­vre e de bons cos­tu­mes, ten­do co­mo ob­je­ti­vo prin­ci­pal o aper­fei­ço­a­men­to mo­ral e in­te­lec­tu­al. E no afã de bus­car per­fei­ção, ele es­for­ça-se no sen­ti­do de ad­qui­rir o co­nhe­ci­men­to de si mes­mo, li­ber­tan­do-se das pai­xões ig­nó­beis, da in­to­le­rân­cia, da sen­su­a­li­da­de e de ou­tros ma­les que o do­mi­nam. E nes­se des­bas­te de pe­dra bru­ta, co­mo bem afir­mou Fin­del, ele po­de­rá co­me­çar a di­fun­dir a ver­da­de, ins­pi­rar a no­bre­za e a vir­tu­de e a pro­cu­rar o bem do pró­xi­mo, se­gun­do a von­ta­de do Gran­de Ar­qui­te­to do Uni­ver­so.

Es­ta­mos num pe­rí­o­do do ano no qual es­ta cri­a­tu­ra, tam­bém de­no­mi­na­da de “pe­drei­ro li­vre”, pas­sa a re­ce­ber jus­tas ho­me­na­gens pe­las va­li­o­sas obras re­a­li­za­das. A pri­mei­ra hon­ra­ria o ma­çom re­ce­be dia 10 de agos­to, pe­la di­vi­nal mis­são da pa­ter­ni­da­de, de­sem­pe­nhan­do com­pro­mis­sos al­ta­men­te hu­ma­nos no seio da fa­mí­lia, sen­do bons ma­ri­dos e cri­an­do os fi­lhos nos prin­cí­pios da mo­ral e dos bons cos­tu­mes. Em se­gui­da, nes­te mes­mo mês, dia 20 lhe foi con­sa­gra­do, es­pe­ci­al­men­te, cu­ja efe­mé­ri­de mar­ca e re­lem­bra – as co­ra­jo­sas de­ci­sões to­ma­das nu­ma me­mo­rá­vel ses­são das três lo­jas me­tro­po­li­ta­nas há 186 anos, quan­do ir­mão Jo­a­quim Gon­çal­ves Le­do em enér­gi­co e fun­da­do dis­cur­so, de­mons­tran­do com só­li­das ra­zões ser ime­di­a­ta­men­te pro­cla­ma­da. E es­ta da­ta cons­ta no ca­len­dá­rio his­tó­ri­co co­mo o dia do Ma­çom.

A ter­cei­ra hon­ra­ria ao ma­çom acon­te­ce dia 7 de se­tem­bro, enal­te­cen­do a con­su­ma­ção das idei­as e mo­vi­men­tos le­va­dos a efei­to pe­la Ma­ço­na­ria bra­si­lei­ra que cul­mi­na­ram com a vi­bran­te to­ma­da de po­si­ção do ir­mão D. Pe­dro, nas mar­gens do ri­a­cho Ipi­ran­ga. Com o ines­que­cí­vel gri­to de “In­de­pen­dên­cia ou Mor­te”, tor­na­va-se pú­bli­co o que ha­via si­do re­sol­vi­do por ide­a­lis­tas ma­çons an­te­rior­men­te. Uma se­ma­na após o mag­no ges­to, o ir­mão D. Pe­dro to­mou pos­se no car­go de Grão Mes­tre do GOB, sen­do co­ro­a­do e con­sa­gra­do a 24 de no­vem­bro de 1822.

Há que se res­sal­tar a quar­ta ho­me­na­gem jus­ti­fi­ca­da pe­la li­ber­ta­ção dos es­cra­vos, ar­ran­ca­da he­roi­ca em prol da li­ber­da­de pa­ra uma ra­ça so­fre­do­ra. Ir­mãos da es­tir­pe de Rui Bar­bo­sa, Sal­da­nha Ma­ri­nho e tan­tos ou­tros, er­gue­ram bem al­to a ban­dei­ra da abo­li­ção e fi­ze­ram jus­ti­ça.

Fi­nal­men­te, ou­tro gran­de fei­to de Or­dem Ma­çô­ni­ca foi a pro­cla­ma­ção da Re­pú­bli­ca – 15 de no­vem­bro de 1889 – , quan­do o ir­mão ma­re­chal Ma­nu­el De­o­do­ro da Fon­se­ca, aten­deu o pe­di­do de inú­me­ros ma­çons re­pu­bli­ca­nos, que ins­pi­ra­dos na dou­tri­na da Re­vo­lu­ção Fran­ce­sa ar­qui­te­ta­ram o fim da mo­nar­quia em nos­so pa­ís im­por­tan­te ser men­ci­o­na­do que to­dos os mem­bros do pri­mei­ro go­ver­no da Re­pú­bli­ca, eram ma­çons.

As­sim, além des­tes res­pei­tá­veis fa­tos his­tó­ri­cos que mos­tram cla­ra­men­te o ide­a­lis­mo, des­te­mor, res­pon­sa­bi­li­da­de e tan­tas ou­tras gran­des vir­tu­des do ma­çom, exis­tem uma in­fi­ni­da­de de obras es­pa­lha­das e re­gis­tra­das pe­lo mun­do in­tei­ro, pro­van­do de ma­nei­ra ca­bal a gran­di­o­si­da­de e su­bli­mi­da­de da ação do “pe­drei­ro li­vre” e “cons­tru­tor” do bem es­tar da hu­ma­ni­da­de .

 

(Aní­bal Sil­va, jor­na­lis­ta e mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras)

 

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