Literatura goiana recebe homenagem no Rio Grande do Norte
Diário da Manhã
Publicado em 12 de janeiro de 2018 às 23:22 | Atualizado há 7 anosTema: o ouro das letras em narrativas, poemas e memórias
O Educandário Raízes do Saber, localizado no município de Luís Gomes, no Rio Grande do Norte, organizou, no dia 5 último, a VII Feira de Ciências e Cultura. Neste ano um dos temas centrais foi a obra O Ouro de Goiás [Instituto José Mendonça Teles/Editora Kelps, Goiânia, 2012], do escritor potiguar Franklin Jorge. O enfoque oferecido pela escola foi o diálogo entre o escritor e as personalidades do universo literário de Goiás, principalmente a poetisa Cora Coralina. Houve exposição de um acervo histórico sobre o ciclo do ouro no Estado e como este momento histórico se fez representar na voz dos escritores goianos presentes na escritura de Franklin Jorge.
A importância do trabalho com a cultura goiana na escola é a ponte realizada pelo escritor Franklin Jorge entre a cultura dos dois estados, cujos primeiros passos se deram no início dos anos 80. Um fato recente descoberto foi que Cora Coralina é descendente de nordestinos por parte do pai e tinha em suas fotos o padre Cícero e Lampião, o que a aproxima de poetas e cordelistas do nosso nordeste. O ouro de Goiás, livro tão significativo nos estudos da memória e das relações entre a literatura, a história e a sociedade, faz essa conexão entre os dois estados brasileiros.
A interação entre a literatura, a história, a memória e a sociedade foi o eixo da feira literária desde a sua primeira edição. Com o tema “O Ouro das Letras em narrativas, poemas e memórias” trouxe ainda a contribuição da atriz luisgomense Socorro de Figueiredo para a cultura, a história e a educação; a obra da poetisa Cora Coralina pelo viés da memória histórica e coletiva tecida em sua poética; os 10 anos de criação do Parque Cultural O Rei do Baião em São João do Rio do Peixe na Paraíba, museu e fazenda temática sobre a obra de Luiz Gonzaga fundada pelo jornalista, advogado e escritor Francisco Alves Cardoso com o qual a escola desenvolve projetos culturais, e o legado dos escritores goianos e do potiguar Franklin Jorge para o estudo da cultura, da literatura e da história.
Paralelamente, também aconteceu exposição de projetos científicos e de experiências realizadas pelos alunos.
O evento atraiu, além de alunos, pais e comunidade.
(Joseaní Martins da Costa, diretora administrativa e pedagógica do Educandário Raízes do Saber – Luís Gomes – RN)
]]>