Opinião

Literatura goiana recebe homenagem no Rio Grande do Norte

Diário da Manhã

Publicado em 12 de janeiro de 2018 às 23:22 | Atualizado há 7 anos

Te­ma: o ou­ro das le­tras em nar­ra­ti­vas, po­e­mas e me­mó­ri­as

O Edu­can­dá­rio Raí­zes do Sa­ber, lo­ca­li­za­do no mu­ni­cí­pio de Lu­ís Go­mes, no Rio Gran­de do Nor­te, or­ga­ni­zou, no dia 5 úl­ti­mo, a VII Fei­ra de Ci­ên­cias e Cul­tu­ra. Nes­te ano um dos te­mas cen­tra­is foi a obra O Ou­ro de Go­i­ás [Ins­ti­tu­to Jo­sé Men­don­ça Te­les/Edi­to­ra Kelps, Go­i­â­nia, 2012], do es­cri­tor po­ti­guar Franklin Jor­ge.  O en­fo­que ofe­re­ci­do pe­la es­co­la foi o di­á­lo­go en­tre o es­cri­tor e as per­so­na­li­da­des do uni­ver­so li­te­rá­rio de Go­i­ás, prin­ci­pal­men­te a po­e­ti­sa Co­ra Co­ra­li­na. Hou­ve ex­po­si­ção de um acer­vo his­tó­ri­co so­bre o ci­clo do ou­ro no Es­ta­do e co­mo es­te mo­men­to his­tó­ri­co se fez re­pre­sen­tar na voz dos es­cri­to­res go­i­a­nos pre­sen­tes na es­cri­tu­ra de Franklin Jor­ge.

A im­por­tân­cia do tra­ba­lho com a cul­tu­ra go­i­a­na na es­co­la é a pon­te re­a­li­za­da pe­lo es­cri­tor Franklin Jor­ge en­tre a cul­tu­ra dos dois es­ta­dos, cu­jos pri­mei­ros pas­sos se de­ram no iní­cio dos anos 80. Um fa­to re­cen­te des­co­ber­to foi que Co­ra Co­ra­li­na é des­cen­den­te de nor­des­ti­nos por par­te do pai e ti­nha em su­as fo­tos o pa­dre Cí­ce­ro e Lam­pi­ão, o que a apro­xi­ma de po­e­tas e cor­de­lis­tas do nos­so nor­des­te. O ou­ro de Go­i­ás, li­vro tão sig­ni­fi­ca­ti­vo nos es­tu­dos da me­mó­ria e das re­la­ções en­tre a li­te­ra­tu­ra, a his­tó­ria e a so­ci­e­da­de, faz es­sa co­ne­xão en­tre os dois es­ta­dos bra­si­lei­ros.

A in­te­ra­ção en­tre a li­te­ra­tu­ra, a his­tó­ria, a me­mó­ria e a so­ci­e­da­de foi o ei­xo da fei­ra li­te­rá­ria des­de a sua pri­mei­ra edi­ção. Com o te­ma “O Ou­ro das Le­tras em nar­ra­ti­vas, po­e­mas e me­mó­ri­as” trou­xe ain­da a con­tri­bui­ção da atriz lu­is­go­men­se So­cor­ro de Fi­guei­re­do pa­ra a cul­tu­ra, a his­tó­ria e a edu­ca­ção; a obra da po­e­ti­sa Co­ra Co­ra­li­na pe­lo vi­és da me­mó­ria his­tó­ri­ca e co­le­ti­va te­ci­da em sua po­é­ti­ca; os 10 anos de cri­a­ção do Par­que Cul­tu­ral O Rei do Ba­i­ão em São Jo­ão do Rio do Pei­xe na Pa­raí­ba, mu­seu e fa­zen­da te­má­ti­ca so­bre a obra de Lu­iz Gon­za­ga fun­da­da pe­lo jor­na­lis­ta, ad­vo­ga­do e es­cri­tor Fran­cis­co Al­ves Car­do­so com o qual a es­co­la de­sen­vol­ve pro­je­tos cul­tu­ra­is, e o le­ga­do dos es­cri­to­res go­i­a­nos e do po­ti­guar Franklin Jor­ge pa­ra o es­tu­do da cul­tu­ra, da li­te­ra­tu­ra e da his­tó­ria.

Pa­ra­le­la­men­te, tam­bém acon­te­ceu ex­po­si­ção de pro­je­tos ci­en­tí­fi­cos e de ex­pe­ri­ên­cias re­a­li­za­das pe­los alu­nos.

O even­to atra­iu, além de alu­nos, pa­is e co­mu­ni­da­de.

 

(Jo­se­a­ní Mar­tins da Cos­ta, di­re­to­ra ad­mi­nis­tra­ti­va e pe­da­gó­gi­ca do Edu­can­dá­rio Raí­zes do Sa­ber – Lu­ís Go­mes – RN)

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias