Invenções portuguesas
Diário da Manhã
Publicado em 5 de janeiro de 2018 às 22:45 | Atualizado há 1 semanaSituado na região central da cidade de Lisboa, capital de Portugal, o Elevador de Santa Justa (também chamado de Elevador do Carmo) é um excêntrico sistema de transporte inaugurado em 1902, e também um dos monumentos mais visitados da Baixa de Lisboa. Oferece uma visão panorâmica da cidade bastante apreciada pelos turistas. É responsável por por criar uma via de acesso entre o Largo do Carmo e as ruas do Ouro e do Carmo. A estrutura do edifício, composta por ferro fundido, é adornada com atraentes arcos neo-góticos e padrões geométricos, enquanto seu interior inclui duas carruagens de madeira que transportam os passageiros até as ruínas do Convento e da Igreja do Carmo, através da saída que se encontra no nível superior.
O monumento foi tema de um artigo do site The Vintage News, que tem como foco analisar estruturas extravagantes criadas no passado. O texto analisa não só a personalidade diferenciada do elevador, mas a vista que ele proporciona da cidade de Lisboa, conhecida também como ‘cidade das sete colinas’. “Na última década, Lisboa se tornou uma das cidades mais populares da Europa. Demora apenas uma visita à essa joia europeia para entender o porquê: clima agradável, comida e vinho deliciosos, noites divertidas e musicais, e uma infinidade de vistas”, conta o autor. “Além disso, a cidade, conhecida como Cidade das Sete Colinas, oferece visões panorâmicas espetaculares sobre suas estruturas arquitetônicas pitorescas”.
O relevo acidentado de Lisboa, de acordo com o The Vintage News, tem um papel importantíssimo no desenvolvimento da arquitetura e da urbanização de Portugal, oferecendo aos profissionais da área verdadeiros desafios que possibilitaram a criação de estruturas como a do Elevador de Santa Justa. “As sete colinas de Lisboa tiveram uma influência crucial na urbanização e nos sistemas de mobilidade interna da cidade”, explica o autor. Além disso, as colinas originaram uma cultura forte de construção de mirantes, ou seja, pontos de observação da paisagem, em Lisboa. “Os mirantes, ou miradouros (em português de Portugal), podem ser encontrados em lugares perdidos ao redor de Lisboa. Este, por outro lado, é muito frequentado por turistas”.
ELEVADORES
O monumento em questão não é o único do tipo a habitar Lisboa. Algumas outras construções do tipo, verdadeiras gambiarras finas, superproduzidas e enfeitadas, também encontram evidência como patrimônio histórico em outros pontos da cidade. “Em Lisboa existem quatro elevadores históricos que são considerados patrimônio nacional – o Elevador da Glória (1885), o Elevador de Bica (1892) e o Elevador de Lavra (1884), apesar do Santa Justa, uma construção de 45 metros em estilo neo-gótico, é o mais atraente deles”, sugere o site The Vintage News. “Este elevador foi construído ainda no século XIX, e inaugurado em 1902, quando o ferro forjado (mesmo material utilizado na Torre Eiffel) era considerado uma forma de arte, além de ser um material de construção”.
Além da ostentação artística oferecida à cidade em plena virada do século XIX para o século XX, o elevador também simboliza a chegada da tecnologia, e a substituição do sistema antigo de transporte, que funcionava através de animais. “O trabalho de construção começou dois anos antes da abertura, a fim de substituir o elevador ferroviário inicial, com propulsão animal, por um elevador vertical. Em 1901, o Rei Carlos inaugurou o Santa Justa, que passou a operar com todas as funções já no ano seguinte”. O novo sistema foi totalmente bancado pela Casa Real, e sua inauguração foi um dia de festa para a população. “O primeiro dia teve mais de 3 mil ingressos vendidos. No final do primeiro ano, mais de meio milhão de passageiros passaram pelo elevador”.
Todo o projeto foi elaborado por um arquiteto português de origem francesa. “O Elevador de Santa Justa foi desenhado pelo arquiteto Raoul Mesnier de Ponsard, ex-aprendiz e engenheiro civil do arquiteto Gustav Eiffel, hoje famoso por ter desenvolvido o design da Torre Eiffel de Paris [inaugurada em 1889]”. Do intercâmbio e da troca de conhecimento entre os dois profissionais surgiu o elevador “Quando Ponsard terminou seus estudos, retornou ao seu país de origem e decidiu colocar seu conhecimento em prática”. Isso explica o fato de o monumento português ter sido apelidado de “Torre Eiffel de Portugal”, de acordo com o The Vintage News. O elevador funciona das 7h às 23h, e consegue transportar até 25 pessoas de cada vez.
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