Entretenimento

Cuidados com o verão: sete dicas para melhorar os hábitos alimentares

Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2018 às 23:47 | Atualizado há 7 anos

O ano acabou de começar e se você traçou uma meta para melhorar seus há­bitos alimentares, mas não sabe como, separamos dicas que po­dem ajudar a dar “aquele em­purrãozinho” com uma mudan­ça de estilo de vida, melhorando a alimentação e incluindo ativi­dade física na rotina, sem colo­car a saúde em risco.

De acordo com Vanderli Mar­chiori consultora em nutrição da Associação Brasileira da In­dústria do Trigo (Abitrigo) ain­da existem pessoas que buscam dietas restritivas, sem acom­panhamento médico, como al­ternativa de obter o corpo per­feito com efeitos imediatos. “Devemos consumir certa quan­tidade de cada nutriente por dia e isso deve ser respeitado para que o nosso organismo funcione de maneira equilibrada. O carboi­drato, por exemplo, deve repre­sentar de 45% a 55% das calorias ingeridas, ou seja, cerca de oito porções”, explica a especialista.

Outro ponto importante de quem quer começar o ano com o “pé direito” é incluir atividade fí­sica no dia a dia e adotar uma ali­mentação sustentável em longo prazo, saborosa e saudável. Des­sa forma é mais fácil seguir o car­dápio por mais tempo, passando de uma dieta para uma reeduca­ção alimentar evitando o efeito rebote ou sanfona, quando todo resultado conquistado se perde.

Abaixo, Vanderli Marchiori lista cinco dicas para aprovei­tar o verão com um corpo bo­nito e saudável:

  1. ANO NOVO!

Vontade. O primeiro passo para perder peso é ter vontade de iniciar o processo de emagrecimento. Es­colher os alimentos, saber onde comprá-los e organizar a casa para ter um consumo adequado. Se você não tem tempo durante a se­mana, uma alternativa é preparar as porções no final de semana e já deixar no congelador.

  1. DÊ ATENÇÃO PARA O CAFÉ DA MANHÃ

Começar o dia com uma re­feição equilibrada garante mais energia, saciedade e disposição ao longo do dia. Aposte em um pão de forma integral ou torradas, que fornecem carboidratos e energia. Para acompanhar, queijo ou ovo mexido, que fornecem proteínas e, como complemento, fruta da estação ou suco de fruta natural, misturados com semente de li­nhaça ou chia, que acrescentam fibras, vitaminas e minerais.

  1. RESPEITE A SUA INDIVIDUALIDADE

Cada indivíduo é único em sua necessidade. Por isso, as res­postas e soluções são também únicas. Respeite sua fome, mas sempre com moderação e de ma­neira equilibrada. A dica é seguir um cardápio passado por um profissional em que haja porções de alimentos que saciem a fome e sejam nutritivos.

  1. CAPRICHE NAS SALADAS

Frescas e refrescantes, as sa­ladas são boas opções para os dias mais quentes, especialmen­te para o jantar. Combinando alguns ingredientes, é possível elaborar uma refeição comple­ta, leve e balanceada! Acrescente frango desfiado, ovos de codor­na, atum ou grão de bico, que são os alimentos fontes de proteína. E, para acompanhar, croutons caseiros! É só cortar o pão de for­ma em quadradinhos, regar com um fio de azeite de oliva e oréga­no e torrar no forno.

  1. PREPARE SORVETES CASEIROS E REFRESCANTES

O calor pode trazer a vontade de sorvete, mas que tal um sor­vete menos calórico? Frutas são boas opções para esse momento. A sugestão é picar uma banana e levá-la ao congelador. Depois de congelada, bater em um mixer com cacau em pó e um pouco de mel e quebre alguns biscoitos in­tegrais de cacau.

  1. CUIDADO COM O ÁLCOOL

O verão é estação alegre, quan­do as pessoas exageram nos drinks que podem ser calóricos, além de deixar o corpo desidratado.

  1. ÁGUA

Beba muita água. Manter-nos hidratado traz o bom funciona­mento e limpeza do organismo.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias