Opinião

“Eu queria ser civilizado como os animais”

Diário da Manhã

Publicado em 4 de janeiro de 2018 às 22:37 | Atualizado há 7 anos

Em mi­nhas elu­cu­bra­ções so­bre a vi­da, às ve­zes, fi­co ima­gi­nan­do o que ocor­re­ria com o ser hu­ma­no se to­das as leis exis­ten­tes fos­sem au­to­ma­ti­ca­men­te re­vo­ga­das? Che­go a con­clu­são que a nos­sa con­di­ção de ci­vi­li­za­dos de­cor­re de cir­cun­stân­cias exó­ge­nas, por exem­plo, as re­gras de con­du­tas e os agen­tes de fis­ca­li­za­ção do cum­pri­men­to des­sas re­gras, ain­da que ca­da ser hu­ma­no car­re­gue con­si­go a con­sci­ên­cia do que é cer­to e do que é er­ra­do, do jus­to e do in­jus­to, do bem e do mal. Ob­ser­vo o ca­os da so­ci­e­da­de po­ti­guar con­vi­ven­do com a gre­ve da po­lí­cia, agen­tes en­car­re­ga­dos de fa­zer cum­prir as leis e pu­nir os in­fra­to­res. É uma ex­ce­len­te opor­tu­ni­da­de pa­ra a re­fle­xão que con­du­ziu à mi­nha con­clu­são de que, se to­das as leis exis­ten­tes fos­sem au­to­ma­ti­ca­men­te re­vo­ga­das, vol­ta­rí­a­mos a vi­ver, não igual, mas pi­o­res que ani­mais em uma sel­va. De­se­jan­do pos­su­ir o que não lhe per­ten­ce? To­ma do pro­pri­e­tá­rio. Mais de uma pes­soa de­se­ja o mes­mo item? O mais for­te ani­qui­la o mais fra­co e des­se item se apo­de­ra. Des­per­tou o de­se­jo pe­lo se­xo opos­to? Sub­ju­ga e sa­tis­faz o las­ci­vo. Por que pa­gar? Por que res­pei­tar? Por que le­var de­sa­fo­ro pa­ra ca­sa? Já ima­gi­na­ram o trân­si­to? Não po­de­mos ol­vi­dar que as leis hu­ma­nas es­tão es­tru­tu­ra­das em leis na­tu­ra­is e es­sas de leis eter­nas. São To­más de Aqui­no apre­sen­tou uma de­ta­lha­da clas­si­fi­ca­ção  des­sas leis. O ser hu­ma­no de­ve­ria ter con­du­ta exem­plar e ir­re­pre­en­sí­vel no cum­pri­men­to das leis hu­ma­nas, na­tu­ra­is e eter­nas e não so­men­te pe­la pos­si­bi­li­da­de de fis­ca­li­za­ção ex­te­ri­or, mas co­mo con­se­quên­cia da cen­te­lha di­vi­na que car­re­ga­mos em nós em har­mo­nia com nos­sa con­sci­ên­cia, igual­men­te Di­vi­na. Cu­ri­o­so é que nem mes­mo a fi­lo­so­fia de agre­mia­ções gre­gá­ri­as a que per­ten­ce­mos, nem mes­mo os gru­pos re­li­gi­o­sos, nos qua­li­fi­ca ou ga­ran­te te­nha­mos no cum­pri­men­to da lei e na con­vi­vên­cia em har­mo­nia, a mo­ti­va­ção de nos­sos atos, o que é la­men­tá­vel, pois vi­ve­mos a “es­sên­cia da for­ma” e não na “for­ma da es­sên­cia”. Na vi­da na­tu­ral pri­mi­ti­va, con­di­cio­na­da so­men­te à na­tu­re­za, a lei é do mais for­te e a re­gra é a da con­vi­vên­cia, so­bre­pos­ta pe­la re­gra da so­bre­vi­vên­cia, en­tre­tan­to, li­vres da con­sci­ên­cia e dos sen­ti­men­tos hu­ma­nos, na na­tu­re­za a mo­ti­va­ção é di­ver­sa. Se um pre­da­dor vo­raz ata­ca o fi­lho­te in­de­fe­so de ou­tra es­pé­cie, não tem co­mo mo­ti­va­ção a vin­gan­ça ou a mal­da­de, tu­do faz par­te e se en­qua­dra den­tro da mais per­fei­ta har­mo­nia uni­ver­sal. Mas o ser hu­ma­no? No uni­ver­so ma­te­ri­al, ao me­nos aque­le de­li­mi­ta­do por nos­so co­nhe­ci­men­to, o ho­mem é do­ta­do de con­sci­ên­cia e de in­te­li­gên­cia, das qua­is ou­tras es­pé­ci­es são des­pro­vi­das, o que de­ve­ria pro­por­ci­o­nar aos ho­mens a con­vi­vên­cia mais equi­li­bra­da e har­mô­ni­ca da fa­ce da Ter­ra, mas não é is­so que se ob­ser­va. Sub­ver­te­mos os en­si­na­men­tos fi­lo­só­fi­cos de São To­mas de Aqui­no e ele­ge­mos a lei po­si­ti­va hu­ma­na co­mo a úni­ca pre­cur­so­ra de nos­sas con­du­tas, ten­do co­mo con­se­quên­cia o ca­os, em ca­so de le­van­te des­sas nor­mas po­si­ti­vas, ou pe­lo me­nos a pos­si­bi­li­da­de de fis­ca­li­za­ção. Tal­vez se­ja por is­so que o rei Ro­ber­to Car­los, no re­frão de um de seus su­ces­sos do pas­sa­do, apre­sen­ta­va sua as­pi­ra­ção de “que­rer ser ci­vi­li­za­do co­mo os ani­mais”.

 

(Ed­son Ve­ras, ad­vo­ga­do tra­ba­lhis­ta, sub-pro­cu­ra­dor es­ta­du­al do Gran­de Ori­en­te do Bra­sil-Go­i­ás, mem­bro do Co­mis­são Es­ta­du­al de Er­ra­di­ca­ção do Tra­ba­lho Es­cra­vo – Coetrae/GO)

 

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