Opinião

Contrabando bate recorde

Diário da Manhã

Publicado em 2 de janeiro de 2018 às 22:39 | Atualizado há 7 anos

Em 2017 o Bra­sil con­quis­tou mais um tris­te re­cor­de: o pa­ís se tor­nou o mai­or mer­ca­do mun­di­al de ci­gar­ros ile­gais, que ho­je res­pon­dem por cer­ca de 48% de to­dos os ci­gar­ros ven­di­dos. Es­te não é um pro­ble­ma re­cen­te nem ex­clu­si­vo do pa­ís, mas há ape­nas 6 anos o vo­lu­me to­tal des­te mer­ca­do gi­ra­va em tor­no de 20%. Ne­nhum ou­tro se­tor da eco­no­mia, le­gal ou ile­gal, apre­sen­tou cres­ci­men­to se­me­lhan­te no mes­mo es­pa­ço de tem­po.

En­tre os prin­ci­pa­is mo­ti­va­do­res des­te cres­ci­men­to es­tá o exa­ge­ro na do­sa­gem de me­di­das que ti­nham co­mo ob­je­ti­vo re­du­zir o con­su­mo de ci­gar­ros no Bra­sil, mas que ti­ve­ram o efei­to per­ver­so de es­ti­mu­lar o cres­ci­men­to do mer­ca­do ile­gal. O au­men­to de im­pos­tos pro­mo­vi­do em anos re­cen­tes cri­ou o ce­ná­rio per­fei­to pa­ra a en­tra­da de or­ga­ni­za­ções cri­mi­no­sas nes­te mer­ca­do, que che­ga a ser tão ou mais lu­cra­ti­vo do que o trá­fi­co de dro­gas, mas com ris­cos in­fi­ni­ta­men­te me­no­res, já que as pe­nas pa­ra quem for fla­gra­do con­tra­ban­de­an­do ci­gar­ros são mui­to cur­tas.

O Bra­sil já vi­veu mo­men­tos se­me­lhan­tes no pas­sa­do, e con­se­guiu so­lu­ci­o­nar o pro­ble­ma. Quem não se lem­bra da re­a­li­da­de do se­tor de in­for­má­ti­ca en­tre os anos oi­ten­ta e 90? Pa­ra o con­su­mi­dor co­mum, e mes­mo pa­ra mui­tas em­pre­sas, a úni­ca for­ma de ad­qui­rir um com­pu­ta­dor mo­der­no a pre­ços aces­sí­veis era bus­car o mer­ca­do in­for­mal, na for­ma dos fa­mo­sos ‘PCs Franken­stein’, mon­ta­dos por em­pre­sas que tra­zi­am ile­gal­men­te os com­po­nen­tes do Pa­ra­gu­ai.

Um es­tu­do do Ins­ti­tu­to de De­sen­vol­vi­men­to Eco­nô­mi­co e So­ci­al de Fron­tei­ras (Idesf), mos­tra que mu­dan­ças na po­lí­ti­ca tri­bu­tá­ria do se­tor pro­mo­ve­ram a re­du­ção no vo­lu­me de com­pu­ta­do­res con­tra­ban­de­a­dos apre­en­di­dos ao mes­mo tem­po em que ex­pan­di­ram a pro­du­ção e a co­mer­cia­li­za­ção de pro­du­tos le­gais no Bra­sil. En­tre 2005 e 2016, as apre­en­sões caí­ram de cer­ca de 10 mi­lhões de uni­da­des pa­ra cer­ca de 3 mi­lhões de uni­da­des. No mes­mo pe­rí­o­do, a pro­du­ção na­ci­o­nal de com­pu­ta­do­res sal­tou de me­nos de 3 mi­lhões de uni­da­des pa­ra cer­ca de 13 mi­lhões de uni­da­des.

O ci­gar­ro pas­sa ho­je por um mo­men­to se­me­lhan­te ao dos pro­du­tos de in­for­má­ti­ca nas dé­ca­das de 1980 e 90. Mas com di­ver­sos agra­van­tes. Um dos prin­ci­pa­is é o des­man­te­la­men­to da exi­to­sa po­lí­ti­ca na­ci­o­nal de re­du­ção de con­su­mo, já que ci­gar­ros con­tra­ban­de­a­dos não se­guem ne­nhu­ma das nor­mas de con­tro­le de con­su­mo es­ta­be­le­ci­das por lei, co­mo a po­lí­ti­ca de pre­ço mí­ni­mo e a obri­ga­to­ri­e­da­de de que ma­ços tra­gam in­for­ma­ções e ima­gens so­bre pre­ju­í­zos à sa­ú­de.

Com im­pos­tos que po­dem che­gar a até 80% em al­guns es­ta­dos, os fa­bri­can­tes bra­si­lei­ros têm de con­vi­ver com o Pa­ra­gu­ai, pa­ís que ta­xa o se­tor em ape­nas 16%, uma das me­no­res car­gas tri­bu­tá­ri­as so­bre o ci­gar­ro do pla­ne­ta. Ven­di­dos li­vre­men­te nas ci­da­des bra­si­lei­ras a pre­ços in­fe­rio­res aos R$ 5,50 es­ta­be­le­ci­dos em lei, em mui­tas lo­ca­li­da­des es­sas mar­cas são cam­pe­ãs de ven­da. E por mais in­crí­vel que pa­re­ça ho­je a mar­ca lí­der de mer­ca­do no bra­sil é a Eight, fa­bri­ca­da pe­la Ta­ba­ca­le­ra del Es­te, em­pre­sa de pro­pri­e­da­de do pre­si­den­te pa­ra­gu­aio Ho­ra­cio Car­tes.

A en­tra­da de ci­gar­ros ile­gais no Bra­sil não acon­te­ce de for­ma iso­la­da. É co­mum ler­mos ma­té­rias na im­pren­sa so­bre a apre­en­são de car­gas de ci­gar­ros acom­pa­nha­das de vo­lu­mes me­no­res de dro­gas e ar­ma­men­tos, que vão ali­men­tar o cres­ci­men­to na vi­o­lên­cia ur­ba­na que tem si­do a re­gra em to­do o pa­ís nos úl­ti­mos anos.

Pre­ci­sa­mos nos li­vrar do pro­ble­ma do con­tra­ban­do, não só de ci­gar­ros, mas em to­das as su­as fren­tes. O Bra­sil que nós que­re­mos pa­ra o fu­tu­ro não po­de mais con­vi­ver com es­ta re­a­li­da­de que pre­ju­di­ca a sa­ú­de dos bra­si­lei­ros, re­ti­ra re­cur­sos fi­nan­cei­ros dos go­ver­nos, con­tri­bui pa­ra a es­ca­la­da na vi­o­lên­cia e es­ti­mu­la o de­sem­pre­go no pa­ís. É ho­ra de agir!

 

(Lu­ci­a­no Bar­ros, pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to de De­sen­vol­vi­men­to Eco­nô­mi­co e So­ci­al de Fron­tei­ras)

 

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