Opinião

Sou muçulmano

Diário da Manhã

Publicado em 29 de dezembro de 2017 às 22:22 | Atualizado há 7 anos

Na es­sên­cia, con­te­ú­do mais pro­fun­do e na mi­nha re­ve­la­ção, co­mo ser hu­ma­no, me en­qua­dro to­tal­men­te no úl­ti­mo pa­rá­gra­fo des­te ar­ti­go. To­dos que me co­nhe­cem e me acom­pa­nham pe­los mais di­ver­sos pon­tos que che­gam meus ar­ti­gos pe­lo Di­á­rio da Ma­nhã e re­des so­ci­ais, des­de 2011, e aque­les que co­mi­go con­vi­vem no Gran­de Ori­en­te do Bra­sil, a par­tir de 26 agos­to de 1978, ini­ci­a­do na Lo­ja Ma­çô­ni­ca Acá­cia Bra­si­li­en­se, de Go­i­â­nia, Go­i­ás e tam­bém co­le­gas pro­fis­si­o­nais de rá­dio, te­le­vi­são, jor­nal, ati­vi­da­de edu­ca­cio­nal, sa­bem do meu per­fil e da mi­nha prá­ti­ca co­mo ser hu­ma­no.

Sou por na­tu­re­za apa­zi­gua­dor, con­gre­ga­dor e gra­ças ao Gran­de Ar­qui­te­to do Uni­ver­so, pro­cu­ro sem­pre ou­vir mais que fa­lar, to­mar de­ci­sões di­a­lo­ga­das e em gru­pos.

As­sim com­pro­me­ti­do é que en­vio a mi­nha ul­ti­ma men­sa­gem do ano de 2017, re­a­fir­man­do a ne­ces­si­da­de de al­can­çar no pró­xi­mo quin­quê­nio do GOB, 2018/2023, uma trans­for­ma­ção na ins­ti­tu­i­ção da qual sou can­di­da­to a Grão-Mes­tre Ge­ral, nas elei­ções de 10 de mar­ço, ten­do co­mo com­pa­nhei­ro de cha­pa, o ma­çom pau­lis­ta Ade­mir Cân­di­do.

Nes­te ar­ti­go, fa­lo do que é ser mu­çul­ma­no, fa­lo de frei Bet­to e tran­scre­vo um tex­to ilu­mi­na­do de sua au­to­ria, que ser­ve de me­di­ta­ção pa­ra que te­nha­mos uma elei­ção me­re­ce­do­ra do tra­ta­men­to que en­tre nós fa­ze­mos. O de “ir­mãos”. O tex­to é in­ti­tu­la­do “Quan­do me tor­nei fa­ná­ti­co”.

Mu­çul­ma­no é to­do o in­di­ví­duo que ade­re ao Is­lã, uma re­li­gi­ão mo­no­te­ís­ta cen­tra­da na vi­da e nos en­si­na­men­tos de pro­fe­ta Mao­mé, que te­ria re­ce­bi­do re­ve­la­ções do Ar­can­jo Ga­bri­el. Além dis­so, os mu­çul­ma­nos tam­bém dão ên­fa­se aos dog­mas da ora­ção, je­jum no mês de Ra­ma­dã, pe­re­gri­na­ção em Me­ca e o es­tu­do do Al­co­rão.

Frei Bet­to é um au­tor e re­li­gi­o­so mi­nei­ro nas­ci­do em Be­lo Ho­ri­zon­te que rom­peu bar­rei­ras ide­o­ló­gi­cas, so­ci­ais e po­lí­ti­cas pa­ra se tor­nar fi­gu­ra-cha­ve na pro­pa­ga­ção da Te­o­lo­gia da Li­ber­ta­ção. Au­tor de 60 li­vros, edi­ta­dos no Bra­sil e no ex­te­ri­or, es­tu­dou jor­na­lis­mo, an­tro­po­lo­gia, fi­lo­so­fia e te­o­lo­gia. En­tre inú­me­ras obras pre­mi­a­das des­ta­ca­mos seu li­vro “A noi­te em que Je­sus nas­ceu” (Edi­to­ra Vo­zes) ga­nha­dor do prê­mio de “Me­lhor Obra In­fan­to-Ju­ve­nil” de 1998, con­ce­di­do pe­la As­so­cia­ção Pau­lis­ta de Crí­ti­cos de Ar­te.

A se­guir, a ín­te­gra de seu tex­to.

“Abra­cei o fa­na­tis­mo ao des­co­brir que só o Deus pre­ga­do por mi­nha Igre­ja é o ver­da­dei­ro. To­dos os ou­tros deu­ses, to­das as ou­tras re­li­gi­ões, to­das as ou­tras tra­di­ções es­pi­ri­tua­is que não cre­em co­mo eu creio são he­ré­ti­cas, ofen­dem a Deus, pro­ce­dem do di­a­bo e me­re­cem ser var­ri­das da fa­ce da Ter­ra.

Os fi­éis des­sas Igre­jas que não pro­fes­sam o meu Cre­do es­tão con­de­na­dos às cha­mas do In­fer­no e só ha­ve­rão de se sal­var aque­les que se ar­re­pen­de­rem, aban­do­na­rem seus cul­tos idó­la­tras e abra­ça­rem a úni­ca e ver­da­dei­ra fé – es­ta que a mi­nha Igre­ja ma­ni­fes­ta.

Tor­nei-me fa­ná­ti­co em su­ces­si­vas eta­pas. Fui cri­a­do em uma fa­mí­lia ca­tó­li­ca e, des­de ce­do, apren­di que os pro­tes­tan­tes são in­fi­éis por não res­pei­ta­rem a vir­gin­da­de de Ma­ria nem aca­ta­rem a au­to­ri­da­de do pa­pa.

Ri­di­cu­la­ri­zei os es­pí­ri­tas por ad­mi­ti­rem que se co­mu­ni­cam com os mor­tos. Acu­sei os ju­deus de te­rem as­sas­si­na­do Je­sus. Abo­mi­nei os ri­tos de ma­triz afri­ca­na co­mo su­per­sti­ci­o­sos e or­ques­tra­dos pe­lo de­mô­nio.

Ti­ves­se eu po­der, ha­ve­ria de ba­nir da so­ci­e­da­de to­das es­sas cren­di­ces que to­mam o San­to No­me de Deus em vão.

Até que um dia so­fri um aci­den­te de trân­si­to no cen­tro de Sal­va­dor, on­de me en­con­tra­va a tra­ba­lho. Fui atro­pe­la­do por uma mo­to que sur­giu ines­pe­ra­da­men­te quan­do eu atra­ves­sa­va o Lar­go Ter­rei­ro de Je­sus.

Fui so­cor­ri­do por um des­co­nhe­ci­do que me le­vou a um hos­pi­tal evan­gé­li­co em seu car­ro. Por eu es­tar in­con­sci­en­te, de­vi­do à pan­ca­da da ca­be­ça no so­lo, ele as­su­miu os cus­tos apre­sen­ta­dos pe­lo pron­to-so­cor­ro e ain­da as­si­nou um ter­mo de res­pon­sa­bi­li­da­de. Co­mo dei­xou te­le­fo­ne e en­de­re­ço, ao re­ce­ber al­ta fui agra­de­cer-lhe. Sou­be que é ateu.

Fi­quei me per­gun­tan­do se to­dos os fi­éis de mi­nha Igre­ja se­ri­am ca­pa­zes de pres­tar igual so­li­da­ri­e­da­de ou se pas­sa­ri­am in­di­fe­ren­tes di­an­te de um aci­den­ta­do, e ain­da se au­to­des­cul­pa­ri­am com es­te ra­ci­o­cí­nio cí­ni­co: “Na­da te­nho a ver com is­so.”

No hos­pi­tal, fui vi­si­ta­do por uma se­nho­ra es­pí­ri­ta, que me deu gran­de con­so­lo, já que não te­nho pa­ren­tes na ca­pi­tal ba­i­a­na. Ma­ni­fes­tei a ela meu es­tra­nha­men­to ao fa­to de os es­pí­ri­tas afir­ma­rem con­ver­sar com os mor­tos. Ela re­tru­cou com um sor­ri­so: “Vo­cês, ca­tó­li­cos, con­ver­sam com quem quan­do oram a São Jor­ge, San­to Ex­pe­di­to e San­to An­tô­nio?”

Meu mé­di­co era um ju­deu ca­sa­do com uma pa­les­ti­na. E as du­as en­fer­mei­ras, mui­to aten­cio­sas, fre­quen­ta­vam o can­dom­blé e a um­ban­da.

Ao dei­xar o hos­pi­tal, ti­ve a sur­pre­sa de en­con­trar, na pou­sa­da na qual me hos­pe­da­ra, a mo­chi­la que ha­via per­di­do no aci­den­te. Den­tro, to­dos os meus per­ten­ces, in­clu­si­ve o di­nhei­ro que eu ti­nha re­ti­ra­do do ban­co pa­ra pa­gar a hos­pe­da­gem.

Um ta­xis­ta en­con­trou o car­tão da pou­sa­da en­tre meus do­cu­men­tos, de­vol­veu a mo­chi­la e in­for­mou o que me ha­via ocor­ri­do. Co­mo dei­xa­ra o te­le­fo­ne de­le, li­guei pa­ra agra­de­cer. Não re­sis­ti à per­gun­ta: “Por que o se­nhor de­vol­veu to­dos os meus per­ten­ces, in­clu­si­ve o di­nhei­ro?” Ele sim­ples­men­te res­pon­deu: “Sou mu­çul­ma­no.”

 

(Bar­bo­sa Nu­nes, ad­vo­ga­do, ex-ra­di­a­lis­ta, mem­bro da AGI, de­le­ga­do de po­lí­cia apo­sen­ta­do, pro­fes­sor e ma­çom do Gran­de Ori­en­te do Bra­sil – bar­bo­sa­nu­nes@ter­ra.com.br)

 

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