Opinião

As lições do tempo

Diário da Manhã

Publicado em 23 de dezembro de 2017 às 23:17 | Atualizado há 7 anos

Na es­co­la da vi­da, na qual es­ta­mos ma­tri­cu­la­dos, a mai­or po­e­ti­sa de Go­i­ás, Co­ra Co­ra­li­na, re­co­nhe­ceu que o tem­po é o gran­de pro­fes­sor. No meu en­ten­di­men­to, es­sa é uma ver­da­de uni­ver­sal. To­dos os di­as, apren­de­mos um pou­co mais. Va­mos se­me­an­do com mais se­gu­ran­ça e se­re­ni­da­de os fru­tos pa­ra o fu­tu­ro. A ex­pe­ri­ên­cia e a re­fle­xão são va­li­o­sas ali­a­das. São li­ções que ad­qui­ri­mos ape­nas de uma ma­nei­ra: vi­ven­do.

A vi­da pul­sa em tu­do o que fa­ze­mos. Ca­da se­gun­do é uma opor­tu­ni­da­de de re­no­va­ção e apren­di­za­do. Po­de­mos sem­pre cri­ar no­vos la­ços e re­a­tar vín­cu­los com ale­gria, di­á­lo­go, amor e com­pre­en­são. Te­mos a es­co­lha de op­tar pe­lo ca­mi­nho que en­ten­de­mos ser o me­lhor. Nem o iní­cio, nem o fim. O im­por­tan­te em tu­do é a jor­na­da. Nes­te sen­ti­do, pos­so afir­mar com a mais ab­so­lu­ta se­gu­ran­ça que sou uma pes­soa aben­ço­a­da.

Sou o quin­to en­tre oi­to ir­mãos de um ca­sal hu­mil­de de Bu­ri­ti Ale­gre, seu Dio­ní­sio e do­na Ro­si­nha. Ca­sei com o gran­de amor de mi­nha vi­da, Ma­ria Cé­lia, que me deu três fi­lhos ma­ra­vi­lho­sos: Ma­cé­lio, Da­ni­el­le e He­lio Jr. Ti­ve a ale­gria de re­ce­ber qua­tro ne­tos lin­dos: Ga­bri­el, Ce­cí­lia, Da­vi e Ali­ce são rai­os lu­mi­no­sos em mi­nha vi­da. Deus me aben­ço­ou com mo­men­tos de fe­li­ci­da­de e re­a­li­za­ção úni­cos. Por tu­do is­so, sou mui­to gra­to.

Tu­do o que pu­de plan­tar com mi­nhas mãos ger­mi­nou e trou­xe fru­tos por­que ha­via ali tam­bém as mãos de pes­so­as que acre­di­ta­vam em um fu­tu­ro me­lhor. Mui­ta gen­te pas­sa por nos­sa vi­da. To­das dei­xam sua mar­ca. Ao lon­go dos anos, cons­truí gran­des ami­za­des e tra­ba­lhei com pro­fis­si­o­nais de­di­ca­dos. Apren­di mui­to e sem­pre pro­cu­rei re­pas­sar adi­an­te o co­nhe­ci­men­to que re­ce­bi.

Nem sem­pre é fá­cil. Os úl­ti­mos anos tem si­do di­fí­ceis pa­ra to­dos. As cir­cun­stân­cias pe­las qua­is o pa­ís atra­ves­sou atin­giu a to­das as fa­mí­lias. Ti­ve­mos que equi­li­brar mui­to tra­ba­lho com a es­pe­ran­ça por di­as me­lho­res. En­ten­do que a vi­da tem re­to­ma­do sua nor­ma­li­da­de e as pes­so­as es­tão vol­tan­do a acre­di­tar com mais fé no fu­tu­ro.

O ano que ago­ra che­ga ao fim re­pre­sen­ta es­se eter­no ci­clo da vi­da no qual o tem­po, sá­bio pro­fes­sor, nos en­si­na to­dos os di­as. Te­nho si­do alu­no des­se mes­tre por to­da a mi­nha vi­da. Das li­ções que apren­di, acre­di­to que ou­vir as pes­so­as é uma das mais va­li­o­sas. Ao lon­go de 2017, pu­de con­ver­sar com mi­lha­res de pes­so­as em to­das as par­tes de Go­i­ás. Há mais oti­mis­mo e no­vas opor­tu­ni­da­des tem sur­gi­do.

Co­mo par­la­men­tar, pro­cu­rei par­ti­ci­par ati­va­men­te da vi­da e das ne­ces­si­da­des dos go­i­a­nos. Co­mo mé­di­co, pro­cu­rei le­var te­mas de­li­ca­dos, até con­si­de­ra­dos ta­bus, pa­ra o de­ba­te pú­bli­co. Te­nho pro­cu­ra­do hon­rar a con­fi­an­ça dos mais de 31 mil ci­da­dã­os que acre­di­ta­ram no nos­so pro­je­to por um Es­ta­do mais jus­to, so­li­dá­rio e tran­spa­ren­te.

Te­nho mui­to a agra­de­cer. Mi­nha fa­mí­lia tem si­do o ali­cer­ce de to­da a mi­nha vi­da. Te­nho a se­gu­ran­ça de tra­ba­lhar pe­las fa­mí­lias go­i­a­nas por­que te­nho o su­por­te da mi­nha. Te­nho uma equi­pe de co­la­bo­ra­do­res e ser­vi­do­res que me per­mi­te de­sen­vol­ver um tra­ba­lho dig­no, sé­rio e jus­to pa­ra to­dos. Obri­ga­do pe­lo su­por­te de vo­cês em to­das as ho­ras. Agra­de­ço aos no­bres de­pu­ta­dos, ao Go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, ao Vi­ce-Go­ver­na­dor Jo­sé Éli­ton, aos se­cre­tá­rios de Es­ta­do, aos pre­fei­tos, ve­re­a­do­res e in­con­tá­veis ci­da­dã­os que nos ofe­re­ce­ram seu apoio.

De­se­jo a vo­cê, lei­tor, e a sua fa­mí­lia meus vo­tos por um Fe­liz Na­tal e um prós­pe­ro ano no­vo. O mai­or pre­sen­te que po­de­mos re­ce­ber é a ima­gem da ale­gria re­fle­ti­da no fun­do dos olhos da­que­les que ama­mos. Que o tem­po, es­se gran­de pro­fes­sor, con­ti­nue com su­as va­li­o­sas li­ções ao lon­go de 2018.

 

(He­lio de Sou­sa, mé­di­co, é de­pu­ta­do es­ta­du­al pe­lo PSDB.)

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias