Canções da véspera
Diário da Manhã
Publicado em 23 de dezembro de 2017 às 21:30 | Atualizado há 2 semanasQuando se fala de música de natal, podemos incluir uma grande variedade de gêneros musicais. Alguns artistas e gravadoras produzem álbuns com a temática natalina, tanto por motivos comerciais, quando por insights criativos. Apesar de atingirem o auge de popularidade nos anos 1950 e 60, ainda hoje são uma opção a ser trabalhada, principalmente por artistas do hemisfério norte. Ella Fitzgerald, Elvis Presley, Frank Sinatra e até mesmo a banda de rock progressivo Jethro Tull já deram à luz discos temáticos inspirados na época do ano em que o Papai Noel presenteia as crianças. No Brasil, alguns exemplos de cantores que se embrenharam por esse caminho são a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, a cantora experimental Marli e Simone, com o clássico 25 de dezembro, lançado em 1995.
SIMONE
Atualmente, a interpretação da canção ‘Então é natal’ pela cantora Simone é considerada um clássico, e serve de matéria prima para o humor de internet de redes sociais como o Twitter. Versões remixadas em funk e pagode circulam pelas redes ironizando a música, que todos os anos se repete nas reuniões de família. Gravada pela primeira vez pela artista no álbum 25 de dezembro, lançado em 1995, veio acompanhada de outros hits de natal como ‘Bate o sino’ e ‘Noite feliz’. Foi um dos maiores sucessos comerciais da cantora, e vendeu cerca de 1,5 milhão de cópias em menos de um mês. Ná época, não era muito comum que artistas brasileiros dedicassem integralmente um disco à temática, e Simone até hoje carrega na carreira o peso de sua iniciativa.
GIFT
Um presente de natal da Philles Records é a tradução literal do título deste álbum lançado no final de novembro de 1963. Com o passar dos anos, foi reeditado inúmeras vezes e hoje é considerado um dos discos de natal mais famosos de todos os tempos. Produzido e escrito por Phil Spector, contou com a participação Darlene Love, The Ronettes, Bob B. Soxx and The Blue Jeans e The Crystals. Vocais femininos conduzem a obra, repleta de canções moldadas com o suprassumo da música pop da época. Nos anos 2000, Phil Spector voltou à mídia devido ao assassinato da atriz Lana Clarkson, o que deu uma nova aura ao álbum. Em 2009, o produtor musical foi condenado a 19 anos de prisão pelo crime.
CHARLIE BROWN CHRISTMAS
Dezembro de 1965. Um especial de televisão chamado O natal de Charlie Brown era veiculado na rede de televisão CBS no nono dia daquele mês. O leitor deve conhecer o dono de Snoopy, um cão da raça beagle que adquiriu fama mundial através das tirinhas escritas por Charles Schulz por cinco décadas (de outubro de 1950 a fevereiro de 2000 – mês de sua morte). Inesperadamente, o futuro reservava à trilha sonora deste especial, composta pelo compositor Vince Guaraldi, um lugar de destaque na história da música, mais especificamente do jazz: estilo musical predominante na indústria fonográfica dos anos 1920 até o final dos anos 1950. Com a exibição mundial do especial, sua trilha sonora foi responsável pela introdução de crianças do mundo todo ao estilo musical.
JETHRO TULL
Quando a banda britânica Jethro Tull lançou seu álbum de natal já haviam se distanciado de seu período mais criativo, que durou até o final dos anos 1980. The Jethro Tull Christmas Album chegou às bancas em setembro de 2003, e apesar de inusitado, foi bem recebido pelos fãs. No site Rateyourmusic, uma plataforma de catálogo de música, o internauta Silly_puppy escreveu uma resenha sobre o disco. “É surpreendente que este álbum não tenha uma sonoridade de tributo ao feriado. Soa como um folk do passado, que a banda já havia explorado em Songs of the Wood, mas com uma carga extra de instrumentos sinfônicos. Além da tradicional combinação de instrumentos da banda, temos bandolim, violino, viola, cello, acordeon e coral”.
ELVIS PRESLEY
O quarto álbum de estúdio de Elvis Presley, lançado em 1957, veio com a temática natalina: Elvis’ Christmas Album. Ele já foi remasterizado e relançado em vários formatos desde então. Ficou quatro semanas no topo dos discos mais vendidos dos Estados Unidos, e foi o primeiro de dois álbuns da mesma temática que seriam produzidos pelo artista. O LP contém 12 canções: 8 dedicadas ao natal e quatro na temática gospel. De acordo com as últimas informações da RIAA (Associação da Indústria de Gravação dos Estados Unidos), o álbum já havia vendido cerca de 13 milhões de cópias em seu país de origem. Foi o primeiro trabalho de Elvis a ganhar um disco de diamante, além de ser o álbum de natal mais vendido da história
]]>