Entretenimento

Canções da véspera

Diário da Manhã

Publicado em 23 de dezembro de 2017 às 21:30 | Atualizado há 2 semanas

Quando se fala de músi­ca de natal, podemos incluir uma grande va­riedade de gêneros mu­sicais. Alguns artistas e grava­doras produzem álbuns com a temática natalina, tanto por motivos comerciais, quando por insights criativos. Apesar de atingirem o auge de popu­laridade nos anos 1950 e 60, ainda hoje são uma opção a ser trabalhada, principalmente por artistas do hemisfério nor­te. Ella Fitzgerald, Elvis Pres­ley, Frank Sinatra e até mesmo a banda de rock progressivo Je­thro Tull já deram à luz discos temáticos inspirados na épo­ca do ano em que o Papai Noel presenteia as crianças. No Bra­sil, alguns exemplos de canto­res que se embrenharam por esse caminho são a dupla ser­taneja Chitãozinho e Xororó, a cantora experimental Marli e Simone, com o clássico 25 de dezembro, lançado em 1995.

 

SIMONE

Atualmente, a inter­pretação da canção ‘En­tão é natal’ pela canto­ra Simone é considerada um clássico, e serve de matéria prima para o hu­mor de internet de redes sociais como o Twitter. Versões remixadas em funk e pagode circulam pelas redes ironizando a música, que todos os anos se repete nas reu­niões de família. Grava­da pela primeira vez pela artista no álbum 25 de dezembro, lançado em 1995, veio acompanha­da de outros hits de natal como ‘Bate o sino’ e ‘Noi­te feliz’. Foi um dos maio­res sucessos comerciais da cantora, e vendeu cer­ca de 1,5 milhão de cópias em menos de um mês. Ná época, não era muito co­mum que artistas bra­sileiros dedicassem in­tegralmente um disco à temática, e Simone até hoje carrega na carreira o peso de sua iniciativa.

 

GIFT

Um presente de natal da Philles Records é a tradução li­teral do título deste álbum lan­çado no final de novembro de 1963. Com o passar dos anos, foi reeditado inúmeras vezes e hoje é considerado um dos dis­cos de natal mais famosos de todos os tempos. Produzido e escrito por Phil Spector, con­tou com a participação Dar­lene Love, The Ronettes, Bob B. Soxx and The Blue Jeans e The Crystals. Vocais femini­nos conduzem a obra, reple­ta de canções moldadas com o suprassumo da música pop da época. Nos anos 2000, Phil Spector voltou à mídia devido ao assassinato da atriz Lana Clarkson, o que deu uma nova aura ao álbum. Em 2009, o pro­dutor musical foi condenado a 19 anos de prisão pelo crime.

 

 

CHARLIE BROWN CHRISTMAS

Dezembro de 1965. Um espe­cial de televisão chamado O natal de Charlie Brown era veiculado na rede de televisão CBS no nono dia daquele mês. O leitor deve co­nhecer o dono de Snoopy, um cão da raça beagle que adquiriu fama mundial através das tirinhas es­critas por Charles Schulz por cin­co décadas (de outubro de 1950 a fevereiro de 2000 – mês de sua morte). Inesperadamente, o futu­ro reservava à trilha sonora deste especial, composta pelo compo­sitor Vince Guaraldi, um lugar de destaque na história da música, mais especificamente do jazz: es­tilo musical predominante na in­dústria fonográfica dos anos 1920 até o final dos anos 1950. Com a exibição mundial do especial, sua trilha sonora foi responsável pela introdução de crianças do mun­do todo ao estilo musical.

 

 

 

 

JETHRO TULL

Quando a banda britânica Je­thro Tull lançou seu álbum de natal já haviam se distanciado de seu pe­ríodo mais criativo, que durou até o final dos anos 1980. The Jethro Tull Christmas Album chegou às ban­cas em setembro de 2003, e apesar de inusitado, foi bem recebido pe­los fãs. No site Rateyourmusic, uma plataforma de catálogo de música, o internauta Silly_puppy escreveu uma resenha sobre o disco. “É sur­preendente que este álbum não te­nha uma sonoridade de tributo ao feriado. Soa como um folk do pas­sado, que a banda já havia explora­do em Songs of the Wood, mas com uma carga extra de instrumen­tos sinfônicos. Além da tradicional combinação de instrumentos da banda, temos bandolim, violino, viola, cello, acordeon e coral”.

 

 

ELVIS PRESLEY

O quarto álbum de estúdio de Elvis Presley, lançado em 1957, veio com a temática natalina: El­vis’ Christmas Album. Ele já foi re­masterizado e relançado em vários formatos desde então. Ficou qua­tro semanas no topo dos discos mais vendidos dos Estados Unidos, e foi o primeiro de dois álbuns da mesma temática que seriam pro­duzidos pelo artista. O LP contém 12 canções: 8 dedicadas ao natal e quatro na temática gospel. De acor­do com as últimas informações da RIAA (Associação da Indústria de Gravação dos Estados Unidos), o álbum já havia vendido cerca de 13 milhões de cópias em seu país de origem. Foi o primeiro trabalho de Elvis a ganhar um disco de dia­mante, além de ser o álbum de na­tal mais vendido da história

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias