Opinião

Num momento da história, o centro de tudo está numa mulher

Diário da Manhã

Publicado em 21 de dezembro de 2017 às 21:28 | Atualizado há 7 anos

A fes­ta do Na­tal es­tá to­da con­cen­tra­da na fi­gu­ra da Di­vi­na Cri­an­ça (Pu­er ae­ter­nus), Je­sus, o Fi­lho de Deus que de­ci­diu mo­rar en­tre nós. A ce­le­bra­ção do Na­tal vai além des­te fa­to. Res­trin­gin­do-se so­men­te a ele, cai­mos no er­ro te­o­ló­gi­co do cris­to­mo­nis­mo (só Cris­to con­ta) ol­vi­dan­do que exis­te ain­da o Es­pí­ri­to e o Pai que sem­pre atuam con­jun­ta­men­te..

Ca­be re­al­çar a fi­gu­ra de sua mãe, Mi­ri­am de Na­za­ré. Se ela não ti­ves­se di­to o seu “sim”, Je­sus não te­ria nas­ci­do. E não ha­ve­ria o Na­tal.

Co­mo ain­da so­mos re­féns da era do pa­tri­ar­ca­do, es­te nos im­pe­de de com­pren­der e va­lo­ri­zar o que diz o evan­ge­lho de Lu­cas a res­pei­to de Ma­ria:”O Es­pí­ri­to San­to vi­rá so­bre ti e a ener­gia (dí­na­mis) do Al­tís­si­mo ar­ma­rá sua ten­da so­bre ti e é por is­so que o San­to ge­ra­do se­rá cha­ma­do Fi­lho de Deus”(Lc 1,35).

As tra­du­ções co­muns, de­pen­den­tes de uma lei­tu­ra mas­cu­li­nis­ta, di­zem “a vir­tu­de do Al­tís­si­mo te co­bri­rá com sua som­bra”. Len­do o ori­gi­nal gre­go não é is­so que se diz. Li­te­ral­men­te se afir­ma: “a ener­gia (dí­na­mis) do Al­tís­si­mo ar­ma­rá sua ten­da so­bre ti (episki­á­sei soi). Tra­ta-se de um mo­dis­mo lin­guís­ti­co he­brai­co pa­ra sig­ni­fi­car “mo­rar não pas­sa­gei­ra mas de­fi­ni­ti­va­men­te” so­bre ti, Ma­ria. A pa­la­vra que se usa é ske­né que sig­ni­fi­ca ten­da. Ar­mar a ten­da so­bre al­guem (epi-ski­á­sei), co­mo afir­ma o tex­to, sig­ni­fi­ca: a par­tir de ago­ra Ma­ria de Na­za­ré se­rá a por­ta­do­ra per­ma­nen­te do Es­pí­ri­to. Ela foi “es­pi­ri­tua­li­za­da”, quer di­zer, o Es­pí­ri­to faz par­te de­la.

Cu­ri­o­sa­men­te a mes­ma pa­la­vra ske­né (ten­da) o evan­ge­lis­ta São Jo­ão apli­ca à en­car­na­ção do Ver­bo. “E o Ver­bo se fez car­ne e ar­mou sua ten­da en­tre nós (eské­no­sen, é o mes­mo ver­bo de ba­se)”, quer di­zer, mo­rou de­fi­ni­ti­va­men­te en­tre nós.

Qual a con­clu­são que ti­ra­mos dis­so? Que a pri­mei­ra Pes­soa di­vi­na en­vi­a­da ao mun­do não foi o Fi­lho, a se­gun­da Pes­soa da San­tís­si­ma Trin­da­de. Foi o Es­pí­ri­to San­to. Quem é ter­cei­ro na or­dem da Trin­da­de é pri­mei­ro na or­dem da Cri­a­ção, is­to é, o Es­pí­ri­to San­to. O re­cep­tá­cu­lo des­ta vin­da foi uma mu­lher do po­vo, sim­ples e pi­e­do­sa co­mo to­das as mu­lhe­res cam­po­ne­sas da Ga­li­léia, de no­me Mi­ri­am ou Ma­ria.

Ao aco­lher a vin­da do Es­pí­ri­to, ela foi ele­va­da à al­tu­ra da di­vin­da­de do Es­pí­ri­to. Por is­so, com ra­zão diz o evan­ge­lis­ta Lu­cas:”por is­so (dià óti) ou por cau­sa dis­so o San­to ge­ra­do se­rá cha­ma­do Fi­lho de Deus”(Lc 1,35). So­men­te al­guém que es­tá na al­tu­ra de Deus po­de ge­rar um Fi­lho de Deus. Ma­ria, por es­ta ra­zão, se­rá di­vi­ni­za­da se­me­lhan­te­men­te ao ho­mem Je­sus de Na­za­ré que foi as­su­mi­do pe­lo Fi­lho eter­no e as­sim foi di­vi­ni­za­do. É o Fi­lho eter­no en­car­na­do em nos­sa  hu­ma­ni­da­de que ce­le­bra­mos no Na­tal.

Eis que num mo­men­to da his­tó­ria, o cen­tro é ocu­pa­do por uma mu­lher, Mi­ri­am de Na­za­ré. Ne­la es­tá atu­an­do o Es­pí­ri­to San­to que ne­la ha­bi­ta e que es­tá cri­an­do a san­ta hu­ma­ni­da­de do Fi­lho de Deus. Ne­la es­tão pre­sen­tes du­as Pes­so­as di­vi­nas: o Es­pí­ri­to San­to e o Fi­lho eter­no do Pai. Ela é o tem­plo que al­ber­ga a am­bos.

Nos­sa Se­nho­ra de Gua­da­lu­pe, tão ve­ne­ra­da pe­lo po­vo me­xi­ca­no, com tra­ços mes­ti­ços, apa­re­ce co­mo uma mu­lher grá­vi­da com to­dos os sím­bo­los da gra­vi­dez da cul­tu­ra nau­atl (dos az­te­cas). Sem­pre que vou ao Mé­xi­co me mis­tu­ro às mul­ti­dões que lá acor­rem e vi­si­to a be­la ima­gem de pa­no da Gua­da­lu­pe. Ves­ti­do de fra­de, vá­ri­as ve­zes per­gun­tei a um pe­re­gri­no anô­ni­mo: “her­ma­ni­to, tu ado­ras a la Vir­gen de Gua­da­lu­pe”? E re­ce­bia sem­pre a mes­ma res­pos­ta: “Si, frai­le­ci­do, co­mo no voy ado­rar a la Vir­gen de Gua­da­lu­pe? Si que la ado­ro”.

O de­vo­to res­pon­dia com to­da ra­zão, pois nes­sa mu­lher se es­con­dem as du­as Pes­so­as di­vi­nas, o Fi­lho que cres­cia em su­as en­tra­nhas pe­la ener­gia do Es­pí­ri­to que mo­ra­va ne­la. E am­bas, sen­do Deus, po­dem e de­vem ser ado­ra­das. E Ma­ria é in­se­pa­rá­vel de­les, por is­so me­re­ce a mes­ma ado­ra­ção. Daí nas­ceu a ins­pi­ra­ção pa­ra o meu li­vro, dos mais li­dos, “O Ros­to ma­ter­no de Deus”.

Sem­pre la­men­tei que a mai­o­ria das mu­lhe­res, mes­mo te­ó­lo­gas, não te­nham as­su­mi­do ain­da sua por­ção di­vi­na, pre­sen­te em Ma­ria, por obra do Es­pí­ri­to San­to. Fi­cam com só com o Cris­to, o ho­mem di­vi­ni­za­do.

O Na­tal se­rá mais com­ple­to se jun­to ao Me­ni­no que ti­ri­ta de frio na man­je­dou­ra, in­clu­ir­mos sua Mãe que o aca­len­ta, am­pa­ra­da por seu es­po­so o bom Jo­sé. Ele tam­bém me­re­ce­ria uma re­fle­xão es­pe­ci­al, coi­sa que já fiz nes­tas pá­gi­nas do Jor­nal do Bra­sil: sua re­la­ção com o Pai ce­les­te.

No meio da cri­se de nos­so pa­ís há ain­da uma Es­tre­la co­mo a de Be­lém a nos dar es­pe­ran­ça e uma Mu­lher, por­ta­do­ra do Es­pí­ri­to e nos ins­pi­rar uma sa­í­da sal­va­do­ra.

 

(Le­o­nar­do Boff, ar­ti­cu­lis­ta do JB on­li­ne e es­cre­veu O ros­to ma­ter­no de Deus, Vo­zes.11ª edi­ção 2012)

 

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