Entretenimento

Natal de Poemas

Diário da Manhã

Publicado em 1 de dezembro de 2017 às 00:34 | Atualizado há 2 semanas

Dezembro chegou hoje, e com ele inicia-se um dos períodos mais lu­minosos do ano: o Natal! Mas é bem verdade que o poeta, te­atrólogo, romancista e contista goiano Miguel Jorge tem pen­sado e vivido o clima natali­no desde a metade do ano. Isso porque aceitou o desafio do di­retor do Centro Editorial e Grá­fico da UFG, Antón Corbacho Quintela, para escrever poe­mas inspirados na principal comemoração cristã. Tais cria­ções deu vida ao livro Natal de Poemas, que será lançado hoje, no Piso do 2 do Shopping Bou­gainville, das 19h às 22h.

Com ilustrações do artista plástico Amaury Menezes, o li­vro é bilíngue (em português e espanhol) e traz 23 poemas inéditos e especialmente cria­dos para esta obra. A produção da obra, que tem apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cul­tura da Prefeitura de Goiânia, representou ao escritor um de­safio, já que foi preciso se co­nectar com o Natal de forma profunda em pleno agosto.

Mas, sensível que é, Miguel Jorge logo matou a charada: “Vi que o natal está dentro da gente e não apenas em dezembro. É o significado maior de amor, fra­ternidade e carinho. E hoje vejo que está muito difícil as pessoas se olharem e se falarem. Antes, as pessoas tinham coisas a di­zer. Hoje, está tudo na técnica, as pessoas podem estar perto uma das outras, mas ficam mu­das mexendo no celular”, argu­menta o artista.

Um dos diferenciais do livro, de acordo com o autor, é que Na­tal de Poemas não toca no assunto de forma romântica e superficial. A obra possui uma abordagem am­pla, que foca, inclusive, os aspectos sociais e comerciais, que fogem li­geiramente do espírito natalino. “Muitas crianças se sentem exclu­ídas nesta época, a verdade é essa. Elas deixam a cartinha, o sapati­nho na janela e não recebem nada. Se sentem excluídas no mundo, na sociedade. Tem um poema que falo isso: a criança deixou o sapa­to na janela e quando amanheceu o dia, ela encontrou apenas uma aranha pequenina, passeando no sapato”, detalha.

Mas o poeta enfatiza ainda que na obra o espírito de renovação e de esperança deve sobressair, até mesmo em momentos contur­bados, como os de agora. “Este foi um ano, tanto de provações, quanto de aprovação, resistências e de buscas. Agora, sim, termina­mos 2017 com novas esperanças e buscas de renovação. Não se pode perder a fé para continuar bus­cando melhorias”, aconselha.

ATO DE NATAL

Pensando em ressaltar o clima de recomeço, além da tradicional mesa de autógrafos, Miguel Jorge, cuja atuação também se desta­ca no teatro e no cinema goiano, também preparou uma encena­ção para o lançamento de hoje. Trata-se de um Ato de Natal que, além de atuação do poeta, conta com os atores Isabela Eva e Alex Amaral. “Nesta montagem, as­sim como no livro, vamos apre­sentar um natal diferente, com outra visão”, explica o escritor.

No lançamento de Natal de Poemas, Miguel Jorge irá festejar uma celebração importante em sua carreira de escritor, pois este ano marca os 30 anos do lança­mento do primeiro do artista An­tes de Túnel. A data, o artista irá lembrar aos presentes na noite de hoje. No entanto, ele prefere co­memorá-la da melhor forma que sabe fazer: produzindo.

Atualmente envolvido na re­alização do Festcine Goiânia, juntamente com Débora Tor­res – que acontece até o dia 15 de dezembro no Centro Muni­cipal Goiânia Ouro –, ele adian­ta que tem se dedicado a mais dois projetos, ainda sem data de lançamento. “Tenho trabalhado em um novo romance chamado Em Busca do Coração no Sába­do à Noite e ainda na montagem de uma ópera que vai se cha­mar ‘Décima Quarta Estação’. Ela será a primeira ópera estrita­mente goiana. Estou trabalhan­do nela há 12 anos.”

LANÇAMENTO DO LIVRO “NATAL DE POEMAS” DE MIGUEL JORGE

Quando: Hoje, a partir das 19h

Onde: Piso 2 do Shopping Bou­gainville (Rua 9 nº 1855 – Sho­pping Bougainville – St. Marista

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias