Higiene hospitalar: uma das frentes de prevenção ao controle de infecções
Diário da Manhã
Publicado em 23 de novembro de 2017 às 22:37 | Atualizado há 7 anosTão importante quanto oferecer um bom atendimento, as unidades de saúde devem se preocupar em manter seus ambientes limpos e livres de contaminação, efetuando uma limpeza hospitalar constante e eficaz. A higiene hospitalar tem por finalidade preparar o ambiente de saúde para suas atividades, mantê-lo em ordem e conservar equipamentos e instalações.
A Higiene Hospitalar é uma coadjuvante, porém essencial, na gestão de riscos, apoiando setores, contribuindo para que as outras equipes possam executar um atendimento em um ambiente livre ou com o mínimo de microrganismos que podem desenvolver uma infecção relacionada à assistência à saúde.
A Hotelaria Hospitalar une todos os serviços de apoio assistencial, e traz uma nova proposta de trabalho, baseada em conforto, qualidade e cuidado para com os pacientes e familiares. Além desta nova metodologia de trabalho implantada nos principais hospitais, uma das frentes da Higienização e Hotelaria Hospitalar é a prevenção e controle de infecção.
Com produtos e equipamentos específicos, o serviço de higiene consegue reduzir a carga microbiana, além de transmitir a sensação de conforto em um ambiente limpo. O relacionamento entre a área de hotelaria hospitalar com o serviço de controle de infecção relacionada à assistência à saúde resulta em métodos de trabalho mais adequados e resolutivos.
No Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, o serviço de Hotelaria e Higienização Hospitalar foi instituído em 2012. Com a Hotelaria, o serviço de higienização foi sistematizado, seguindo orientações básicas de técnicas nas limpezas, como por exemplo: de cima para baixo, da esquerda para a direita, do mais distante para o mais próximo, de dentro para fora, de trás para frente. Estes princípios básicos são necessários para impedir que um agente microbiano não seja transportado de um local mais contaminado para um local menos contaminado.
Todas essas medidas são tomadas diariamente no HGG com o intuito sempre de proporcionar mais qualidade aos pacientes do SUS. O reflexo da higienização vem com a satisfação dos usuários, com avaliação positiva acima de 90% quanto à limpeza da unidade. Para nós, um hospital limpo e cheiroso é um ambiente mais seguro e acolhedor para os pacientes, colaboradores e visitantes.
(Karollyne Moral Gil, gerente de Hotelaria do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG)
]]>