Como lidar com o trauma
Redação
Publicado em 22 de novembro de 2017 às 22:19 | Atualizado há 2 semanas
No mês em que se completam dois anos do maior acidente ambiental no Brasil, ocorrido em Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015, Goiânia sedia importante evento sobre a atuação dos psicólogos antes, durante e após catástrofes, sejam elas naturais ou provocadas pelo homem. O livro O psicólogo na redução de riscos de desastres – teoria e prática, organizado por Olavo Sant’Anna Filho e Daniela da Cunha Lopes, será lançado no próximo dia 23 de novembro, às 18h30, no Núcleo de Ensino e Pesquisa em Neurociências (Nepneuro), localizado à Rua 147 nº 313, Setor Marista.
Após a tragédia de Mariana, que resultou na morte de 19 pessoas, a rede de saúde mental do município mineiro tem registrado uma média de 500 atendimentos por mês só entre a população atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, operada pela Samarco.
“Casos de depressão, ansiedade, abuso de remédios, álcool e drogas, além do isolamento social, têm sido recorrentes entre as pessoas afetadas diretamente pela tragédia”, destaca a neuropsicóloga e diretora do Nepneuro, Marina Nery Barbosa. “Por isso é salutar a discussão sobre o papel dos psicólogos nesses eventos adversos. Infelizmente, aqui em Goiânia também temos um exemplo, o acidente com o césio 137, que completou recentemente 30 anos. Sabemos quão importante é a atuação dos profissionais da área de saúde mental para tentar minimizar os traumas psicológicos das vítimas”, complementa.
DeacordocomadiretoradoNepneuro, além de um capítulo que pormenorizaotrabalhopsicossocialdesenvolvido junto aos atingidos no desastre da barragem de Fundão, o livro traz também, em sua segunda parte, outrosrelatosdecasos, comoa tragédia na boate Kiss, no Rio GrandedoSul, eoterremotoemCaraíbas, em Minas Gerais. “Já a primeira parte é dedicada aos fundamentos teóricos da psicologia em situações de emergências e desastres”, informa.
PALESTRA
A sessão de autógrafos será antecedida por palestra ministrada em conjunto por um dos organizadores do livro, Olavo Sant’Anna Filho, e pela presidente do Conselho Regional de Psicologia, Ionara Vieira Moura Rabelo, que tem um capítulo assinado na obra sobre a atenção psicológica em conflitos armados e desastres naturais.
O evento começa às 18h30 e tem como público-alvo psicólogos, professores, estudantes e demais profissionais ligados à Proteção e Defesa Civil. Para participar da palestra é necessário levar um quilo de alimento não perecível.
SOBRE OS PALESTRANTES:
Ionara Vieira Moura Rabelo CRP 09/1661 (atual presidente do CRP/09):
Psicóloga e mestre em Psicologia pela PUC-Goiás, doutora em Psicologia pela Unesp-Assis, com estágio na República Dominicana (Instraw/ONU Mulheres), coordenadora da Comissão Nacional de Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres no CFP (2014-2016) e da Comissão de Psicologia das Emergências e Desastres do CRP de Goiás. Professora adjunta da UFG e psicóloga do Núcleo de Vigilância às Violências e Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Violência e Gênero da Unesp-Assis. Atuou como psicóloga da organização humanitária Médicos sem Fronteiras, com missões em territórios ocupados da Palestina (2011) e na fronteira da Turquia e Síria (2014 e 2015), atendendo a vítimas de conflitos armados; em Tabatinga-Amazonas (2012), atendendo a haitianos em processo migratório; em projeto de Ebola (Libéria, 2015), e no Equador (2016) após terremoto.
Olavo Sant’Anna Filho CRP 06/5386 (um dos organizadores do livro):
Oficial superior da PM do Estado de São Paulo (Pmesp), mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Centro de Altos Estudos de Segurança da Pmesp). Psicólogo pela UNG, psicoterapeuta e psicodramatista pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS) e pela Escola Paulista de Psicodrama (EPP). Pós-graduado em Administração de Emergências e Desastres pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, pela Universidade de Wisconsin e pela Organização Partners of America. Pós-graduado em Gestão de Saúde, Desastres e Desenvolvimento, pela Universidade da Costa Rica e pela Organização Pan-Americana da Saúde. Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em programas de preparação para desastres (1985 a 1987). Atua em consultório, realizando intervenções com vítimas de traumas. Secretário de Estado, chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo (1997 a 2001). Membro da Rede Latino-Americana de Psicologia em Emergências e Desastres.
LANÇAMENTO DO LIVRO “O PSICÓLOGO NA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES – TEORIA E PRÁTICA”
Quando: 23 de novembro (quinta-feira)
Horário: 18h30 – palestra / 19h30 – sessão de autógrafos
Onde: Núcleo de Ensino e Pesquisa em Neurociências (Nepneuro) – Rua 147, número 313, Setor Marista
]]>