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A narrativa feminina e telúrica em Goiás

Diário da Manhã

Publicado em 22 de novembro de 2017 às 01:47 | Atualizado há 2 semanas

As nar­ra­ti­vas fe­mi­ni­nas em Go­i­ás nas­ce­ram ain­da no sé­cu­lo XIX pe­lo ar­ro­jo e des­te­mor de um pu­gi­lo de mu­lhe­res, do­ta­das de co­ra­gem e per­se­ve­ran­ça, no pen­sa­men­to de ex­pan­dir o co­nhe­ci­men­to e in­da­gar a po­si­ção no mun­do mui­to li­mi­ta­do e hos­til ao flo­res­cer do ta­len­to do cha­ma­do “se­xo frá­gil”.

Uma das pi­o­nei­ras foi Au­gus­ta de Fa­ro Fleury Cu­ra­do (1865-1929) que, em 1896, dei­xou es­cri­to um di­á­rio de vi­a­gem do Rio de Ja­nei­ro a Go­i­ás, com mi­nú­cias nar­ra­ti­vas e po­é­ti­cas so­bre as pe­ri­pé­cias des­sa odis­seia; que mos­tra, no con­jun­to de in­for­ma­ções, o co­ti­dia­no do in­te­ri­or bra­si­lei­ro nos pri­mei­ros anos Re­pú­bli­ca.

Au­gus­ta de Fa­ro Fleury Cu­ra­do uti­li­zou-se de um ve­lho ca­der­no pa­ra ano­tar pas­so a pas­so os per­cal­ços de sua vi­a­gem des­de o Rio de Ja­nei­ro até a Ci­da­de de Go­i­ás. Es­se ca­der­no, com ma­nus­cri­tos na ca­li­gra­fia da au­to­ra, foi mais tar­de com­pi­la­do por sua fi­lha Ma­ria Pau­la Fleury de Go­doy e pu­bli­ca­do no Rio de Ja­nei­ro pe­la Edi­to­ra Pon­get­ti em l961, a sua se­gun­da edi­ção saiu pe­la grá­fi­ca da Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca de Go­i­ás no ano de l985 e a ter­cei­ra em 2006.

A lin­gua­gem de Au­gus­ta de Fa­ro Fleury Cu­ra­do é mar­ca­da pe­lo re­quin­te, im­preg­na­da de ter­mos fran­ces­es e tam­bém de con­for­mis­mo di­an­te dos fa­tos e dos acon­te­ci­men­tos que pu­lu­la­vam en­tão; re­fle­te o pen­sa­men­to fe­mi­ni­no go­i­a­no, as­sim co­mo o bra­si­lei­ro, des­se pe­rí­o­do.

Ela já ha­via pu­bli­ca­do an­tes, em São Pau­lo, o seu li­vro De­va­nei­os. Dei­xou iné­di­to Ra­ma­lhe­te de sa­u­da­des, pu­bli­ca­do um sé­cu­lo de­pois.

As crô­ni­cas de Au­gus­ta de Fa­ro ini­ciam-se na cen­tral do Rio de Ja­nei­ro, en­tão ca­pi­tal Fe­de­ral, em 23 de agos­to de 1896, e ter­mi­nam no Cais do Rio Ver­me­lho, na Ci­da­de de Go­i­ás, em 20 de ou­tu­bro do mes­mo ano, pon­to de che­ga­da de sua fa­mí­lia, ain­da pe­la ve­lha es­tra­da do Ou­ro Fi­no, com che­ga­da pe­los la­dos da Ca­ri­o­ca.

Em su­as crô­ni­cas du­ran­te a exaus­ti­va vi­a­gem pa­ra Go­i­ás, Au­gus­ta de Fa­ro des­cre­ve com li­ris­mo e acen­tu­a­dos tra­ços ro­mân­ti­cos os pou­sos ser­ta­ne­jos, ao des­ta­car ter­mos até en­tão pre­sen­tes na li­te­ra­tu­ra,  co­mo “lu­ar”, “cri­an­ças”, “lan­ter­nas má­gi­cas”, ex­pres­sões no­ta­da­men­te lí­ri­cas; até mes­mo o fa­to do ca­sal es­tar sen­ta­do num to­co de ár­vo­re ao lu­ar, es­que­ci­dos, a con­ver­sar.

Du­ran­te trin­ta e dois di­as em ple­no ser­tão, de Ara­gu­a­ri à Ci­da­de de Go­i­ás, a cro­nis­ta re­la­tou pe­cu­li­a­ri­da­des por on­de pas­sou e as di­fi­cul­da­des en­fren­ta­das em to­do o per­cur­so, co­mo chu­va, sol for­te, se­re­no, es­pi­nhos, ani­mais pe­ço­nhen­tos, tra­ves­sia de rios, se­de, can­sa­ço.

Es­se di­á­rio, su­til e de­li­ca­do, cons­ti­tui a vi­são da mu­lher, co­mo nar­ra­do­ra, de um mun­do dis­tan­te, o gran­de ser­tão do oes­te que cha­ma­vam Go­i­ás.

A par­ti­ci­pa­ção fe­mi­ni­na nos re­la­tos his­tó­ri­cos de Go­i­ás da­ta de 1904, quan­do Eurydi­ce Na­tal e Sil­va (1883-1970) pu­bli­cou No­tas de uma vi­gem ao Ara­gu­aia, se­gui­das de um con­to in­ti­tu­la­do Eci­de, nas ofi­ci­nas grá­fi­cas do jor­nal A Re­pú­bli­ca di­ri­gi­do por Lu­iz Gon­za­ga Jayme, mes­mo ano em que foi fun­da­da a “Aca­de­mia de Le­tras de Goyaz”, que te­ve a jo­vem con­tis­ta acla­ma­da co­mo pre­si­den­te.

Es­sa en­ti­da­de foi fun­da­da so­le­ne­men­te em 12 de ou­tu­bro de l904 e con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de ou­tros no­mes da cul­tu­ra go­i­a­na co­mo Jo­a­quim Bo­ni­fá­cio Go­mes de Si­quei­ra, Au­gus­to Rios, Go­do­fre­do de Bu­lhões, Mar­ce­lo Sil­va, Lu­is do Cou­to e Fran­cis­co Fer­rei­ra dos San­tos  Aze­ve­do. Em l906, Eurydi­ce Na­tal cas­ou-se com Mar­ce­lo Sil­va e foi re­si­dir em Ni­que­lân­dia e com a sua au­sên­cia, a en­ti­da­de se dis­sol­veu.

O seu li­vro No­tas de uma vi­a­gem ao Ara­gu­aia, pu­bli­ca­do de­pois, em l939, pe­las ofi­ci­nas grá­fi­cas de O Po­pu­lar, en­fei­xan­do o con­to Eci­de que fo­ra pu­bli­ca­do num pe­que­no li­vre­to em l904, re­ve­lou o tom bi­o­grá­fi­co e his­tó­ri­co, ao des­cre­ver em mi­nú­cias as be­le­zas do Rio Ara­gu­aia e da re­gi­ão inós­pi­ta da­que­les er­mos, en­tão des­co­nhe­ci­dos de uma ma­nei­ra ge­ral, o Cer­ra­do al­cu­nha­do de feio e agres­si­vo.

Nu­ma lin­gua­gem sim­ples, que se apro­xi­ma­va  do co­lo­qui­al, Eurydi­ce Na­tal, co­mo num di­á­rio de vi­a­gem, des­cre­veu os acon­te­ci­men­tos, as pes­so­as, os fa­tos tri­vi­ais; pre­o­cu­pa­da em fa­zer uma amos­tra­gem com­ple­ta do ce­ná­rio e dos seus ti­pos; po­rém aten­den­do à uni­da­de dra­má­ti­ca e uni­da­de de ação que é ca­rac­te­rís­ti­ca im­por­tan­te no con­to.

É per­cep­tí­vel no tre­cho do re­la­to de Eurydi­ce Na­tal, a pre­o­cu­pa­ção da lin­gua­gem rá­pi­da, in­ci­si­va, ao mar­car uma se­quên­cia de fa­tos que con­ver­gem pa­ra a des­cri­ção da vi­a­gem no Rio Ara­gu­aia. Nu­ma re­la­ção ex­plí­ci­ta com o tí­tu­lo, as “no­tas” da au­to­ra per­fi­lam si­tu­a­ções e cos­tu­mes e, de ma­nei­ra gra­ci­o­sa; re­me­mo­ram há­bi­tos de mo­ças e ra­pa­zes nas águas re­man­so­sas do Ara­gu­aia, na­que­les di­as de l904.

A au­to­ra, em seu re­la­to, evi­den­cia acon­te­ci­men­tos ca­rac­te­rís­ti­cos da­que­la épo­ca, ao des­ta­car a che­ga­da a Le­o­pol­di­na, ho­je a ci­da­de de Aru­a­nã, de­pois de brin­ca­dei­ras de jo­vens; fa­tos es­tes que eram co­muns na­que­le tem­po.

Eurydi­ce Na­tal e Sil­va fez sua li­te­ra­tu­ra cen­tra­da nas im­pres­sões pes­so­ais e na ob­ser­va­ção da vi­da co­ti­dia­na de seu tem­po. Na­da de di­gres­sões psi­co­ló­gi­cas ou ata­vi­os de per­qui­ri­ção in­ti­mis­ta, e, sim, tex­tos em que nar­ra de for­ma sim­ples o co­ti­dia­no de seu tem­po e su­as im­pres­sões de mun­do.

Ao se ob­ser­var a uni­ci­da­de de es­pa­ço, per­ce­be-se que o re­la­to de Eurydi­ce é res­tri­to, ao re­ve­lar  ape­nas um cur­to tra­je­to do Rio Ara­gu­aia pa­ra, em se­gui­da, des­ta­car o efei­to da che­ga­da ao por­to de Le­o­pol­di­na. Ao abo­lir os por­me­no­res, a nar­ra­do­ra su­cin­ta­men­te re­la­ta pe­que­nos de­ta­lhes pa­ra pre­ci­pi­tar-se ao fi­nal.

Nes­se mes­mo vi­és, a es­cri­to­ra Ma­ri­a­na Au­gus­ta Fleury Cu­ra­do (Ni­ta – 1897-1986) te­ve pre­sen­ça na vi­da li­te­rá­ria go­i­a­na des­de o prin­cí­pio do sé­cu­lo XX, ao des­ta­car-se pe­lo ecle­tis­mo de sua pro­du­ção; sen­do con­tis­ta, cro­nis­ta, pes­qui­sa­do­ra, ge­ne­a­lo­gis­ta, ro­man­cis­ta, no­ve­lis­ta, his­to­ri­a­do­ra, bi­ó­gra­fa; ao dei­xar  um es­ti­lo mar­ca­do, tam­bém, pe­la ideia de sín­te­se nar­ra­ti­va e pe­lo tom trá­gi­co de mui­tas de su­as obras, ca­rac­te­rís­ti­ca bem mar­can­te que se no­ta em mui­tos de seus per­so­na­gens.

No ano de 1969, Ma­ri­a­na Au­gus­ta Fleury Cu­ra­do pu­bli­cou o li­vro Vi­da, se­gui­do de Rua do Car­mo e Do meu can­ti­nho. Eclé­ti­ca e po­lí­gra­fa, em di­fe­ren­tes mo­da­li­da­des. Su­as nar­ra­ti­vas pri­mam pe­la des­cri­ção rá­pi­da e o es­ti­lo mais dra­má­ti­co das ce­nas, ao ex­plo­rar si­tu­a­ções mis­te­ri­o­sas e tra­di­cio­nais, li­ga­das ao fol­clo­re e cos­tu­mes de Go­i­ás.

Tam­bém es­cri­to­ra po­lí­gra­fa, Ma­ria Pau­la Fleury de Go­doy (1894-1982) des­ta­cou-se tan­to co­mo con­tis­ta, cro­nis­ta e po­e­ti­sa, ao tra­zer a mo­der­ni­da­de pa­ra as nos­sas le­tras a par­tir dos ano de 1920, jun­ta­men­te co­mo Leo Lynce e Jo­ão Ac­cyol­li.

Co­mo cro­nis­ta, Ma­ria Pau­la Fleury co­me­çou bas­tan­te jo­vem a sua atu­a­ção, ain­da ado­les­cen­te no ano de 1911, com ma­nus­cri­tos in­te­res­san­tes, ao nar­rar, de for­ma epis­to­lar, so­bre o co­ti­dia­no da Ci­da­de de Go­i­ás on­de vi­via.

Tam­bém dei­xou obra ex­ten­sa em di­fe­ren­tes es­ti­los co­mo A lon­ga vi­a­gem, Ve­lha ca­sa, Nós e elas, Som­bras, Re­a­li­da­de e so­nho. Te­ve des­ta­que nos anos de 1920 co­mo a pri­mei­ra mu­lher go­i­a­na co­nhe­ci­da na­ci­o­nal­men­te por meio do mo­vi­men­to li­te­rá­rio da Se­ma­na de Ar­te Mo­der­na.

Era uma nar­ra­do­ra de gran­des re­cur­sos de es­ti­lo e for­te per­so­na­li­da­de e foi gran­de co­la­bo­ra­do­ra do Jor­nal fe­mi­ni­no O Lar, que cir­cu­lou na Ci­da­de de Go­i­ás nos anos de 1920, di­ri­gi­do por Os­car­li­na Al­ves Pin­to (1888-1949).

Illydia Ma­ria Pe­ril­lo Cai­a­do (1895-1972) foi uma das cro­nis­tas do Jor­nal A Ro­sa, em 1907, ge­ren­ci­a­do por Hei­tor de Mo­ra­es Fleury. O te­ma das crô­ni­cas de Zi­zi Cai­a­do es­tá li­ga­do à evo­ca­ção das be­le­zas na­tu­ra­is de Go­i­ás no ce­ná­rio de seu ca­sa­rio co­lo­ni­al, ali­a­do ao seu des­lum­bran­te lu­ar da­que­les di­as em que a ilu­mi­na­ção era pou­ca e es­tre­las e lu­a­res eram bas­tan­te des­ta­ca­dos, ao mos­trar que ain­da no iní­cio do sé­cu­lo XX, quan­do o su­des­te bra­si­lei­ro já vi­via ace­le­ra­do de­sen­vol­vi­men­to e pre­o­cu­pa­va-se em sua fa­se pré-mo­der­nis­ta em va­lo­ri­zar o na­ci­o­nal, bus­ca­do pe­la pes­qui­sa da re­a­li­da­de e dos con­fli­tos, o nos­so Es­ta­do en­con­tra­va-se num pe­sa­do le­tar­go, dis­tan­ci­a­do de ino­va­ções li­te­rá­ri­as e pro­gres­sis­tas. Es­sa cro­nis­ta re­gi­o­na­lis­ta da Ci­da­de de Go­i­ás não dei­xou li­vro pu­bli­ca­do.

Da in­ten­sa co­la­bo­ra­ção de Ma­ria Fer­rei­ra de Aze­ve­do Pe­ril­lo (Li­lia – 1906-1994) em O Lar são en­con­tra­das crô­ni­cas de abor­da­gem his­tó­ri­ca e sen­ti­men­tal. A au­to­ra faz uma de­fi­ni­ção do pro­ces­so his­tó­ri­co de for­ma­ção de Go­i­ás, ao evo­car o ban­dei­ran­te Bar­to­lo­meu Bu­e­no, ao va­ler-se de uma lin­gua­gem car­re­ga­da de ter­mos ele­gan­tes e ex­ces­si­va ad­je­ti­va­ção, pró­pria das lon­gas des­cri­ções.

Ge­o­gra­fi­ca­men­te, Ma­ria Fer­rei­ra evo­ca o Lu­gar, as su­as es­pe­ci­fi­ci­da­des, os sen­ti­dos dos Cer­ra­dos, as ma­tas co­mo la­bi­rin­tos ver­des e en­tão in­fin­dá­veis de ver­du­ra, os cam­pos, o Cer­ra­do en­fim. Era o “pe­rí­o­do sin­cré­ti­co da li­te­ra­tu­ra go­i­a­na” que des­ta­ca a mis­tu­ra de gê­ne­ros, a ten­ta­ti­va de mo­der­ni­da­de te­má­ti­ca, mas com for­mas ain­da ar­cai­cas.

Co­ra Co­ra­li­na (1888-1985) ini­ciou sua car­rei­ra li­te­rá­ria co­mo cro­nis­ta e não co­mo po­e­ti­sa, co­mo tan­tos pen­sam. Foi na Re­vis­ta In­for­ma­ção Goya­na, ini­ci­a­da em 1917 que a li­te­ra­ta da Ca­sa Ve­lha da Pon­te te­ceu sua vi­são de mun­do. Mais tar­de tam­bém dei­xou um li­vro de con­tos in­ti­tu­la­do Es­tó­ri­as da Ca­sa Ve­lha da Pon­te.

E evo­cou jus­ta­men­te o Cer­ra­do. Na crô­ni­ca “Ipê flo­ri­do”, Co­ra­li­na evo­ca, num por­tu­guês cas­ti­ço, as ca­rac­te­rís­ti­cas da sin­gu­lar es­pé­cie do Cer­ra­do, tão lem­bra­da e dis­cu­ti­da. Elu­ci­da a im­po­nên­cia do mes­mo, vis­to de lon­ge. Fa­la de seu em­be­le­za­men­to à na­tu­re­za da­di­vo­sa. Ele pas­sa a ser o íco­ne da lem­bran­ça de um pas­sa­do per­di­do.

Res­sal­ta sua pre­sen­ça sem­pre dis­tin­ta no Cer­ra­do, su­as co­res na pai­sa­gem e sua pro­te­ção aos pás­sa­ros e as pes­so­as. É um tex­to de qua­se cem anos, com uma lin­gua­gem ri­ca e ad­je­ti­va­da pa­ra a épo­ca.

Mas, o des­ta­que de Co­ra Co­ra­li­na foi o seu su­ces­so já na ve­lhi­ce e a do­çu­ra de seus ver­sos que evo­cam as be­le­zas da Ci­da­de de Go­i­ás.

Gra­ci­e­ma Ma­cha­do de Frei­tas (l906-l985) foi a voz fe­mi­ni­na que vi­nha de Ja­ra­guá pa­ra a Ci­da­de de Go­i­ás ao anun­ci­ar o pen­sa­men­to li­ber­tá­rio que já eco­a­va no in­te­ri­or do Es­ta­do, por meio de jor­nais que nas­ciam co­mo sím­bo­lo de re­sis­tên­cia ao aban­do­no e iso­la­men­to das ci­da­des em ple­no ser­tão co­mo Ita­be­raí, Ja­ra­guá, Be­la Vis­ta de Go­i­ás, Pal­mei­ras de Go­i­ás, Pi­ra­can­ju­ba e Co­rum­bá de Go­i­ás.

Nes­sa épo­ca, Gra­ci­e­ma Ma­cha­do de Frei­tas, que as­si­na­va seus es­cri­tos co­mo Gra­ce Ma­cha­do, já co­la­bo­ra­va com jor­nais co­mo O Ita­be­ray, O Lar, O Pa­ra­to­dos, O Jor­nal, além de re­vis­tas ca­ri­o­cas e jor­nais de São Pau­lo, ocor­ren­do mes­mo que uma crô­ni­ca sua so­bre Lu­is Car­los Pres­tes ga­nhou pri­mei­ra pá­gi­na de um jor­nal no Rio Gran­de do Sul.

Mes­mo com o acú­mu­lo de fun­ções co­mo pro­fes­so­ra em Ja­ra­guá e, após o ca­sa­men­to com o far­ma­cêu­ti­co e po­lí­ti­co Clo­tá­rio de Frei­tas, o nas­ci­men­to de dez fi­lhos, sem­pre en­con­trou tem­po pa­ra a es­cri­ta e pa­ra atu­a­li­za­ção de su­as lei­tu­ras em fran­cês, lín­gua de sua pre­di­le­ção.

Ob­ser­va-se, em sua pro­du­ção, o uso de uma lin­gua­gem mais des­po­ja­da da ex­ces­si­va ad­je­ti­va­ção, pe­rí­o­dos mais cur­tos e mar­ca­dos pe­la cla­re­za das idei­as e a de­fi­ni­ção dos te­mas. Era o re­cur­so da no­vi­da­de, da ra­pi­dez, da ex­pan­são do pen­sa­men­to sem o bu­ri­la­men­to ex­ces­si­vo do lé­xi­co, mar­cas de mo­der­ni­da­de que tam­bém se fi­ze­ram no­tar no mes­mo pe­rí­o­do.

Mos­tra a vi­são do cer­ra­do no­vo, o “ex­tra­po­lar das cam­pi­nas”, cam­pos no­vos, cam­pos aber­tos á ima­gi­na­ção, na lu­ta pro­gres­sis­ta que vi­ria lo­go adi­an­te, com a mu­dan­ça da ca­pi­tal. Per­so­ni­fi­ca o Cer­ra­do na di­co­to­mia en­tre atra­so e ino­va­ção.

In­fe­liz­men­te Gra­ci­e­ma Ma­cha­do de Frei­tas não dei­xou li­vro pu­bli­ca­do.

Ada Cu­ra­do (l9l6-l999) te­ve uma car­rei­ra li­te­rá­ria eclé­ti­ca en­tre ro­man­ces, con­tos e li­vros de po­e­sia. Dei­xou obras co­mo O so­nho do pra­ci­nha, Mo­re­na, Pa­re­des agres­si­vas, Fi­gu­rões, Ne­go rei e Aca­lan­to que fo­ram bem re­ce­bi­das pe­la crí­ti­ca e a fi­ze­ram con­quis­tar uma ca­dei­ra na Aca­de­mia Fe­mi­ni­na de Le­tras e Ar­tes de Go­i­ás e a fi­li­a­ção em en­ti­da­des co­mo a Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res, se­ção de Go­i­ás e As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa.

Ada Cu­ra­do pu­bli­cou o seu pri­mei­ro li­vro, O So­nho do Pra­ci­nha, que re­u­niu con­tos que al­can­ça­ram su­ces­so ime­di­a­to, aplau­di­do pe­la crí­ti­ca de Go­i­ás e de ou­tros Es­ta­dos. Pu­bli­cou o seu se­gun­do li­vro, o ro­man­ce Mo­re­na, em que re­gis­trou, com mui­ta pro­pri­e­da­de, o fol­clo­re go­i­a­no.

Com o se­lo da li­vra­ria Bra­sil Cen­tral, no ano de 1966, Ada Cu­ra­do pu­bli­cou o li­vro de con­tos Ne­go rei, que re­ce­beu elo­gi­os crí­ti­cos de Orí­ge­nes Les­sa, Xa­vi­er Jú­ni­or, Car­mo Ber­nar­des e do Jor­nal das Le­tras do Rio de Ja­nei­ro.

Mes­mo ao ini­ci­ar sua pro­du­ção li­te­rá­ria com con­tos, Ada Cu­ra­do não se pren­deu ape­nas a es­se gê­ne­ro, ao mos­trar ta­len­to em ou­tros tra­ba­lhos, re­ve­lan­do-se ver­da­dei­ra­men­te po­lí­gra­fa.

Em 1976, en­ve­re­dou pe­lo cam­po da pro­du­ção dra­má­ti­ca, pu­bli­can­do, pe­la Grá­fi­ca Ori­en­te, a pe­ça te­a­tral Sob o tor­men­to da es­pe­ra, pre­mi­a­da num con­cur­so da Cai­xe­go. Em 1977, es­tre­ou no ro­man­ce com Pa­re­des agres­si­vas, pu­bli­ca­do pe­la mes­ma edi­to­ra, re­gis­tran­do o mo­men­to his­tó­ri­co e po­lí­ti­co bra­si­lei­ro dos con­tur­ba­dos anos 1930.

A es­cri­to­ra e pro­fes­so­ra Ayda Fé­lix de Sou­za (1916-1992) foi con­tis­ta, com du­as obas pu­bli­ca­das e mui­tas co­la­bo­ra­ções em jor­nais e re­vis­tas. Seus con­tos pos­su­em vi­va­ci­da­de e mo­vi­men­to, trá­gi­cos em gran­de mai­o­ria, ex­pri­mem o mo­do pe­cu­li­ar da vi­vên­cia ser­ta­ne­ja em mui­tos de­les. Em seu li­vro É a noi­te, des­ta­ca so­bre a vi­vên­cia ser­ta­ne­ja no ser­tão de Go­i­ás, em meio ao Cer­ra­do:

Ma­ri­e­ta Te­les Ma­cha­do (1935-1986) te­ve des­ta­que co­mo edu­ca­do­ra go­i­a­na, bi­bli­o­te­co­no­mis­ta pi­o­nei­ra em Go­i­ás; li­te­ra­ta, de­di­ca­da às cau­sas de nos­so Es­ta­do. Fir­mou-se co­mo in­te­lec­tu­al, aman­te dos li­vros e da his­tó­ria.

Seu li­vro Os fru­tos dou­ra­dos do pe­qui­zei­ro, cer­ra­dei­ro a co­me­çar pe­lo tí­tu­lo, evo­ca o nos­so pa­tri­mô­nio na­tu­ral, ao evi­den­ci­ar sua im­por­tân­cia e seu va­lor pa­ra a his­tó­ria, a so­ci­e­da­de e a cul­tu­ra. Ne­le, evo­ca os bu­ri­ti­zais, as la­go­as, os va­les, os rios, os fun­dos de vár­zea do Bi­o­ma. Des­ta­ca, po­e­ti­ca­men­te, a pre­sen­ça dos pe­ri­qui­tos ba­ru­lhen­tos, as pa­ra­si­tas flo­ri­das, o bri­lho das águas. Fa­la de hi­nos na­tu­ra­is a to­ca­rem na La­goa San­ta.

Dei­xou obra ex­ten­sa, ao en­ve­re­dar in­clu­si­ve pe­la li­te­ra­tu­ra in­fan­til em San­to An­to­nio das Grim­pas e Ro­mão­zi­nho.

Ma­ria do Ro­sá­rio Cas­si­mi­ro, edu­ca­do­ra, pi­o­nei­ra do tra­ba­lho edu­ca­cio­nal fe­mi­ni­no na UFG, co­mo sua pri­mei­ra Rei­to­ra, des­ta­ca-se tam­bém, nos úl­ti­mos tem­pos co­mo con­tis­ta e cro­nis­ta.

Seu li­vro Umas e ou­tras é di­vi­di­do em cau­sos e crô­ni­cas. São 14 ca­sos e 13 crô­ni­cas. Na par­te dos ca­sos, há um in­te­res­san­te, jo­co­so e en­gra­ça­do, que nar­ra so­bre um fran­cês que que­ria co­mer um pra­to tí­pi­co em Go­i­ás, no in­te­ri­or, na­que­les tem­pos an­ti­gos, mas não foi en­ten­di­do.

Re­ve­la-se ex­ce­len­te nar­ra­do­ra dos cau­sos ser­ta­ne­jos de Go­i­ás dos tem­pos de ou­tro­ra.

Tam­bém Ereny Fon­se­ca de Araú­jo (1913-1999) em seu li­vro His­tó­ri­as de uma vi­da, evo­ca os tem­pos an­ti­gos, nu­ma nar­ra­ti­va de me­mó­ri­as, prin­ci­pal­men­te das ci­da­des de Trin­da­de e Ani­cuns, on­de re­si­diu.

Na­ir Pe­ril­lo Richter (1915-2000) tam­bém na­tu­ral da Ci­da­de de Go­i­ás, foi uma das pri­mei­ras cro­nis­tas do jor­nal O Po­pu­lar, a par­tir de sua fun­da­ção em 1938, a con­vi­te de seu fun­da­dor, jor­na­lis­ta Jai­me Câ­ma­ra. Nes­se jor­nal, Na­ir Pe­ril­lo ti­nha uma co­lu­na com o tí­tu­lo de “No mun­do das le­tras” com crô­ni­cas que re­ve­la­vam seu es­ti­lo sen­ti­men­tal.

Mui­to ce­do Na­ir Pe­ril­lo ini­ciou sua co­la­bo­ra­ção nos jor­nais da Ci­da­de de Go­i­ás, co­mo A Ra­zão, fun­da­do ain­da na dé­ca­da de 20, ór­gão di­ri­gi­do por Jai­me Câ­ma­rae Jo­a­quim de Car­va­lho Fer­rei­ra.

Foi co­la­bo­ra­do­ra do jor­nal Ci­da­de de Go­i­ás, fun­da­do no fi­nal dos anos 1920  pe­los jor­na­lis­tas  Goyaz do Cou­to e Ga­ri­bal­di Riz­zo. Com a fun­da­ção da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa em  l0 de se­tem­bro de l934 por Al­ba­tê­nio Cai­a­do de Go­doy, foi es­co­lhi­da co­mo mem­bro fun­da­dor da en­ti­da­de em sua his­tó­ri­ca fun­da­ção.

No ano de 1974, pu­bli­cou o seu pri­mei­ro li­vro de crô­ni­cas: Can­to de Ci­gar­ra, que se es­go­tou lo­go em se­gui­da, sen­do tam­bém ob­je­to de es­tu­dos das alu­nas do Ins­ti­tu­to de Edu­ca­ção de Go­i­ás. Em 1981 pu­bli­cou ou­tro de­no­mi­na­do Tem­po de so­nhos, com crô­ni­cas e re­mi­nis­cên­cias.

Re­gi­na La­cer­da (1919-1992) foi um gran­de íco­ne da po­e­sia de Go­i­ás, no­ta­da­men­te a te­lú­ri­ca. Su­as ima­gens evo­cam o Cer­ra­do, nos­sas tra­di­ções, fol­clo­re e cos­tu­mes. De­di­cou-se, tam­bém, a des­cre­ver po­e­ti­ca­men­te o Cer­ra­do, com des­ta­que pa­ra o seu sen­ti­do de tra­di­ção e de con­ti­nui­da­de.

Re­gi­na La­cer­da tam­bém foi ou­tra pro­sa­do­ra de Go­i­ás que uti­li­zou o Cer­ra­do e a go­i­a­ni­da­de em seus ver­sos. Te­lú­ri­ca, abor­da a al­ma dos ca­mi­nhos e os sen­ti­men­tos das es­tra­das. A li­ga­ção do ho­mem com a na­tu­re­za, a sim­bi­o­se en­tre os ani­mais e os ho­mens, na bus­ca de uma har­mo­nia pe­lo na­tu­ral.

Ni­ce Mon­tei­ro Da­her (1915-2011) foi um no­me na cul­tu­ra go­i­a­na. Es­tu­dou no Co­lé­gio San­ta­na em Go­i­ás, on­de fez Cur­so Nor­mal com­ple­to. Des­de en­tão, ini­ciou sua vi­da jor­na­lís­ti­ca. Es­cre­veu pra­ti­ca­men­te em to­dos os jor­nais de nos­so Es­ta­do e em al­guns pe­lo Bra­sil. Foi mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa, por pro­pos­ta de um de seus fun­da­do­res Dr. Al­ba­tê­nio de Go­doi, en­tão seu Pre­si­den­te, lo­go de­pois de sua fun­da­ção.

Co­la­bo­rou ati­va­men­te em Jor­nal de No­tí­cias, A Ra­zão, Ci­da­de de Go­i­ás, O Aná­po­lis, Fo­lha de Go­i­az, O Po­pu­lar, O Cin­co de Mar­ço. Co­la­bo­rou, por meio de in­ter­câm­bio in­te­lec­tu­al, em O Ta­u­ba­té, A Voz de Var­gi­nha e Jor­nal de Pe­dra Bran­ca. Co­la­bo­rou em nos­sas re­vis­tas Oes­te e Re­vis­ta da Edu­ca­ção. Fo­ra de nos­so Es­ta­do, es­cre­veu nas re­vis­tas Jor­nal das Mo­ças, Fon-Fon e Re­vis­ta da Se­ma­na, no Rio de Ja­nei­ro.

Dei­xou seus tra­ba­lhos tam­bém em di­ver­sos jor­nais, co­mo sín­te­se de sua vi­da a ser­vi­ço da li­te­ra­tu­ra e das ar­tes. Um de seus po­e­mas, “Den­tro de uma sa­u­da­de”, foi gra­va­do por Eli Ca­mar­go. Com Ivan Lins e Mar­ce­lo Bar­ra, man­ti­nha di­á­lo­go mu­si­cal.

Em sua obra, Ni­ce Mon­tei­ro mui­to es­cre­veu so­bre o Cer­ra­do e a na­tu­re­za go­i­a­na. Em seu li­vro de es­treia, des­ta­ca por meio do po­e­ma “Né­voa”, to­da a at­mos­fe­ra vi­la­bo­en­se ao ver e sen­tir o Cer­ra­do em cha­mas, na al­tu­ra dos gran­des mor­ros que cir­cun­dam a ci­da­de. Re­la­ta o fo­go tos­tan­do o ma­to, as la­ba­re­das ver­me­lhas nas cos­tas dos mor­ros, e nar­ra o Cer­ra­do quei­ma­do co­mo “as mon­ta­nhas vi­ram te­la ne­gra uni­da à con­fu­são do in­fi­ni­to”; des­ta­ca co­mo be­lo e as­sus­ta­dor es­pe­tá­cu­lo.

Belkiss Spen­ci­è­re Car­nei­ro de Men­don­ça (1928-2005), além de pi­a­nis­ta, de fa­ma in­ter­na­ci­o­nal, foi tam­bém cro­nis­ta e pes­qui­sa­do­ra. Sua obra li­te­rá­ria tem es­pe­ci­al re­le­vo em re­cor­dar os pri­mór­di­os de Go­i­â­nia e os tem­pos da an­ti­ga ca­pi­tal, as­sim co­mo o chão do Cer­ra­do e a na­tu­re­za exu­be­ran­te go­i­a­na.

Em seu li­vro de crô­ni­cas An­dan­ças no tem­po, a cro­nis­ta re­vi­si­ta a his­tó­ria sob vá­rios nu­an­ces, sob vá­rios pon­tos de vis­ta. Em al­gu­mas des­ta­ca so­bre o Cer­ra­do e su­as va­ri­an­tes en­tre o pas­sa­do e o pre­sen­te. Em “As vi­a­gens de on­tem”, Men­don­ça (2006, p. 37) nar­ra so­bre as pe­ri­pé­cias de se vi­a­jar de Go­i­â­nia a Bra­sí­lia nos pri­mei­ros tem­pos, com car­ro que ato­la­va e as es­pe­ras no Cer­ra­do, eram com­pen­sa­das com a co­lhei­ta dos fru­tos dis­po­ní­veis: “Co­mo a pres­sa de che­gar es­ta­va fo­ra de co­gi­ta­ção, as pa­ra­das eram apro­vei­ta­das pa­ra se co­lher ga­bi­ro­bas. Re­don­di­nhas e do­ces, fi­ca­vam es­con­di­das nas tou­cei­ras e o “cui­da­do com as co­bras” era o avi­so cons­tan­te, pois tam­bém elas ti­nham bom gos­to, sa­bi­am apre­ci­ar o que era bom”.

A mu­lher pas­sou nes­se pe­rí­o­do a com­por o ce­ná­rio do ro­man­ce his­tó­ri­co go­i­a­no. Nes­sa épo­ca des­ta­ca­ram-se as ro­man­cis­tas Ro­sa­ri­ta Fleury (1913-1993) e Ada Ci­oc­ci Cu­ra­do (1916-1999). Ro­sa­ri­ta Fleury lan­çou em 1958 o seu ro­man­ce his­tó­ri­co Elos da mes­ma cor­ren­te, ho­je na 4ª edi­ção, que re­mon­tou o qua­dro so­ci­al vi­la­bo­en­se do sé­cu­lo XIX, em re­la­ção aos con­fli­tos so­ci­ais e fa­mi­lia­res.

Em 1985, Ro­sa­ri­ta Fleury lan­çou o se­gun­do ro­man­ce his­tó­ri­co, in­ti­tu­la­do Som­bras em mar­cha, em que re­la­ta as pe­ri­pé­cias vi­vi­das pe­los fu­gi­ti­vos ma­to­gros­sen­ses da Guer­ra do Pa­ra­gu­ai e a acli­ma­ta­ção dos mes­mos ao am­bi­en­te res­tri­to e fe­cha­do de Vi­la Boa de Go­i­ás. Ro­sa­ri­ta foi pro­fes­so­ra, fun­cio­ná­ria pú­bli­ca, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e fun­da­do­ra da Aca­de­mia Fe­mi­ni­na de Le­tras e Ar­tes de Go­i­ás, en­ti­da­de que pre­si­diu por 23 anos.

Ada Cu­ra­do (1916-1999) foi po­e­ta e pro­sa­do­ra. Em 1958 tam­bém pu­bli­cou o seu ro­man­ce his­tó­ri­co, in­ti­tu­la­do Mo­re­na, em que re­la­ta a for­ça fe­mi­ni­na no am­bi­en­te ru­ral go­i­a­no, nas fi­gu­ras em­ble­má­ti­cas dos per­so­na­gens Mo­re­na e Pe­dro, sím­bo­los da en­ver­ga­du­ra mo­ral ser­ta­ne­ja e en­ve­re­dan­do mais tar­de, em 1979, pe­lo ro­man­ce his­tó­ri­co ur­ba­no in­ti­tu­la­do Pa­re­des agres­si­vas, em que traz a his­tó­ria de Go­i­â­nia co­mo pa­no de fun­do e a ques­tão da for­ça fe­mi­ni­na no ala­van­car da his­tó­ria.

Tam­bém, Ma­ria He­le­na Fer­nan­des Gar­ri­do (1944) pu­bli­cou o ro­man­ce Ob­sti­na­ção, em que te­ce os dra­mas fa­mi­lia­res e hu­ma­nos na re­gi­ão de Ca­cho­ei­ra Al­ta, no su­do­es­te go­i­a­no, nas fi­gu­ras de per­so­na­gens an­to­ló­gi­cos co­mo Ofé­lia, Hi­gi­no e Ju­re­ma. Ou­tra ro­man­cis­ta fez sua es­treia no ano de 1974: Ali­ce Go­di­nho Ba­tis­ta (1939), com o ro­man­ce Um raio de luz na noi­te es­cu­ra, em que, por meio de uma nar­ra­ti­va for­te, en­tre­me­a­da de su­bli­mes emo­ções, evo­ca tam­bém dra­mas es­pe­cí­fi­cos de um tem­po, na fi­gu­ra em­ble­má­ti­ca da fa­mí­lia.

Em 1978, a ro­man­cis­ta mor­ri­nhen­se Nil­za Di­niz Sil­va (1925) fez sua es­treia na nar­ra­ti­va fic­cio­nal go­i­a­na com o ro­man­ce Pas­sa­por­te pa­ra a gran­de vi­a­gem, pu­bli­ca­do pe­la Edi­to­ra Ori­en­te. Nes­ta obra, por meio do per­so­na­gem Os­val­do, a nar­ra­do­ra re­cria qua­dros fa­mi­lia­res de ou­tro­ra, evo­can­do, tam­bém, pe­que­nos dra­mas co­ti­dia­nos que re­mon­tam o qua­dro de nos­sa exis­tên­cia so­bre es­se mun­do.

Ana Bra­ga (1923) é ou­tra pro­sa­do­ra im­por­tan­te na his­tó­ria li­te­rá­ria go­i­a­na com seu li­vro Raí­zes, com crô­ni­cas te­lú­ri­cas de gran­de be­le­za a evo­ca­rem a re­gi­ão do an­ti­go nor­te go­i­a­no.

Ou­tros ro­man­cis­tas tam­bém en­ve­re­da­ram pe­la nar­ra­ti­va fic­cio­nal em ro­man­ce de for­ma his­tó­ri­ca co­mo Ma­ria Eloá de Sou­za Li­ma (1923) em Ser­ra do ca­fe­zal, Ma­ri­qui­nha do So­bra­do e Ana Pru­den­ci­a­na; Ma­ri­e­ta Jayme Fi­guei­re­do em Uma vol­ta ao pas­sa­do, Ma­ria de Lour­des Reis em E as águas co­bri­ram tu­do; Nelly Al­ves de Al­mei­da (1916-1999) em Tem­po de on­tem.

Ou­tros no­mes nos anos de 1980 po­dem ser lem­bra­dos no ro­man­ce his­tó­ri­co go­i­a­no co­mo Hil­da Go­mes Du­tra Ma­ga­lhã­es (1961), que pu­bli­cou, em 1986, o seu ro­man­ce Es­tra­nhos na noi­te, com for­tes fa­tos his­tó­ri­cos in­se­ri­dos; se­gui­do de A he­ran­ça, em 1990, com te­má­ti­ca his­tó­ri­ca e so­ci­al.

A par­tir do ano 2000 ou­tros au­to­res pas­sa­ram a com­por o ce­ná­rio do ro­man­ce his­tó­ri­co em Go­i­ás co­mo Ade­li­ce da Sil­vei­ra Bar­ros, que pu­bli­cou em 2000 o ro­man­ce Um jei­to tor­to de vir ao mun­do, com den­sa e com­ple­xa nar­ra­ti­va em ins­ti­gan­te his­tó­ria.

Cé­lia Cou­ti­nho Sei­xo de Brit­to (1914-1994) em sua pro­du­ção em crô­ni­cas Nos­sos ves­ti­dos bran­cos, de 2017, des­ta­ca so­bre os usos e cos­tu­mes da Ci­da­de de Go­i­ás, os há­bi­tos, usos e mo­dis­mos dos tem­pos da an­ti­ga ca­pi­tal. Lan­çou em vi­da o im­por­tan­te li­vro A mu­lher, a his­tó­ria e Go­i­ás.

Mais re­cen­te­men­te, no ano de 2011, a es­cri­to­ra Cus­tó­dia Wol­ney, au­to­ra de O pre­ço de um so­nho, so­bre a sa­ga de Bra­sí­lia e Ka­lun­ga, que nar­ra so­bre uma mu­lher, uma his­tó­ria, uma vi­da e to­dos os per­cal­ços vi­vi­dos por uma co­mu­ni­da­de pra­ti­ca­men­te iso­la­da do mun­do.

Ed­la Pa­che­co Sa­ad (1918-1997) ro­man­cis­ta e his­to­ri­a­do­ra, de­di­cou-se ao ro­man­ce his­tó­ri­co em Go­i­ás, de fa­to, fez his­tó­ria ao evo­car o pe­rí­o­do com­pre­en­di­do en­tre o sé­cu­lo XIX e XX, com a te­tra­lo­gia “Me­mó­ri­as do ve­lho Za­ca”, em qua­tro alen­ta­dos vo­lu­mes. Em mui­tos de­les, há be­las des­cri­ções de re­gi­ões do Cer­ra­do, que são ce­ná­rios pa­ra os ro­man­ces.

Na pri­mei­ra obra de sua te­tra­lo­gia, na se­quên­cia da mes­ma his­tó­ria pas­sa­da com uma fa­mí­lia na Ci­da­de de Go­i­ás, evo­ca as lem­bran­ças do per­so­na­gem Za­ca­ri­as Per­di­gão, su­as vi­a­gens pe­los cam­pos e ser­tões go­i­a­nos, a re­cor­da­ção das flo­res, dos mal­me­que­res dos cam­pos, o ven­to das cam­pi­nas, as flo­res sil­ves­tres, o can­to dos pe­ri­qui­tos nos bu­ri­ti­zais.

No se­gun­do ro­man­ce da te­tra­lo­gia, in­ti­tu­la­do Pa­re­des cin­zen­tas, tam­bém exor­ta so­bre o re­tor­no do per­so­na­gem à Ci­da­de de Go­i­ás, a des­cri­ção do ce­ná­rio vi­la­bo­en­se, os mor­ros ver­de­jan­tes, sal­pi­ca­dos de ipês, o céu azul, as bar­ri­gu­das, as li­xei­ras em flor, as ro­li­nhas, o ce­ná­rio bu­có­li­co de cri­an­ças a cor­re­rem atrás das ga­li­nhas. Era to­da a vi­da cam­pes­tre com per­fu­me de sân­da­lo pe­los quin­tais.

Já na ter­cei­ra obra da te­tra­lo­gia, in­ti­tu­la­da Um ho­mem en­fren­ta o des­ti­no, tam­bém exor­ta so­bre a na­tu­re­za e so­bre a ve­ge­ta­ção ri­bei­ri­nha; o rio Ara­gu­aia com su­as es­pu­mas, ima­gens po­é­ti­cas do sol e das águas, o en­can­ta­men­to de to­do um mun­do pe­la tran­spa­rên­cia su­til das águas que pa­re­ci­am eter­nas.

Ar­mê­nia Pin­to de Sou­za (1910-2005) foi ro­man­cis­ta, po­e­ta e do­cu­men­ta­ris­ta. Sua obra em ro­man­ces é ex­ten­sa e a mai­o­ria de­les pau­ta pe­la his­tó­ria sen­ti­men­tal com ce­ná­rios vi­ven­cia­dos na Ci­da­de de Go­i­ás. Em mui­tos, evi­den­cia a exis­tên­cia de seus per­so­na­gens em re­la­ção ao Cer­ra­do.

No seu ro­man­ce me­mo­ri­a­lis­ta O bu­ri­ti do se­re­no, com o pró­prio tí­tu­lo a já evo­car uma das mais be­las es­pé­ci­es do Cer­ra­do, des­ta­ca so­bre os ve­lhos ca­mi­nhos do ser­tão, a es­tra­da do sol sem­pre bri­lhan­te, a areia a bri­lhar com su­as fa­ís­cas de mi­ca, os odo­res das ma­tas e do Cer­ra­do pró­xi­mo, a lem­bran­ça dos ca­mi­nhos com as su­as par­ti­cu­la­ri­da­des que a mar­ca­ram pa­ra sem­pre, ou se­ja, a es­tra­di­nha da fa­zen­da Bu­ri­ti do se­re­no, ho­je um bair­ro da ci­da­de de Se­na­dor Ca­ne­do, tra­ga­da que foi pe­la es­pe­cu­la­ção imo­bi­liá­ria da re­gi­ão me­tro­po­li­ta­na de Go­i­â­nia.

Le­na Cas­tel­lo Bran­co Fer­rei­ra de Frei­tas pos­sui tra­ba­lhos so­bre Go­i­ás, so­bre as ci­da­des, fa­mí­lias, eco­no­mia e so­bre a na­tu­re­za go­i­a­na.Seu li­vro de pes­qui­sa his­tó­ri­ca Ar­rai­al e Co­ro­nel – dois es­tu­dos de His­tó­ria so­ci­al, é uma re­fe­rên­cia aos es­tu­dos de his­tó­ria go­i­a­na, nu­ma épo­ca em que pou­ca pro­du­ção era pu­bli­ca­da na área, mar­can­do, por­tan­to, o seu tem­po, co­mo in­ves­ti­ga­ção da vi­vên­cia fa­mi­liar e so­ci­al da re­gi­ão de Meia Pon­te, ho­je Pi­re­nó­po­lis e das dis­tan­tes re­gi­ões de Pi­auí e Ma­ra­nhão.

Seu li­vro de con­tos No­vi­lha de ra­ça e ou­tros con­tos tam­bém des­ta­ca a for­ça nar­ra­ti­va e fic­cio­nal da gran­de his­to­ri­a­do­ra, em pe­que­nas his­tó­ri­as de cu­ri­o­sos fa­tos li­ga­dos ao nos­so po­vo e as nos­sas tra­di­ções.

Ma­ria Ju­lia Fran­co, con­tis­ta, fol­clo­ris­ta, can­to­ra e pro­fes­so­ra, apre­sen­ta uma obra li­ga­da ao chão de Go­i­ás, às tra­di­ções go­i­a­nas. Seu li­vro Sei­os da ter­ra é uma obra de ca­rá­ter te­lú­ri­co, a re­vi­ver a exis­tên­cia do cam­po, nas li­des em meio ao Cer­ra­do.

Em seu li­vro, des­ta­ca so­bre o co­ti­dia­no da fa­zen­da, a di­fe­ren­ça en­tre co­mi­da de gen­te ve­lha e co­mi­da de cri­an­ças, o gran­de po­mar que era o Cer­ra­do, com su­as va­ri­a­das fru­tas, sem­pre apro­vei­ta­das pe­las cri­an­ças da­que­le tem­po.

É um li­vro de ex­pres­são e for­ça nar­ra­ti­va de Ma­ria Ju­lia Fran­co, nas vi­vên­cias in­te­rio­ra­nas, mar­ca­das pe­la pre­sen­ça for­te do ho­mem do cam­po com seus va­lo­res e cos­tu­mes, no­ta­da­men­te da re­gi­ão da an­ti­ga São Se­bas­ti­ão do Ale­mão, ho­je Pal­mei­ras de Go­i­ás.

No que con­cer­ne à nar­ra­ti­va te­lú­ri­ca e fe­mi­ni­na em Go­i­ás, o ano de 2017 foi pró­di­go nas pro­du­ções de es­treia de du­as gran­des nar­ra­do­ras, Car­mem Go­mes no con­to e cau­sos e Adé­lia de Frei­tas, no ro­man­ce.

Du­as no­tá­veis mu­lhe­res, dig­nas e hon­ra­das, que mar­cam a vi­da li­te­rá­ria de Go­i­ás, na ex­pan­são de seus ta­len­tos nas le­tras.

Adé­lia de Frei­tas, na­tu­ral de Bar­ro Al­to, nes­te Es­ta­do, pro­fes­so­ra de Lín­gua Por­tu­gue­sa em ní­vel se­cun­dá­rio e su­pe­ri­or, pes­qui­sa­do­ra, pu­bli­cou o ro­man­ce Chi­ca Ma­cha­do – Um mi­to go­i­a­no, que evo­ca a es­que­ci­da his­tó­ria das mi­nas de Co­cal se­te­cen­tis­ta e a fi­gu­ra mi­to­ló­gi­ca da “es­cra­va, ne­gra, obe­sa, vi­to­ri­o­sa” pa­ra a con­di­ção de ri­ca se­nho­ra, aos mol­des de uma Chi­ca da Sil­va, das pá­gi­nas de Agri­pa Vas­con­ce­los.

Adé­lia de Frei­tas, em ri­ca nar­ra­ti­va, des­fi­la, aos olhos do lei­tor, to­do o ima­gi­ná­rio da­que­le fun­do de ser­tão, mar­ca­do pe­la bru­ta­li­da­de mas­cu­li­na e sub­mis­são fe­mi­ni­na, ain­da mais na con­di­ção de mu­lher/es­cra­va/ob­je­to de to­das as ma­nei­ras, co­mo bur­ro de car­ga pa­ra to­do e qual­quer ser­vi­ço.

Cal­ca­da na tra­di­ção oral e na pes­qui­sa, a obra de Adé­lia de Frei­tas apa­re­ce den­sa de sig­ni­fi­ca­dos. Ri­ca de or­na­men­tos his­tó­ri­cos e lin­guís­ti­cos, Chi­ca Ma­cha­do apa­re­ce ao lei­tor em to­da sua opu­lên­cia e des­gra­ça. Per­so­na­gem que não se es­que­ce, di­an­te da ti­ra­nia dos ins­tin­tos.

Não se po­de co­brar da nar­ra­do­ra a ver­da­de dos fa­tos, per­di­dos eles na po­ei­ra ime­mo­ri­al de to­dos os tem­pos. Nem tal fa­to ofus­ca a obra, ao con­trá­rio, abre opor­tu­ni­da­des de di­va­ga­ção do pró­prio lei­tor em tor­no de al­go tão gran­di­o­so que po­de ter ocor­ri­do nas mi­nas per­di­das de Co­cal, as­sim co­mo as de Pi­lões, as mais dis­tan­tes e es­que­ci­das da­que­le tem­po.

O ro­man­ce abre pas­sa­gem pa­ra a cen­tra­li­da­de de uma gran­de nar­ra­do­ra go­i­a­na, te­lú­ri­ca e po­lí­gra­fa na mo­der­na his­tó­ria li­te­rá­ria de nos­so Es­ta­do. O bri­lho da obra, além do ou­ro ve­lho que ser­ve de pa­no de fun­do da nar­ra­ti­va, é o en­tre­cho­que de emo­ções e des­va­rios;  co­bi­ça, ri­que­za e miséria de um Goiás setecentista; revelados pela argúcia de um coração de mulher.

Co­mo ro­man­cis­ta, Adé­lia de Frei­tas é a gran­de re­ve­la­ção, fe­liz apa­re­ci­men­to nes­se ano de 2017, no re­flo­rir dos ga­lhos te­lú­ri­cos da pro­sa fe­mi­ni­na no Es­ta­do de Go­i­ás. Me­re­ce a di­vul­ga­ção e to­dos os aplau­sos de pú­bli­co e de crí­ti­ca. Se­gue o sen­dal ide­a­lis­ta de Ro­sa­ri­ta Fleury, Ed­la Pa­che­co Sa­ad, Ar­mê­nia Pin­to de Sou­za, Ada Cu­ra­do, ro­man­cis­tas de sa­u­do­sas me­mó­ri­as. Adé­lia é o re­flo­rir do tem­po!

Tam­bém, co­mo pro­sa­do­ra, em cur­ta nar­ra­ti­va; o no­me de Car­mem Go­mes des­pon­ta no ce­ná­rio da li­te­ra­tu­ra fe­mi­ni­na, te­lú­ri­ca e re­gi­o­na­lis­ta, nes­se Go­i­ás de 2017. Gran­de pro­sa­do­ra, com es­ti­lo e na­tu­ra­li­da­de, cri­ou pe­que­nas nar­ra­ti­vas que en­fei­xou no su­ges­ti­vo tí­tu­lo Bei­ra de fo­gão – His­tó­ri­as do bor­ra­lho, em que con­den­sou, além de su­as me­mó­ri­as do tem­po e do es­pa­ço, to­do o ta­len­to de uma pro­sa­do­ra de sín­te­se.

Com pre­fá­cio do gran­de es­cri­tor ve­te­ra­no, Lu­iz de Aqui­no, íco­ne de nos­sas le­tras, a obra de Car­mem Go­mes sur­ge no es­plen­dor de sua in­ten­ção ao mos­trar pe­que­nos di­a­man­tes de bri­lho in­ten­so, em his­tó­ri­as tri­vi­ais, rá­pi­das, con­ta­das mes­mo ao pé do bor­ra­lho, no “ra­bo” do fo­gão de le­nha, pa­ra acor­dar es­sên­cias e sen­ti­men­tos que o tem­po ja­mais se­rá ca­paz de apa­gar.

Na obra te­lú­ri­ca e ri­ca de Car­mem Go­mes en­con­tra-se a es­sên­cia do que so­mos, com o pé na ro­ça, nu­ma ca­sa an­ti­ga, de te­lhas en­car­di­das de pi­cu­mã e de gran­des fo­gões que aque­ci­am ter­nu­ras der­ra­ma­das. A fi­gu­ra dos mais ve­lhos a con­ta­rem his­tó­ri­as, a ar­gú­cia des­ses nar­ra­do­res, os cau­sos de as­som­bra­ção ou alum­bra­men­to, abrin­do por­tas da ima­gi­na­ção in­fan­til, ao evo­ca­rem as nos­sas mais pro­fun­das raí­zes.

O pe­que­no/gran­de li­vro de Car­mem Go­mes com su­as cur­tas his­tó­ri­as, mos­tra, na es­sên­cia, que a al­ma fe­mi­ni­na se der­ra­ma, em qual­quer tem­po, ao lam­pe­jo das emo­ções tan­tas, guar­da­das na al­ma. Fru­to de su­as lem­bran­ças, cos­tu­ra­das com a ri­ca ima­gi­na­ção, a au­to­ra mos­tra-se in­tei­ra, nos pe­da­ços de his­tó­ri­as, co­mo a mu­lher te­lú­ri­ca, vin­da da ve­lha Cris­ti­a­nó­po­lis, do an­ti­go Jul­ga­do de San­ta Cruz de Go­i­ás se­te­cen­tis­ta, com a mar­ca de ho­mens e mu­lhe­res, na la­bu­ta da ter­ra, que re­pas­sa­ram o gos­to te­lú­ri­co do re­cor­dar.

A obra não é te­ci­da ape­nas pe­la ad­vo­ga­da, his­to­ri­a­do­ra ou psi­co­pe­da­go­ga, mas pe­la mu­lher/chão, que, ao vol­tar pa­ra as su­as raí­zes, num mer­gu­lho abis­sal em si mes­ma, foi ca­paz de en­con­trar es­sên­cias e tres­ca­lar per­fu­mes de ou­tro­ra, com os sa­bo­res e co­res do ma­to, das bei­ras dos cor­gu­i­nhos, dos ri­a­chos e bi­qui­nhas d’água das fa­zen­das, os pas­sa­ri­nhos com seus mun­dos pe­que­ni­nos.

Adé­lia de Frei­tas e Car­mem Go­mes, du­as pro­sa­do­ras na es­tei­ra do tem­po da li­te­ra­tu­ra te­lú­ri­ca e re­gi­o­nal de Go­i­ás que abrem ga­lhos fe­cun­dos e ali­men­tam as raí­zes da pro­sa da mu­lher de Go­i­ás, se­cu­lar e im­po­nen­te e lan­çam, ao fu­tu­ro, o pen­sa­men­to su­til e be­lo, no di­a­man­te dos di­as en­so­la­ra­dos ou nas noi­tes de lu­a­res der­ra­ma­dos no fir­ma­men­to da al­ma go­i­a­na!

 

(Ben­to Al­ves Araú­jo Jayme Fleury Cu­ra­do, gra­du­a­do em Le­tras e Lin­guís­ti­ca pe­la UFG, es­pe­cia­lis­ta em Li­te­ra­tu­ra pe­la UFG, mes­tre em Li­te­ra­tu­ra pe­la UFG,  mes­tre em Ge­o­gra­fia pe­la UFG, dou­tor em Ge­o­gra­fia pe­la UFG. Pós-dou­to­ran­do em Ge­o­gra­fia pe­la USP, pro­fes­sor, po­e­ta. ben­to­fleury@hot­mail.com

 

 

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