Câncer da mama também afeta os homens
Diário da Manhã
Publicado em 19 de outubro de 2017 às 20:02 | Atualizado há 7 anosVocê sabia que o câncer de mama não é uma doença exclusiva das mulheres? Ela também pode ser detectada em homens. São raros os casos, mas 1% dos casos foram detectados em homens.
Muitos se recusam a fazer a mamografia, mas os especialistas alertam que não é pelo fato da mama ser menos desenvolvida nos homens e por terem níveis reduzidos de hormônios femininos, que estão imunes a doença.
São vários os fatores que podem aumentar o risco dos homens desenvolverem câncer de mama: envelhecimento, hereditariedade, síndrome de Klinefelter (condição congênita que afeta 0,1% dos homens, que fazem com que não produzam espermatozoides funcionais), exposição às radiações, alcoolismo e outros.
Vale lembrar que algumas pessoas com muitos fatores de risco, muitas vezes não desenvolvem a doença, já outros, sem nenhum, podem a vir a tê-la.
O tratamento do câncer de mama nos homens é similar ao das mulheres. O paciente terá que fazer quimioterapia, radioterapia, cirurgia e hormonioterapia.
A melhor maneira de prevenir o câncer de mama tanto nos homens, quanto nas mulheres é adotar hábitos saudáveis, controlar o peso, evitar bebidas alcoólicas e cigarros.
O câncer de mama é uma doença causada pela reprodução de células anormais da mama, que formam um tumor. Existem vários tipos de câncer de mama e alguns se desenvolvem mais rápido que os outros.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. A cada ano, a doença responde cerca de 25% dos casos novos.
]]>