6 dicas para melhorar o sinal da sua rede Wi-fi
Diário da Manhã
Publicado em 29 de setembro de 2017 às 14:00 | Atualizado há 7 anosHoje em dia as pessoas utilizam mais a rede Wi-fi em comparação a conexões cabeadas. A tecnologia de conexão de fio foi uma grande inovação no mercado por proporcionar mais liberdade para acesso à internet. As redes wireless permitem que as pessoas utilizem o sinal nos smartphones, tablets e notebooks.
Muita gente reclama da lentidão do sinal Wi-fi. Por isso, o TecMundo divulgou algumas dicas que são bastante úteis para melhorar o sinal da sua rede, e acabar com sua dor de cabeça.
1. Mantenha seus equipamentos atualizados
O Wi-Fi está em constante evolução, portanto, sempre que puder, você deve atualizar os seus aparelhos para garantir sempre mais velocidade na transmissão de dados. Para atingir velocidades maiores, você precisa ter um roteador que seja capaz de transmitir no padrão AC e uma placa de rede compatível com esse formato. As placas de rede mais antigas podem ser substituídas com facilidade; já os roteadores precisam ser trocados por modelos mais novos.
2. Posicione o seu roteador no melhor lugar possível
É extremamente importante que ele fique posicionado em um local alto e completamente livre de obstáculos. Afinal de contas, ele é um transmissor de sinal e precisa de espaço. O ideal é deixar o equipamento no local mais central de sua casa, assim você garante a melhor cobertura de sinal possível até nos cantos mais distantes. Outra dica importante é manter o aparelho em um lugar alto, como em cima de alguma prateleira, ou preso na parede mesmo.
3. Procure um canal de transmissão que esteja liberado
Os roteadores transmitem ondas de rádio e, para que o sinal possa trafegar sem problemas, ele precisa de um canal de comunicação que não interfira em outros aparelhos. Como hoje em dia quase todo mundo possui um equipamento desses em casa, é normal que existam conflitos, principalmente se eles utilizarem o mesmo canal de transmissão. Para descobrir qual o canal mais adequado para utilizar, existe um programa para aparelhos Android muito eficiente chamado Wi-fi Analyser. Após descobrir qual dos canais está sendo menos utilizado, reprograme o seu roteador e aproveite o sinal de rede muito mais estável.
4. Livre-se de aparelhos que causam interferência
Existem diversos equipamentos que podem causar interferência em sua rede. Telefones sem fio e fornos de micro-ondas estão entre os principais responsáveis por isso. Para evitar esse problema, você pode adquirir aparelhos de telefone ou roteadores com frequências diferentes. Caso instalar novos equipamentos não seja uma opção, simplesmente posicioná-los longe um do outro pode resolver os problemas na maioria dos casos.
5. Aumente a segurança de sua rede e se livre dos ladrões de sinal
A melhor de maneira de evitar esse tipo de coisa, é escolher um padrão de segurança mais avançado, como o WPA. A senha deve ser difícil, sempre misturando letras e números.
6. Controle aplicativos que sequestram toda a banda
Alguns programas podem comprometer o sinal de sua rede WiFi. Se em sua casa várias pessoas compartilham a mesma rede, é possível que uma máquina esteja consumindo a maior parte da banda e limitando o uso para os outros computadores. Para resolver, você pode utilizar uma ferramenta presente em quase todos os roteadores WiFi, que é o QoS (Quality of Service ou simplesmente Qualidade de Serviço). Ele prioriza a transferência dos dados, ou seja, você pode colocar chamadas em vídeo na frente do Torrent ou, se você quiser, pode bloquear completamente algum programa. (Reprodução: Fotos Públicas)