Saúde

Aplicativo para curas

Diário da Manhã

Publicado em 17 de agosto de 2017 às 15:43 | Atualizado há 2 semanas

A depressão foi considerada pela Organização Mundial da Saúde como o mal do século XXI. Segundos dados da OMS, 320 milhões de pessoas do mundo sofre com esse transtorno mental, um aumento de 18,4% no número de diagnósticos, em comparação com 2005. Segundo o médico psiquiatra Marcelo Caixeta, vários fatores influenciam para o aumento do diagnóstico depressivo registrado pela OMS. “A sociedade moderna é ansiosa. Hoje a população não tem tempo para relaxar, para realizar atividades religiosas e familiares, por exemplo. A comida é outro fator, muita açúcar está associado com a  depressão, assim como a obesidade, diabetes e hipertensão. O uso de  substâncias químicas e as brigas conjugais também entram na lista”, esclarece.

 

Uma pesquisa feita pelo aplicativo GetNinja, que conecta clientes a prestadores de serviço, observou que de 2014 a 2017 cresceu em 16 vezes a procura por profissionais da área de psicologia no Brasil.

 

“O aplicativo observou um crescimento de 110% no cadastro de profissionais da área de psicologia em Goiás no 1º semestre de 2017 em relação ao mesmo semestre do ano passado. Recebemos cerca de 720 pedidos para área de psicologia ao longo dos últimos 12 meses na plataforma. Dentre os serviços mais procurados, a psicoterapia representou 40% dos pedidos, seguido por acompanhamento terapêutico, com 22%, e pessoas em busca de tratamento de traumas e fobias com 10%”, afirma a assessoria. Tecnologia x Saúde Para a psicóloga Fernanda Medeiros, a busca por profissionais na sua área é justificado pelo conhecimento e desmistificação do que é um psicólogo, qual sua função, e como tal profissional pode ajudar em vários setores da vida, seja no relacionamento familiar e profissional.

Ela que usa a plataforma como meio de divulgar o seu trabalho garante que a tecnologia pode ser um aliado para pessoas com sintomas de transtorno mental. “No mundo em que vivemos cada vez mais os aparelhos eletrônicos está presente em nosso dia a dia, e uma ferramenta que possa aproximar e agilizar o contato cliente e profissional só tem a favorecer essa relação”, analisa.

 

“Encontrei o aplicativo por meio do buscador Google. Atraiu-me a facilidade de utilização e a rapidez de resposta. Lá eu encontrei o profissional esperado e já estou em tratamento há cerca de 4 meses. As tecnologias ajudam muito uma pessoa com depressão e hoje tenho orgulho de dizer que estou bem” Marcos Felipe, advogado 

O advogado Marcos Filipe Machado Cruz, 26 anos, usou a plataforma virtual para ter acesso ao um profissional de saúde. “Encontrei o aplicativo por meio do buscador Google. Atraiu-me a facilidade de utilização e a rapidez de resposta. Lá eu encontrei o profissional esperado e já estou em tratamento há cerca de 4 meses. As tecnologias ajudam muito uma pessoa com depressão e hoje tenho orgulho de dizer que estou bem”, ressalta. [box title=”Depressão  dos brasileiros”]
A depressão que afeta cerca de 11,5 milhões de brasileiros não é uma doença.  “Na verdade ela é um sintoma que pode acontecer em várias situações, como câncer, epilepsia, diabetes, distúrbios metabólicos, ou seja, a depressão pode acontecer em quase todas as doenças médicas. E também pode acontecer como uma doença cerebral na qual a alterações de transmissão do estímulo nervoso, das membranas da sinapse e na neuroquímica dos neurotransmissores”, explica o médico psiquiatra Marcelo Caixeta.

De acordo com a definição da OMS, a depressão é muito mais que um acesso de melancolia. Trata-se de um transtorno mental no qual o afetado mostra “uma tristeza permanente e uma perda de interesse pelas atividade que as pessoas costumam desfrutar, acompanhadas da incapacidade de realizar tarefas diárias, durante duas semanas ou mais”.

[/box]

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias