Cadastro para o Passe Livre Estudantil de Goiânia começa nesta semana
Júlio Nasser
Publicado em 17 de julho de 2017 às 17:58 | Atualizado há 7 anosFoto:Reprodução/Goiás Agora
Começou nesta segunda-feira, 17, o cadastro para novos usuários do Programa Passe Livre Estudantil de Goiânia. Os estudantes que ainda não fazem parte do programa têm até do dia 11 de agosto para se inscrever. Já os que já possuem o passe livre, devem trocar os cartões a partir do dia 7 de agosto.
Para se inscrever, os estudantes devem acessar o site da Secretaria de Governo (Segov) e preencher o formulário de inscrição, anexar o CPF, a carteira de identidade, comprovantes de endereço e matrícula, uma foto 3×4 e indicar a unidade do Vapt Vupt em que o Cartão do Estado será retirado.
Benefício
De acordo com a Segov, as regras para o programa não mudaram e cada estudante receberá 48 passagens por mês, podendo utilizar até quatro por dia. O benefício só é liberado para estudantes regularmente matriculados em alguma instituição de ensino básico ou superior.
O secretário de Governo, Tayrone di Martino explica que estudantes que necessitem pegar mais de um ônibus para ir e voltar da instituição de ensino, devem procurar a Segov para abrir um processo para análise do caso.
Cartões
Os estudantes que já são usuários do programa precisam fazer a troca do cartão no período de 7 a 31 de agosto. Os alunos devem se informar por meio do site da Segov, sobre a unidade do Vapt Vupt em que o novo cartão estará disponível para a troca. O serviço começa a valer no dia 1º de setembro.
Programa
Criado em agosto de 2013 pelo governador Marconi Perillo, o Programa Passe Livre Estudantil inicialmente atendia a 8 mil estudantes que recebiam a Bolsa Universitária ou que tivessem renda de até 3 salários mínimos. Em fevereiro de 2014 o número de alunos beneficiários subiu para 50 mil.
Até então, o governo estadual custeava apenas a metade dos custos do programa e o restante ficava a cargo das 18 prefeituras que fazem parte da Região Metropolitana de Goiânia. Agora, o governo será totalmente responsável pelo orçamento do passe livre.
]]>