Carro que Flutua;casa que funciona com um toque só na tela do celular
Diário da Manhã
Publicado em 11 de julho de 2017 às 01:55 | Atualizado há 1 semana
Primeiro o ‘Hoover’, carro que utiliza energia eletromagnética para flutuar. Ele possui a impressão digital da Volkswagen. Trata-se uma das formas de mobilidade urbana do futuro. O veículo teria sido projetado para duas pessoas se locomoverem. No ar. Depois, a construção das denominadas ‘casas inteligentes’. Automatizadas. De seu próprio celular, é possível abrir o portão e fechá-lo. Mais: ingressar no imóvel. Sem recorrer a chaves. Com um toque na tela, operar o ar-condicionado, a iluminação, definir o porcentual de luz necessário para o ambiente a ser ocupado, descer as persianas, ligar a tela de cinema, aumentar ou reduzir o volume do som. Tudo sob segurança total, com câmeras de vigilância 24 horas por dia e possibilidade de chamar o serviço de monitoramento.
– O futuro é hoje!
É a sociedade informacional, como apontava Adam Schaff? Ele estudou na École de Sciences Politiques et Economiques, Paris, França. Registro: em 1945, doutorou-se em Filosofia. Professor em Lodz, transferiu-se depois para Varsóvia, Polônia. Membro da Academia Polonesa de Ciências e do Clube de Roma, virou diretor do Instituto de Filosofia e Sociologia. Mais tarde trabalhou também em Viena. Ninguém poderia imaginar! Nem George Orwell, com o celebrado livro 1984. Um escritor antifascista que lutou ao lado dos republicanos durante a Guerra Civil da Espanha, de 1936 a 1939, a ‘última batalha das utopias’ do século XX.
A micro eletrônica
Não custa lembrar: a revolução produzida pela microeletrônica, o advento dos computadores e, assim como a invenção da Internet, a rede mundial de computadores, www, constituem, hoje, a base tecnológica para essa nova forma de organização das sociedades. É o que informa o engenheiro eletricista, um homem da pós-modernidade, Gilberto de Nazaré. “É a era da informação, da sociedade em rede, da disseminação da informação em níveis nunca antes imaginados”, observa o pesquisador com exclusividade para o DMRevista do Diário da Manhã. Soluções inteligentes, modernas, para os problemas da sociedade pós-industrial, fuzila.
– Depois do carro que flutua, a residência que recorre aos conceitos do sistema automatizado, com eficiência energética, para o uso racional da energia.
O engenheiro do futuro revela que o projeto inclui a automação da iluminação. Trocando em miúdos: é possível a criação de cenários aconchegantes, a intensidade da luz pode diminuir no quarto onde as crianças dormem, conforme os minutos se passam, assim como ao sair de casa uma tecla deve ser acionada para desligar a iluminação e economizar de 30 a 40% de energia. Os múltiplos controles remotos que habitavam a sala é coisa do passado, relata ele. Apenas com o comando de voz, todo o ambiente é montado para que seja possível assistir a um bom filme. De preferência sobre o futuro do século XXII, atira [risos]. As suas músicas preferidas podem ser distribuídas pela casa, explica. Ouça áudios diferentes em cada ambiente, sugere, animado.
– De forma simples e interativa.
Economia de energia
Para aproveitar a luz solar e economizar energia, o que permite alívio no bolso em R$, até as persianas ou cortinas são automatizadas. Programe horários para que elas subam ou desçam, recomenda. A utilização do ar-condicionado pode ser diminuída com a regulação das cortinas e persianas. O imóvel, residencial ou corporativo, pode ser controlado através de painéis ‘touchscreen’. Em sua tela, o usuário navega por múltiplos ambientes, iluminação, ar-condicionado, áudio, vídeo, visualizar o quarto das crianças, receber visitas com um ambiente, iluminação e som agradáveis. O controle de sua residência ou corporação pode ir todo à TV. O controle pode ser efetuado por um smartphone ou um tablete, IOS ou Android, explica ele.
– Os veículos podem ser reconhecidos por aproximação.
Pasme!
Fechadura inteligente. Outro conceito em voga. Para destravar a porta, use a sua senha de acesso no teclado ‘touch’. O sistema lhe identificará e criará um caminho de luz até a sua suíte. Pasme! Moderno, é possível também criar uma política de conscientização do uso racional de energia pela família ou corporação. Para sair, acione o master – off, que desliga toda a iluminação do imóvel, residencial ou corporativo, os equipamentos de ar-condicionado, TV, telão, áudio serão desligados, para economizar energia. A automação permite ainda a utilização de um avançado conceito de segurança, afirma Gilberto de Nazaré. De qualquer lugar do mundo é permitido acessá-lo e controlá-lo, dispara ele. Um dos diferenciais, frisa.
]]>