Opinião

A água na vida do homem

Diário da Manhã

Publicado em 11 de julho de 2017 às 00:03 | Atualizado há 8 anos

Ao es­tu­dar­mos o Gê­ne­sis no an­ti­go tes­ta­men­to, le­mos ao ca­pí­tu­lo I, “O Es­pí­ri­to de Deus era le­va­do so­bre as águas, flu­tu­a­va so­bre as águas; que o fir­ma­men­to se­ja fei­to no meio das águas…”.

Di­an­te des­se ca­pí­tu­lo que po­de­mos cha­mar de Im­pé­rio das Águas, em que to­dos os si­na­li­za­do­res apon­tam pa­ra o en­ten­di­men­to de que tu­do sur­giu a par­tir do ele­men­to água. Se­ria tam­bém o ho­mem ori­gi­ná­rio des­se com­pos­to?

Le­mos ain­da no Li­vro Sa­gra­do, ao ca­pí­tu­lo 1, v 24: E Deus dis­se, pro­du­za a ter­ra al­ma vi­ven­te se­gun­do seus rép­te­is, e bes­tas fe­ras da ter­ra se­gun­do sua es­pé­cie;

E ain­da ao ver­sí­cu­lo 25 do mes­mo ca­pí­tu­lo, o Se­nhor cria o ga­do, rép­te­is e bes­tas;

O ver­sí­cu­lo se­guin­te do mes­mo ca­pí­tu­lo, diz o Se­nhor: “Fa­ça­mos o ho­mem à nos­sa ima­gem e se­me­lhan­ça e se­nho­ree so­bre os pei­xes do mar, e so­bre as aves do céu, e so­bre to­da a Ter­ra e so­bre to­do rép­til que mo­ve na Ter­ra.”  (Bí­blia Sa­gra­da, An­ti­go Tes­ta­men­to, Ge I, v 26 -)

O que cons­ti­tu­i­ria uma con­tra­di­ção quan­do da afir­ma­ti­va “és ter­ra e pa­ra a ter­ra vol­ta­reis”, pois ao ver­sí­cu­lo 26 ex­pos­to, na cri­a­ção do ho­mem não es­tá cla­ro o “co­mo”, ape­nas diz: “Fa­ça­mos o ho­mem…”, mas, não afir­ma tê-lo fei­to a par­tir de um pu­nha­do de bar­ro.

Se ha­via a pre­va­lên­cia das águas so­bre tu­do, com to­dos os in­di­ca­ti­vos de de­la tu­do pro­ce­der, e em nos­sos di­as, sa­be­mos com o au­xí­lio va­li­o­so da Ci­ên­cia que o cor­po hu­ma­no, “a obra pri­ma de Deus”, é cons­ti­tu­í­do 60% de água. Es­sa cer­te­za, nos dei­xa con­fu­sos so­bre es­ses fa­tos. Mes­mo sa­ben­do não mais im­por­tar, se o pri­mei­ro es­cri­ba bí­bli­co ou­viu mal ou se vem sen­do tra­du­zi­do por mi­lê­ni­os com es­sa res­sal­va em aber­to.

A pre­sen­ça da água na vi­da tem a sua im­por­tân­cia já re­fe­ren­da­da em to­dos os se­gui­men­tos, quer ci­en­tí­fi­co, quer fi­lo­só­fi­co o re­li­gi­o­so. To­dos são unâ­ni­mes da im­pos­si­bi­li­da­de de se vi­ver com mí­ni­ma qua­li­da­de de vi­da, ob­ser­va­dos os pa­drões co­nhe­ci­dos, sem o seu con­su­mo e uso prá­ti­co em qua­se 100% das ati­vi­da­des do ho­mem.

Per­fei­ta­men­te com­pre­en­sí­vel à va­lo­ra­ção do lí­qui­do da vi­da por Moi­sés quan­do re­di­ge o li­vro Ge­ne­sis, se per­mi­tin­do co­lo­cá-lo em dois ní­veis, em­bai­xo na ter­ra e so­bre o fir­ma­men­to. Na con­cei­tu­a­ção dos an­ti­gos, a água era o ele­men­to in­dis­pen­sá­vel pa­ra a sus­ten­ta­ção da vi­da em to­dos os rei­nos.

Em to­da a sua tra­je­tó­ria no pla­ne­ta, a hu­ma­ni­da­de in­ter­li­gou su­as ati­vi­da­des, qua­se em seu to­do à de­pen­dên­cia da ação di­re­ta ou in­di­re­ta do pre­ci­o­so lí­qui­do.

Com o cres­ci­men­to po­pu­la­cio­nal qua­se sem con­tro­le, seu con­su­mo che­ga a ní­veis crí­ti­cos, as­so­cian­do-se é cla­ro, a in­fe­liz con­tri­bui­ção do ho­mem, des­ma­tan­do, ora pe­lo pas­to, ora pe­la ma­dei­ra, quan­do não, pe­la des­me­di­da ga­nân­cia imo­bi­liá­ria. Di­rão to­dos, é o pro­gres­so e há um pre­ço a pa­gar. Jus­ti­fi­ca­ti­va da am­bi­ção e de­ses­pe­ra­ção fi­nan­cei­ra.

Re­pe­ti­ti­vos afir­ma­rão não ter co­nhe­ci­men­to das pos­sí­veis con­se­quên­cias, ou mes­mo, que as au­to­ri­da­des do meio am­bi­en­te emi­ti­ram au­to­ri­za­ção pa­ra o ca­so, isen­tan­do o em­pre­en­de­do­ris­mo de qual­quer res­pon­sa­bi­li­da­de.

Os avi­sos da mãe na­tu­re­za es­tão sur­gin­do sem su­ti­le­za, de for­ma di­re­ta e sem di­rei­to a dú­vi­da. Bas­ta ob­ser­var­mos a cri­se hí­dri­ca no Bra­sil, ha­ja vis­ta, gran­de par­te do nor­des­te não ter no­tí­cias de chu­va, al­guns es­ta­dos há dois, três anos de in­cer­te­zas. O nor­des­ti­no, es­se for­te, pla­gi­an­do o au­tor de Ser­tões e Ve­re­das; so­bre­vi­ve há sé­cu­los à tei­mo­sia da re­gi­ão.

Uma no­va ca­rac­te­rís­ti­ca na ques­tão H2o se con­fi­gu­ra nas cri­ses em even­tua­li­da­des co­mo na ci­da­de de São Pau­lo, Bra­sí­lia e ou­tras, com ra­ci­o­na­men­to e tu­do mais.

Cu­ri­o­sa­men­te, qua­se sem­pre, ne­nhum dos “lu­crar­dá­rios” des­sas ações an­te-eco­ló­gi­cas, são “con­vi­da­dos” a in­de­ni­zar na pro­por­ção dos da­nos, os sis­te­mas am­bien­tais des­man­te­la­dos, pe­la in­cú­ria des­sa gen­te que só pen­sa em ga­nhar. E pros­se­guem com a es­tra­té­gia de de­vas­tar pa­ra ocu­par, não im­por­tan­do o ta­ma­nho dos tran­stor­nos e pre­ju­í­zos que cau­sam à So­ci­e­da­de.

É in­te­res­san­te no­tar que nas lo­ca­li­da­des em que a cri­se hí­dri­ca se mos­trou mais in­ten­sa, hou­ve uma con­sci­en­ti­za­ção vol­ta­da pa­ra a eco­no­mia de água. Ho­je mes­mo em São Pau­lo, on­de pa­re­ce que a cri­se pas­sou, os ci­da­dã­os con­ti­nuam em­pe­nha­dos na re­du­ção do con­su­mo.

Num pa­ís em que exis­tem co­mis­sões até pró va­le gás, de­ve­ria se fir­mar (pa­ra­béns se já exis­te) as­so­cia­ções com­pos­tas pe­las co­mu­ni­da­des atin­gi­das pe­los ra­ci­o­na­men­tos e su­as con­se­quên­cias. Quem sa­be a ação dis­ci­pli­na­do­ra de tais or­ga­ni­za­ções, abran­gen­do to­da a po­pu­la­ção, me­lho­ra­ria a edu­ca­ção eco­ló­gi­ca, po­den­do nu­ma se­gun­da fa­se in­flu­ir em ou­tras uni­da­des fe­de­ra­ti­vas, de ma­nei­ra a que ado­tem sua po­lí­ti­ca es­tra­té­gi­ca pa­ra con­ser­va­ção e pre­ser­va­ção.

Não se dis­cu­te a res­pon­sa­bi­li­da­de do ci­da­dão no que res­pei­ta a tão re­le­van­te as­sun­to. São me­re­ce­do­ras dos mais al­tos elo­gi­os tais ini­ci­a­ti­vas em lu­tar pa­ra ga­ran­tir a es­tru­tu­ra aquo­sa. Mas en­vi­dar es­for­ços ex­tra­or­di­ná­rios pa­ra au­xi­li­ar as au­to­ri­da­des exis­ten­tes na área, se trans­for­man­do em voz úni­ca na de­nún­cia das in­fra­ções que pos­sam Por em ris­co o abas­te­ci­men­to de água, bem co­mo de ou­tras ques­tões alu­si­vas.

 

(Nil­son Ri­bei­ro, em­pre­sá­rio do ra­mo grá­fi­co)

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