Opinião

Viagem no tempo aos pés da Mantiqueira

Diário da Manhã

Publicado em 4 de julho de 2017 às 04:02 | Atualizado há 8 anos

Car­los Ro­me­ro Car­nei­ro con­ta co­mo foi pro­du­zir uma tra­ma so­bre “nos­tal­gia, ob­ses­sões e vi­a­gem no tem­po”, am­bien­ta­da no in­te­ri­or de Mi­nas Ge­ra­is.Se­gue abai­xo a en­tre­vis­ta que fiz com es­se es­cri­tor de ta­len­to, dis­cí­pu­lo de um mons­tro sa­gra­do da li­te­ra­tu­ra la­ti­no-ame­ri­ca­na: o co­lom­bi­a­no Ga­bri­el Gar­cia Már­quez prê­mio No­bel de 1982

Du­as da tar­de de uma quin­ta-fei­ra, en­con­tra­mos Car­los Ro­me­ro Car­nei­ro na re­da­ção do jor­nal “Em­pó­rio de No­tí­cias” pa­ra uma en­tre­vis­ta so­bre o seu pri­mei­ro ro­man­ce “Co­ne­xão Hirsch – Nos­tal­gia, ob­ses­sões e vi­a­gens no tem­po”. Lo­go de ca­ra, no­ta­mos al­gu­mas sin­gu­la­ri­da­des en­tre o pro­ta­go­nis­ta da tra­ma e seu cri­a­dor: am­bos pro­du­zem um “jor­nal de no­tí­cias ve­lhas”, em uma ci­da­de en­cra­va­da aos pés da man­ti­quei­ra, e têm fi­xa­ção pe­lo pas­sa­do. Di­fe­ren­te de Ga­bri­el, pro­ta­go­nis­ta da tra­ma, o es­cri­tor não de­mons­trou re­co­lhi­men­to. Pa­re­cia en­tu­si­as­ma­do em co­men­tar so­bre a obra e con­tar co­mo as his­tó­ri­as que co­le­ci­o­nou du­ran­te a vi­da fo­ram im­por­tan­tes na cons­tru­ção da nar­ra­ti­va.

Co­mo sur­giu a ideia de cri­ar uma his­tó­ria de vi­a­gem no tem­po em uma ci­da­de do in­te­ri­or de Mi­nas?

Sou apai­xo­na­do pe­lo tem­po. Te­nho fas­cí­nio pe­la in­flu­ên­cia do pas­sa­do e pe­la ra­pi­dez com que a vi­da se re­no­va. Tal­vez por is­so, tor­nei-me um afi­ci­o­na­do pe­lo as­sun­to e usei es­te ele­men­to co­mo re­cur­so nar­ra­ti­vo.

Do que se tra­ta “Co­ne­xão Hirsch”?

É a his­tó­ria de um ra­paz tí­mi­do e re­ser­va­do que pro­duz um jor­nal com as­sun­tos acon­te­ci­dos no pas­sa­do e, que por al­gum mo­ti­vo, tor­na-se de­pen­den­te de ener­gi­as gra­va­das em ob­je­tos, lu­ga­res e pes­so­as. Seu com­por­ta­men­to ex­cên­tri­co atrai a aten­ção de um ve­lho cha­ma­do Ama­ran­te que pas­sa a en­si­ná-lo so­bre as téc­ni­cas de ab­sor­ção dos flui­dos, o que pos­si­bi­li­ta ao pro­ta­go­nis­ta ter aces­so às me­mó­ri­as da ci­da­de.

Ca­pi­tu­va, a ci­da­de on­de a his­tó­ria acon­te­ce, é sua ter­ra na­tal?

O am­bi­en­te é re­al, mas as per­so­na­gens são fic­tí­cias. A ideia foi uti­li­zar as ru­as e cons­tru­ções de on­de nas­ci (San­ta Ri­ta do Sa­pu­caí) pa­ra pos­si­bi­li­tar aos lei­to­res “tran­si­ta­rem pe­la obra”. É cla­ro que nem tu­do es­tá lá. Não há se­te bus­tos do Co­ro­nel, es­pa­lha­dos pe­la ci­da­de… A ideia é pro­mo­ver uma ex­pe­ri­ên­cia que dê às pes­so­as um sen­ti­men­to de per­ten­ci­men­to à obra.

Por que a tra­ma acon­te­ce nos anos 70?

Eu que­ria que os per­so­na­gens tran­si­tas­sem pa­ra dar va­zão às su­as ex­pe­ri­ên­cias e ima­gi­nei que is­so não se­ria pos­sí­vel em um mun­do co­nec­ta­do. Co­mo nas­ci no fim dos anos 70, cap­tei o mo­men­to e usei aque­la at­mos­fe­ra bu­có­li­ca pa­ra acres­cen­tar vi­gor à nar­ra­ti­va.

Vo­cê acre­di­ta no que cha­ma de “Pro­je­ção no tem­po”?

Sem­pre que ca­mi­nha­va pe­la ci­da­de no­ta­va que o am­bi­en­te pa­re­cia car­re­ga­do em al­gu­mas ru­as e ima­gi­na­va que ha­via al­go que não po­dia com­pre­en­der. O in­te­res­san­te é que eu não era o úni­co. Ou­tras pes­so­as eram sub­me­ti­das às mes­mas sen­sa­ções, nas mes­mas ru­as. A con­clu­são que che­guei foi de que exis­te al­go que nos in­flu­en­cia o tem­po in­tei­ro. Al­gum ti­po de ener­gia im­preg­na­da nas coi­sas. É cla­ro que eu nun­ca vol­tei no tem­po, nem ti­ve vi­sões do pas­sa­do, mas to­car al­guns ob­je­tos ou tran­si­tar por cer­tos lu­ga­res, agu­çam um sen­ti­men­to que eu não sei ex­pli­car.

Ga­bri­el (pro­ta­go­nis­ta da tra­ma) é seu al­ter ego?

Nós te­mos di­ver­sas par­ti­cu­la­ri­da­des, co­mo o fa­to de ser­mos jor­na­lis­tas e nos li­gar­mos em his­tó­ria, mas so­mos pes­so­as bem di­fe­ren­tes. Es­ta­mos fa­lan­do de um su­jei­to ob­ses­si­vo, es­tra­nho, que co­lo­ca al­go na ca­be­ça e não ti­ra e que co­me­ça a in­te­ra­gir com o pas­sa­do pe­la in­ca­pa­ci­da­de de li­dar com a pró­pria vi­da. Pen­san­do bem, so­mos bem pa­re­ci­dos…

Co­mo sur­giu a ideia de le­var a tec­no­lo­gia à li­te­ra­tu­ra?

Ve­nho de um am­bi­en­te tec­no­ló­gi­co. Al­gu­mas das prin­ci­pa­is em­pre­sas e ins­ti­tu­i­ções vol­ta­das à tec­no­lo­gia no pa­ís nas­ce­ram em San­ta Ri­ta do Sa­pu­caí (tam­bém co­nhe­ci­da co­mo ‘O va­le da Ele­trô­ni­ca’). Te­nho sou só­cio de uma star­tup al­ta­men­te ino­va­do­ra pa­ra re­cru­ta­men­to e se­le­ção de pro­fis­si­o­nais por ví­deo, a 30tos­how. Cer­ta­men­te, fui in­flu­en­cia­do por es­ta efer­ves­cên­cia di­gi­tal.

Co­mo a tec­no­lo­gia in­te­ra­ge com o seu li­vro?

Em­bo­ra se­ja meu pri­mei­ro ro­man­ce, “Co­ne­xão Hirsch” é o meu sex­to pro­je­to edi­to­ri­al. Em to­dos os tra­ba­lhos an­te­rio­res, cri­a­va uma playlist di­fe­ren­te pa­ra man­ter o cli­ma da nar­ra­ti­va e ima­gi­nei que se­ria in­te­res­san­te dis­po­ni­bi­li­zar es­tas mú­si­cas pa­ra ser­vir co­mo pa­no de fun­do a quem fi­zes­se a lei­tu­ra. Ou­tro re­cur­so que uti­li­za­mos fo­ram os ví­de­os que po­dem ser aces­sa­dos em ru­as e cons­tru­ções atra­vés do uso de QRCo­de. Pa­ra quem não po­de vi­a­jar a San­ta Ri­ta, lis­ta­mos as “lo­ca­ções” no Go­o­gle­Maps, com as de­vi­das des­cri­ções. Tu­do is­so aju­da a dar mais in­te­ra­ti­vi­da­de à obra.

Es­te tra­ba­lho exi­giu mui­to de vo­cê?

Es­cre­vi “Co­ne­xão Hirsch” en­tre a mor­te do meu pai e o mo­men­to mais de­li­ca­do da mi­nha vi­da. Mi­nha es­po­sa es­ta­va a tra­ba­lho no ex­te­ri­or, en­trei em de­pres­são pro­fun­da pa­ra de­sen­vol­ver a tra­ma e o meu fi­lho so­freu mui­to com tu­do is­so. Che­guei a pen­sar que não so­bre­vi­ve­ria ao pro­ces­so cri­a­ti­vo e mi­nha al­ma fi­cou gra­va­da nes­te li­vro co­mo uma es­pé­cie de ci­ca­triz. Em al­guns mo­men­tos, per­ce­bi que pre­ci­sa­va pen­sar bem no que iria es­cre­ver e, só de­pois, me de­pa­ra­va com as pá­gi­nas em bran­co pa­ra di­zer o que que­ria e sa­ir o mais rá­pi­do que pu­des­se. Foi um pro­ces­so do­lo­ro­so e des­gas­tan­te, mas fi­quei mui­to con­ten­te com o re­sul­ta­do. No fim das con­tas, a his­tó­ria me so­ou ori­gi­nal, con­sis­ten­te e be­la. Tal­vez ti­ves­se se­gui­do ou­tros ca­mi­nhos ca­so ti­ves­se si­do pro­du­zi­da em um ou­tro mo­men­to, mas fi­quei mui­to sa­tis­fei­to com o re­sul­ta­do.

On­de o lei­tor po­de en­con­trar seu li­vro?

Os exem­pla­res po­dem ser ad­qui­ri­dos atra­vés do si­te www.co­ne­xa­oh.com. O pre­ço é de R$ 40.00.

 

(Sa­la­ti­el So­a­res Cor­reia, en­ge­nhei­ro, ba­cha­rel em Ad­mi­nis­tra­ção de em­pre­sas, mes­tre em Pla­ne­ja­men­to Ener­gé­ti­co. É au­tor, en­tre ou­tros li­vros, de Chei­ro de Bi­bli­o­te­ca)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias