Opinião

Sinais são sintoma da Neuropatia Periférica, sendo comum afetar os nervos

Diário da Manhã

Publicado em 1 de julho de 2017 às 23:55 | Atualizado há 8 anos

A neuropatia periférica tem como característica comum afetar os nervos periféricos, sendo responsáveis por levar as informações do cérebro e da medula espinhal para o corpo podendo causar danos permanentes aos nervos, no entanto muitas vezes é um problema incapacitante e até mesmo fatal, normalmente há certa dificuldade em identificar a causa da neuropatia periférica, pois há inúmeros fatores que podem estar por trás deste problema. Algumas pessoas desenvolvem a neuropatia periférica pelo excesso de álcool, drogas, estado de deficiência de vitamina podendo está relacionado com a alimentação realizada de forma incorreta, doenças Genéticas entre outros fatores. Os sinais e sintomas do problema vão depender muito do nervo lesionado. Entretanto a neuropatia a principio pode causar formigamento dormência, sensação de queimação nos braços nas pernas, fraqueza ou dor nas mãos ou nos pês, ressaltando que pode haver perda da sensação do mesmo.

Atenção e muito importante as pessoas que apresentarem qualquer um desses sintomas ou algo parecido procurar de imediato a assistência medica no qual poderá diagnosticar o problema a fim de proporcionar ajuda o mais breve possível. O diagnostico e tratamento precoce de fato pode auxiliar no controle dos sintomas, prevenindo danos mais graves aos nervos periféricos. Os principais objetivos do tratamento da neuropatia periférica e controlar os sintomas, interromper a lesão ao nervo e acima de tudo garantir uma melhor qualidade de vida as pessoas que possuem esse problema.

Sendo que o uso de álcool deve ser interrompido completamente e, se necessário, haverá, também, a necessidade de repor vitaminas e realizar alterações significativas na dieta.

Alguns pacientes podem precisar de cirurgia para interromper a lesão no nervo. Além disso, é possível que o tratamento também envolva seções de fisioterapia para retomar a força e o controle muscular. O diagnostico pode ser realizado por exames como  Eletromiografia (EMG) que serve para medir o funcionamento dos nervos. Teste de velocidade de condução nervosa (NCV) tendo como proposito medir a velocidade à qual os sinais viajam através dos nervos. Biópsia de nervo que analisa as células em um microscópio.

Ressaltando que os medicamentos podem reduzir a dor nos pés, nas pernas e nos braços, lembrando que os mesmo geralmente não trazem de volta a sensibilidade. É importante consultar um medico sobre o uso de qualquer medicamento.

Medicamentos usados para tratar outros problemas médicos, como convulsões ou depressão, também podem ajudar a controlar a dor. Fique atento a esse problema, pois ultimamente está cada vez mais presente na sociedade, e não se esqueça de havendo qualquer duvida procure um especialista da área.

 

(Clezia Nogueira, licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás PUC-GO)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias