Opinião

Um passo adiante para o produtor rural

Diário da Manhã

Publicado em 30 de junho de 2017 às 22:50 | Atualizado há 8 anos

Es­ta­mos ten­do a pro­va, em meio a mai­or re­ces­são da nos­sa his­tó­ria, de que não há ca­mi­nho pa­ra aten­der as de­man­das da nos­sa po­pu­la­ção e al­can­çar o bem es­tar so­ci­al que não pas­se pe­la va­lo­ri­za­ção do nos­so po­ten­ci­al agro­pe­cu­á­rio. Te­mos um dos mai­o­res ter­ri­tó­rios do mun­do, e en­tre ao paí­ses que tem tan­ta ter­ra co­mo nós, co­mo Es­ta­dos Uni­dos, Ca­na­dá, ou Rús­sia, te­mos ain­da um di­fe­ren­ci­al: o cli­ma tro­pi­cal que é fa­vo­rá­vel pa­ra o plan­tio, além, é cla­ro, do so­lo ex­tre­ma­men­te fér­til.

A agri­cul­tu­ra foi a res­pon­sá­vel por ter­mos vol­ta­do a al­can­çar um cres­ci­men­to eco­nô­mi­co, ain­da que tí­mi­do, no pri­mei­ro tri­mes­tre des­te ano, e é ela, co­mo te­nho di­to já há al­gum tem­po, que vai nos ti­rar da re­ces­são, mes­mo com to­dos os gar­ga­los que o pro­du­tor pre­ci­sa en­fren­tar no Bra­sil, e que di­fi­cul­tam que apro­vei­te­mos to­do o nos­so po­ten­ci­al. No en­tan­to, sa­be­mos que há al­guns pi­la­res bá­si­cos pa­ra ga­ran­tir pro­du­ti­vi­da­de no cam­po e uma ati­vi­da­de lu­cra­ti­va. En­tre es­ses fa­to­res fun­da­men­tais es­tá a ne­ces­si­da­de de in­fra­es­tru­tu­ra, pes­qui­sa, ex­ten­são, e tam­bém o aces­so a fi­nan­cia­men­to, que é uma ques­tão cha­ve.

Nes­se sen­ti­do, apre­sen­tei na Câ­ma­ra, ain­da em 2015, um pro­je­to de Lei que au­to­ri­za o pro­du­tor ru­ral a sub­me­ter seu imó­vel ru­ral, ou fra­ção des­te, ao re­gi­me da afe­ta­ção. Na prá­ti­ca, o ter­re­no do pro­du­tor ou fra­ção des­te ter­re­no, cons­tru­ções, má­qui­nas, ins­ta­la­ções e ben­fei­to­ri­as vão fi­car apar­ta­dos do res­tan­te do pa­tri­mô­nio do pro­pri­e­tá­rio, co­mo já acon­te­ce em em­pre­en­di­men­tos imo­bi­liá­rios, quan­do os ad­qui­ren­tes têm di­rei­to a uni­da­des au­tô­no­mas de edi­fí­cio em cons­tru­ção no ca­so de fa­lên­cia do in­cor­po­ra­dor.

Is­so ga­ran­te que o pro­du­tor não sa­cri­fi­que to­do o seu pa­tri­mô­nio pa­ra ga­ran­tir cré­di­to jun­to ao mer­ca­do por meio de emis­são da Cé­du­la Imo­bi­liá­ria Ru­ral, po­den­do dar co­mo ga­ran­tia ape­nas fra­ção do ter­re­no, tam­bém não in­clu­in­do equi­pa­men­tos, má­qui­nas e ben­fei­to­ri­as. Fe­liz­men­te, es­se pro­je­to foi apro­va­do na úl­ti­ma se­ma­na no Se­na­do, mos­tran­do que a pre­o­cu­pa­ção com o in­cen­ti­vo ao cré­di­to ru­ral es­tá pre­sen­te no po­der le­gis­la­ti­vo.

Por ter so­fri­do emen­das, a ma­té­ria vol­ta­rá pa­ra a Câ­ma­ra, on­de te­nho cer­te­za que não ha­ve­rá pro­ble­ma pa­ra a apro­va­ção. Co­mo já di­to, te­mos o po­ten­ci­al pa­ra ser­mos a mai­or po­tên­cia agrí­co­la do mun­do, e é exa­ta­men­te o que es­pe­ram de nós. Bas­ta que, um a um, con­si­ga­mos su­pe­rar os gar­ga­los que nos im­pe­dem dis­so.

 

(Ro­ber­to Ba­les­tra, de­pu­ta­do fe­de­ral pe­lo Par­ti­do Pro­gres­sis­ta)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias