Opinião

José Vitti: opção real da base aliada para governador de Goiás

Diário da Manhã

Publicado em 28 de junho de 2017 às 00:48 | Atualizado há 8 anos

No exer­cí­cio do se­gun­do man­da­to de de­pu­ta­do es­ta­du­al, Jo­sé Vit­ti (PSDB) pas­sa a ser uma al­ter­na­ti­va re­al da ba­se ali­a­da pa­ra a su­ces­são do go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo. E é im­pres­sio­nan­te a se­me­lhan­ça de Vit­ti com Mar­co­ni, am­bos pau­tam su­as car­rei­ras po­lí­ti­cas pe­lo ze­lo da coi­sa pú­bli­ca, mas tam­bém pe­la com­pe­tên­cia de se ade­qua­rem sa­bi­a­men­te à mo­der­ni­da­de. Sem fa­lar que são con­ter­râ­ne­os de Pal­mei­ras de Go­i­ás.

O cer­to é que uma can­di­da­tu­ra a qual­quer car­go ele­ti­vo tem que nas­cer na­tu­ral­men­te, es­pe­ci­al­men­te da bo­ca do po­vo, e não im­pos­ta go­e­la abai­xo atra­vés de gran­des even­tos. Ho­je, em ra­zão do su­ces­so que ob­te­ve nos dois tes­tes nas ur­nas, com vo­ta­ção cres­cen­te sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te, Jo­sé Vit­ti che­gou à li­de­ran­ça do Go­ver­no na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va, on­de de­mons­trou ra­ro po­der de ar­ti­cu­la­ção com seus co­le­gas par­la­men­ta­res, che­gan­do à pre­si­dên­cia da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va.

Em ra­zão do tra­ba­lho que re­a­li­zou em prol do de­sen­vol­vi­men­to do Es­ta­do de Go­i­ás, Jo­sé Vit­ti foi elei­to pe­lo Clu­be dos Re­pór­te­res Po­lí­ti­cos de Go­i­ás (CRPG) o De­pu­ta­do Es­ta­du­al do Ano de 2016. E, es­sa con­quis­ta gi­gan­te so­ma­da à ges­tão pro­fí­cua que vem re­a­li­zan­do a fren­te do Po­der Le­gis­la­ti­vo es­ta­du­al, co­lo­ca o no­me de Vit­ti, ho­je, en­tre os pro­vá­veis can­di­da­tos do PSDB e da ba­se ali­a­da à su­ces­são de Mar­co­ni Pe­ril­lo no Go­ver­no de Go­i­ás. E es­sa é uma ver­da­de tão gran­de que já es­tá na bo­ca do po­vo. Fo­ram vá­rios os ami­gos que me pro­cu­ra­ram es­pon­ta­ne­a­men­te pa­ra co­men­tar da as­cen­são po­lí­ti­ca de Vit­ti.

E o cu­ri­o­so é que a bem su­ce­di­da car­rei­ra po­lí­ti­ca de Mar­co­ni Pe­ril­lo ini­ciou com a elei­ção de­le pe­lo CRPG co­mo De­pu­ta­do Es­ta­du­al do Ano, de­pois con­quis­tou o tí­tu­lo de Con­gres­sis­ta do Ano e de Po­lí­ti­co do Ano. Na sex­ta-fei­ra, 23, ao re­ce­ber o seu mais re­cen­te Di­plo­ma de Po­lí­ti­co do Ano, o Go­ver­na­dor de Go­i­ás res­sal­tou as qua­li­da­des de Jo­sé Vit­ti, so­bre­tu­do co­mo ar­ti­cu­la­dor po­lí­ti­co. E en­fa­ti­zou o quan­to foi im­por­tan­te pa­ra sua car­rei­ra po­lí­ti­ca ca­da re­co­nhe­ci­men­to que te­ve por par­te do CRPG. Ad­mi­tiu que a es­co­lha de­le co­mo De­pu­ta­do Es­ta­du­al do Ano à épo­ca o mo­ti­vou, so­bre­mo­do, a se­guir fir­me na po­lí­ti­ca.

E, ao re­ce­ber o Di­plo­ma de De­pu­ta­do Es­ta­du­al do Ano, Jo­sé Vit­ti des­ta­cou que Mar­co­ni Pe­ril­lo é a sua ins­pi­ra­ção po­lí­ti­ca, por is­so es­tá dis­pos­to a en­fren­tar no­vos de­sa­fi­os nas ur­nas pa­ra se­guir ofe­re­cen­do o me­lhor de­le pe­lo de­sen­vol­vi­men­to de Go­i­ás. “Re­ce­ber es­se ti­tu­lo ao la­do do Go­ver­na­dor é mo­ti­vo de mui­ta hon­ra e sa­tis­fa­ção, o que au­men­ta mi­nha res­pon­sa­bi­li­da­de de con­ti­nu­ar tra­ba­lhan­do mui­to pe­lo nos­so Es­ta­do”, co­lo­cou Vit­ti, ao dis­cur­sar na noi­te em que re­ce­beu a hon­ra­ria do CRPG.

Em seu dis­cur­so, o Pre­si­den­te do Par­la­men­to Go­i­a­no fa­lou de sua tra­je­tó­ria po­li­ti­ca e da con­fi­an­ça que o Go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo de­po­si­tou em sua li­de­ran­ça co­mo pon­to cru­ci­al pa­ra re­ce­ber o tí­tu­lo. “O Go­ver­na­dor con­fiou em mim, no ini­cio do man­da­to, me dan­do a mis­são de ser lí­der do Go­ver­no aqui na As­sem­bleia. Em meio a tan­tos de­pu­ta­dos pre­pa­ra­dos, o se­nhor acre­di­tou que eu po­de­ria ter êxi­to na ár­dua mis­são de ser lí­der. E gra­ças a es­sa mis­são eu pu­de che­gar à pre­si­dên­cia do Po­der Le­gis­la­ti­vo e con­quis­tar es­sa im­por­tan­te hon­ra­ria dos Re­pór­te­res Po­lí­ti­cos de Go­i­ás”, afir­mou.

Jo­sé Vit­ti sa­be da di­fi­cul­da­de que a ba­se ali­a­da te­rá pa­ra ele­ger o su­ces­sor de Mar­co­ni Pe­ril­lo, mas es­tá cer­to de que o PSDB tem no­mes à al­tu­ra pa­ra en­fren­tar es­se de­sa­fio. “Te­mos mui­to a mos­trar ain­da, mas ti­ve­mos mui­tos avan­ços, so­bre­tu­do na sa­ú­de e na área de in­fra­es­tru­tu­ra; Go­i­ás me­lho­rou mui­to nas ges­tões do go­ver­na­dor Mar­co­ni, so­bre­tu­do em qua­li­da­de de vi­da, por is­so es­ta­mos mo­ti­va­dos a se­guir con­tri­buin­do pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to do nos­so Es­ta­do”, en­fa­ti­za. O cer­to é que Jo­sé Vit­ti é um ho­mem de fé, por is­so só tem cer­te­za de uma coi­sa: o fu­tu­ro po­lí­ti­co de­le per­ten­ce a Deus.

 

(Jo­ão Nas­ci­men­to, jor­na­lis­ta e pre­si­den­te do Clu­be dos Re­pór­te­res Po­lí­ti­cos de Go­i­ás)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias