Opinião

Quem protege o cidadão?

Diário da Manhã

Publicado em 27 de junho de 2017 às 04:25 | Atualizado há 8 anos

Há um clás­si­co da li­te­ra­tu­ra po­li­ci­al Go­i­a­na, es­cri­to por um Co­ro­nel, cu­jo tí­tu­lo é: quem vi­gia o vi­gi­lan­te? cer­ta­men­te ins­pi­ra­do em “A Re­pú­bli­ca” de Pla­tão. O mo­te ho­je já não é mais o vi­gi­lan­te, mas o vi­gi­a­do, per­ma­ne­cen­do a men­ti­ra que per­mi­te a so­bre­vi­vên­cia do co­le­ti­vo “or­ga­ni­za­do”. Men­ti­ras fez o Bra­sil ser o que se tor­nou.

Os des­vi­os con­cei­tu­ais de nos­sa le­gis­la­ção con­fi­nou o ci­da­dão de bem a qua­tro pa­re­des, res­trin­gin­do seu di­rei­to de ir e vir tan­to quan­to di­mi­nu­iu seu pe­rí­o­do de li­ber­da­de con­di­cio­nal em que po­de fi­car fo­ra de seu pre­sí­dio par­ti­cu­lar, aque­le que ou­tro­ra de­no­mi­na­ram lar. Já não po­de­mos mais ir on­de que­re­mos e me­nos quan­do que­re­mos. Te­mos que nos li­mi­tar a lu­ga­res co­nhe­ci­dos e ho­rá­rios res­tri­tos não pa­ra evi­tar nos tor­nar­mos ví­ti­mas, mas ape­nas pa­ra re­du­zir os ris­cos. O vi­gi­lan­te, olhos aten­tos do Es­ta­do já não nos pro­te­ge, tão pou­co ga­ran­tem a si mes­mo. Dis­tor­ção le­gal, ma­te­ri­al e es­tru­tu­ral fez do vi­gi­lan­te um me­ro co­ad­ju­van­te que pre­ci­sa cu­i­dar de si a tal pon­to que já não ca­re­ce de vi­gia. En­quan­to is­to sal­ve-se quem pu­der na es­tru­tu­ra so­ci­al ca­pen­ga, cer­ca­da por gru­pos mar­gi­nais que vão do cri­mi­no­so co­mum ao de co­la­ri­nho bran­co, di­la­pi­dan­do nos­sos bens, nos­so pa­tri­mô­nio, nos­sa cal­ma e nos­sas emo­ções. Eis o que nos tor­na­mos: ani­mais co­a­gi­dos no la­bi­rin­to de uma so­ci­e­da­de on­de o cri­mi­no­so va­le mais que o tra­ba­lha­dor. Tu­do em no­me de um di­rei­to hu­ma­no que lu­ta e de­fen­de o di­rei­to da­que­les que ca­da vez me­nos se pa­re­cem com le­gí­ti­mos hu­ma­nos.

A pro­pó­si­to des­te de­sa­ba­fo, re­pi­to aqui o que já dis­se­ra an­tes: de­fen­di ar­den­te­men­te a lei do de­sar­ma­men­to, acre­di­tan­do es­tar ne­la a so­lu­ção dos pro­ble­mas de se­gu­ran­ça pú­bli­ca ao ni­ve­lar to­dos os ho­mens no mes­mo pa­ta­mar. A lei, co­mo são to­das as nor­mas na­ci­o­nais, não al­can­çou re­sul­ta­do, pe­lo con­trá­rio, fra­gi­li­zou o bom ci­da­dão que fi­cou ex­pos­to à sa­nha de mar­gi­nais de um sub­mun­do ob­scu­ro an­tes ofus­ca­do pe­las som­bras, ago­ra sob os ho­lo­fo­tes da ri­bal­ta on­de se pro­je­tam os co­var­des e on­de se aco­var­dam os he­róis. Que mun­do es­ta­mos vi­ven­do? O as­sun­to vi­rou ta­bu pa­ra nos­sas au­to­ri­da­des, “po­li­ti­ca­men­te cor­re­tas” ou não. Sei ago­ra: só a ar­ma ni­ve­la os ho­mens.

Não é sem pro­pó­si­to mi­nhas con­si­de­ra­ções. Ob­ser­van­do o mun­do e os ho­mens, ca­da vez me as­sus­to mais. A ce­na que de­sen­ca­de­ou es­ta ver­ve pa­re­ce cor­ri­quei­ra: o re­pór­ter, mi­cro­fo­ne na mão, anun­cia cal­ma­men­te mais um rou­bo ocor­ri­do na ci­da­de de Go­i­â­nia. Ao anun­ci­ar, a ca­ma­ra len­ta­men­te abre do Clo­se pa­ra en­qua­drar um ele­men­to mal ajam­bra­do a quem o re­pór­ter se di­ri­ge: Por­que vo­cê es­ta­va com a pis­to­la, per­gun­ta o re­pór­ter. O mar­gi­nal, pa­re­cen­do de­fen­der di­rei­to pé­treo de sua in­cons­ti­tu­i­ção men­tal res­pon­de: pa­ra me pro­te­ger. Pro­te­ger con­tra quem? Con­tra a ví­ti­ma que quei­ra de­fen­der seu pa­tri­mô­nio, sua vi­da ou a vi­da de ter­cei­ro e não pos­su­ia um ca­ni­ve­te? E se por aca­so de­pa­ras­sem com uma vi­a­tu­ra da RO­TAM, per­gun­ta o in­cau­to re­pór­ter: Aí, meu ir­mão, o re­sul­ta­do se­ria di­fe­ren­te. Bra­va­ta, di­ria al­guns. Dis­tor­ção de ca­rá­ter, di­ri­am ou­tros. Eu, na mi­nha pe­que­nez ana­lí­ti­ca con­cluo: nem um, nem ou­tro. Tra­ta-se de uma do­en­ça so­ci­al, em que o ca­rá­ter co­le­ti­vo es­tá al­que­bra­do, com­ba­li­do, vi­ci­a­do e dis­tor­ci­do. O cri­mi­no­so não usa ar­ma pa­ra ma­tar, rou­bar e des­tru­ir. Não. Na sua men­te psi­có­ti­ca a ar­ma é ins­tru­men­to de tra­ba­lho em que, le­gí­ti­ma­men­te de­ve ser uti­li­za­da pa­ra sua pro­te­ção con­tra o ci­da­dão tra­ba­lha­dor que não acei­te o avil­ta­men­to de seus di­rei­tos. Por es­te mes­mo prin­cí­pio, a ar­ma não de­ve­ria tam­bém ser­vir pa­ra pro­te­ção do ci­da­dão?

Pi­or de tu­do não é tal de­men­te acre­di­tar nas pa­la­vras tor­pes que es­bra­ve­ja. Pi­or é en­con­trar na so­ci­e­da­de apa­ren­te­men­te es­cor­rei­ta, pes­so­as de in­flu­ên­cia e de­ver so­ci­al, de­fen­den­do tal pa­ra­nóia. A do­en­ça não é do en­fer­mo di­ag­nos­ti­ca­do. Es­te es­tá mo­ri­bun­do e a jus­ti­ça po­de­ria cu­i­dar de­le. A do­en­ça são os so­ci­al­men­te sa­di­os que agem pa­ra ado­e­cer o co­le­ti­vo.

O pro­ble­ma de vi­ver­mos es­te es­ta­do men­tal co­le­ti­vo do­en­tio é a rup­tu­ra do sis­te­ma. Se to­dos en­ten­de­rem que o ile­gal é le­gal (per­do­em o tro­ca­di­lho), não ha­ve­rá ho­mem le­gal, mas se­re­mos to­dos mar­gi­nais. Mar­gi­nais de nos­sa pró­pria om­bri­da­de. Em as­sim sen­do, ne­ces­sá­rio é mu­dar­mos ago­ra: aban­do­nan­do de vez o que é utó­pi­co, per­ce­ben­do a re­a­li­da­de e exor­ci­san­do o de­mô­nio da hi­po­cri­sia: mar­gi­nal é mar­gi­nal e ci­da­dão é ci­da­dão. Vi­ver a men­ti­ra que cons­tru­i­mos, só ali­men­ta­rá o mons­tro de nos­sa des­tru­i­ção. Não é so­nho o que es­ta­mos pro­je­tan­do, mas me­ro de­va­neio de­cor­ren­te de uma dro­ga pe­ri­go­sa pa­ra nos­sos des­ti­nos: a do­ce se­nho­ra cha­ma­da ilu­são.

 

(Ave­lar Lo­pes de Vi­vei­ros, c­el RR PMGO)

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