Obras do Ciams do Urias Magalhães recebem visita surpresa
Diário da Manhã
Publicado em 6 de junho de 2017 às 02:55 | Atualizado há 8 anosVisitar as obras da reforma do Centro Integrado de Assistência Médico Sanitária (Ciams) do Setor Urias Magalhães foi uma das ações do prefeito Iris Rezende e sua comitiva durante o Mutirão na Região Norte. A agenda foi adotada de surpresa, já que não estava prevista na programação oficial de Iris Rezende.
Na ocasião, ele esteve acompanhado de perto por secretários e pelos vereadores Paulinho Graus e Jair Diamantino, o primeiro a apresentar, nesta gestão, requerimento em plenário pedindo a agilização na reabertura da unidade.
Diamantino apresentou o documento em plenário como uma das primeiras ações de seu mandato já em fevereiro, sendo que o requerimento foi respaldado por outros parlamentares, como Cabo Senna (PRP), Wellington Peixoto (PMDB) e Kleybe Morais (PSDC) que fizeram questão de colocar suas assinaturas. O vereador Paulinho Graus logo encampou a luta e, juntamente com Jair, buscou, através de documentos aos órgãos competentes, mobilizar o poder público no sentido da imediata retomada das obras do Ciams.
Quando o Ciams foi fechado, em novembro de 2013, a medida pegou a população de surpresa. Com a suspensão das atividades tanto os profissionais quanto a população atendida teve que ser redirecionada para outras unidades como o Cais de Campinas e Vila Nova. Porém, a comunidade nunca aceitou bem a demora no início da reforma que, inicialmente, estava prevista para acontecer em 60 dias.
CELERIDADE
Na visita surpresa de domingo, o prefeito pediu celeridade nas obras e fez questão de ouvir Jair Diamantino e Paulinho Graus, os dois vereadores representantes daquela região. Diamantino fez questão de ressaltar a preocupação das pessoas em relação à reabertura do Ciams, já que elas têm recebido, ao longo dos anos, promessas que nunca saíram do papel. Quando funcionando, a unidade era referência regional no atendimento do Sistema Único de Saúde e atendia principalmente idosos, crianças e gestantes, pessoas com menos possibilidade de deslocamento para outras unidades. Com a reforma e ampliação, o Ciams do Urias Magalhães terá reformada toda sua parte elétrica, hidráulica, de serralheria e pintura. Também estão em estudo novas práticas e metodologias de trabalho, como a implantação do ponto eletrônico por meio facial na área para monitorar a frequência dos médicos e funcionários na unidade.
]]>