JBS preocupa criadores, mas abates são mantidos
Diário da Manhã
Publicado em 3 de junho de 2017 às 01:58 | Atualizado há 8 anosA JBS, considerado o maior fornecedor de carne bovina do mundo, está cumprindo seus compromissos de compra e abate em Goiás. O setor pecuário, no entanto, mantém-se preocupado com a repercussão da crise de ordem moral e que se abateu sobre o político e o econômico. Segundo o presidente do Sindicarne, José Magno Pato, os abates do grupo são da ordem de mil cabeças diárias em suas plantas frigoríficas. Estes números representam uma cifra de mais de R$ 2 milhões. O grupo não se manifesta a respeito. Pelo menos por enquanto.
Joesley Batista, um dos donos do grupo JBS, fez delação premiada à Justiça e gravou a entrevista com o presidente Michel Temer em que o coloca em situação negligente ante o STF. A partir do instante em que a fita foi divulgada, Temer passou a sofrer ameaças de perda de mandato e a economia, que vinha se recuperando gradualmente, sofreu com o embalo. Joesley e sua mulher, Ticiana, que é apresentadora de televisão em São Paulo, imediatamente viajaram para Nova Iorque, deixando em seus rastros uma crise sem precedentes no atual governo.
No passado, o grupo foi acusado de promover cartel da carne. Ricardo Yano, pecuarista e então presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), encetou reação. A campanha do adesivaço “Contra o Cartel da Carne” pegou e repercutiu inclusive no Mato Grosso. Carlos Alberto de Oliveira Guimarães, mais conhecido por Carlito, presidente da Associação dos Fazendeiros do Xingu (ASFAX), aderiu ao movimento da SGPA.
Carlito Guimarães denunciou à época que a JBS mantinha o controle em Rondônia e no Acre de 70% das unidades frigoríficas, outros 50% no Pará. Em Goiás, o grupo vinha se expandindo a mil por hora. O resultado desse auê todo foi uma audiência pública no Congresso Nacional, em Brasília, sob a bandeira da bancada ruralista. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça, com sede e foro no Distrito Federal, que exerce, em todo o território nacional, as atribuições dadas pela Lei nº 12.529/2011, interferiu, buscando um acordo entre as partes. O que ocorreu, envolvendo o presidente da SGPA, Ricardo Yano, o representante dos frigoríficos, sobretudo da JBS e demais autoridades.
O Cade tem como missão zelar pela livre concorrência no mercado, sendo a entidade responsável, no âmbito do Poder Executivo, não só por investigar e decidir, em última instância, sobre a matéria concorrencial, como também fomentar e disseminar a cultura da livre concorrência.
Atualmente, em matérias de comunicação, a Rede Globo foi considerada “complacente” com o JBS, o que se atribui à volumosa carga de anúncios aos seus veículos.
Grupo nasceu em Anápolis
Tudo começou com um açougue comum em Anápolis, cidade a 45 km de Goiânia. O DM mesclou alguns dados do Google para efeito de maiores informações.
O JBS é uma empresa brasileira de Goiás, fundada em 1953. É uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, a companhia opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina e de frango e no processamento de couros. Além disso, comercializa produtos de higiene e limpeza, colágeno, embalagens metálicas, biodiesel, entre outros. Seus negócios são divididos em três unidades: JBS Mercosul, JBS Foods e JBS USA, que inclui as operações de bovinos nos EUA, Austrália e Canadá, suínos e aves nos EUA, México e Porto Rico.
O grupo controla marcas como Swift, Friboi, Maturatta, Seara, Cabaña Las Lilas, Pilgrim’s, Gold Kist Farms, Pierce 1855 e Big Frango. A companhia atua em 22 países de cinco continentes (entre plataformas de produção e escritórios) e atende mais de 300 mil clientes em mais de 150 nações. A companhia abriu seu capital em março de 2007e suas ações são negociadas na BM&FBovespa no mais elevado nível de governo corporativo do mercado de capitais do Brasil, o Novo Mercado.
A companhia hoje tem mais de 260.000 colaboradores ao redor do mundo e 340 unidades, entre fábricas e escritórios comerciais.
A JBS atua nos segmentos de alimentos e derivados, couros, higiene e limpeza, biodiesel, embalagens metálicas e colágeno.
Lista de algumas marcas que pertencem à JBS
Proteína animal
- Anglo
- Bordon
- Excelsior
- Frangosul
- Friboi
- JBS-Swift Foods Company
- Lebon
- Marca Target
- Maturatta Friboi
- Angus Friboi
- Reserva Friboi
- Do Chef Friboi
- Seara Alimentos
Laticínios
- Amélia
- Carmelita
- Danúbio
- Doriana
- Faixa Azul
- Franciscano
- Leco
- Mesa
- Serrabella
- Vigor
- Itambé
Cosméticos e limpeza
- BioBriz
- Lavarte
- Minuano (Flora)
Outros
- Anglo (vegetais)
- Funpet (ração para animais)
- JBS Biodiesel
- JBS Couros
- JBS Latas
- JBS Transportadora
- JBS-Swift Foods Company
- NovaProm (colágeno)
- JBS Envoltórios
]]>