Sistema que bloqueia celulares roubados começa a funcionar em Goiás
Redação
Publicado em 25 de maio de 2017 às 15:57 | Atualizado há 8 anosA Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) apresentou na manhã desta quinta-feira (25), o Block Call, um sistema para bloqueio de celulares roubados ou furtados. O lançamento ocorreu no Terminal Bandeiras, no Jardim Europa, em Goiânia, e contou com a presenta do superintendente executivo da SSPAP, coronel Edson Costa, do comandante da Polícia Miltar, coronel Divino Alves, e do superintendente executivo de Ações e Operações Integradas da SSPAP, Emmanuel Henrique Oliveira.
Um dos principais objetivos da iniciativa é inibir furtos e roubos de telefones celulares em Goiás. Atualmente, o serviço pode ser solicitado pelo usuário para a operadora, mas de forma mais burocrática. Com o sistema, vítimas de furtos e roubos de celulares devem procurar uma delegacia da Polícia Civil ou uma unidade da Polícia Militar, levando documentos que comprovem a propriedade do aparelho.
“Esta é uma das medidas para inibir roubos de celular. Assim, aumentamos a repressão qualificada e evitamos que o criminoso habilite o aparelho em qualquer tipo de operadora”, explica Emmanuel Henrique.
“É uma ferramenta disponibilizada pela Anatel. Eles criaram um banco de dados em todos os estados e, a partir daí, o aparelho é bloqueado e não será possível inserir nenhum chip”, resume a delegada Renata Chein, mentora do projeto.
O coronel Edson Costa afirma que “com esta medida, teremos um reflexo positivo e imediato em relação a queda nos índices de criminalidade”. Ele completa que “os criminosos terão prejuízos, o que fatalmente irá diminuir estas ações criminosas”.
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
]]>