Goiânia recebe projeto de atendimento médico gratuito
Diário da Manhã
Publicado em 11 de maio de 2017 às 02:03 | Atualizado há 8 anosHoje, dia 11 de maio, é o último dia do projeto itinerante “Movimento Brasil sem Parasitose”, que está com atendimento médico gratuito de gastroenterologistas e pediatras, no estacionamento do Buriti Shopping.
O projeto é uma iniciativa da Federação Brasileira de Gastroenterologia com o apoio da FQM Farmoquímica e percorrerá em 2017 outras novas 14 cidades do País, com o objetivo de reduzir a ocorrência das doenças parasitológicas, evitando consequências severas e o óbito, bem como avaliar as doenças do sistema digestório (boca, estômago, esôfago e intestinos), tais como refluxo esofágico, gastrite, úlceras, prisão de ventre, diarreias, infecções intestinais, entre outras.
Embora mais prevalentes nas regiões carentes de saneamento básico, existe a necessidade de conscientizar a população das regiões metropolitanas, que as parasitoses atingem todas as camadas socioeconômicas da população, nas diversas faixas etárias.
O interesse da população pelo tema, demonstrado pelo acesso às redes sociais do projeto e intensa procura por atendimento na Unidade Móvel Itinerante, não surpreendeu a Federação Brasileira de Gastroenterologia. Afinal, segundo a OMS, as parasitoses são as doenças mais comuns do mundo: atingem cerca de 50% da população mundial e são responsáveis por relevantes consequências negativas na saúde dos indivíduos adultos e crianças. No Brasil, de cada 3 pessoas, uma sofre com alguma parasitose, e considerando somente as crianças, a prevalência aumenta: de cada duas, uma está infectada.
“Avaliar os riscos de parasitose da população brasileira, tanto individuais quanto coletivos, é essencial para orientar as ações de prevenção, o tratamento antiparasitário e, principalmente, para promover a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos”, ressalta Dr. Flávio Quilici, novo presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia.
A primeira cidade a receber a unidade médica de saúde esse ano foi Campinas, passando por São Paulo, Santos, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, chegando a Goiânia no dia 9 de maio. Em seguida, o projeto seguirá para Belém, Teresina, Juazeiro do Norte, Campina Grande, Caruaru, Vitória e Rio de Janeiro.
Movimento
É um projeto social e educacional, alinhado às diretrizes da OMS de controle de parasitoses intestinais, que leva orientação à população por meio do site, das redes sociais e, também, atendimento gratuito à população na Unidade Móvel de Saúde. A equipe de atendimento à população é formada por cerca de 20 profissionais da saúde, entre médicos gastroenterologistas, enfermeiros e agentes de saúde que auxiliarão no trabalho de orientação e prevenção das parasitoses.
Os principais temas abordados são a importância de hábitos de higiene pessoal e doméstica que evitam a transmissão de parasitas, e o correto tratamento antiparasitário para o controle de doenças, que deve ser prescrito por médicos. Com 52m2, o caminhão adaptado possui três consultórios médicos, com capacidade para cerca de 200 atendimentos por dia.
]]>