Politica

José Eliton e Wilder lideram encontro da base aliada

Welliton Carlos da Silva

Publicado em 9 de maio de 2017 às 03:57 | Atualizado há 2 semanas

O encontro regional do PSDB e da Base Aliada realizado nesta segunda-feira, 8, em Catalão, liderado pelo vice-governador José Eliton (PSDB) e o senador Wilder Morais (PP), além do ex-prefeito Jardel Sebba (PSDB), mostrou a força do grupo para a disputa de 2018.

Participaram do encontro vários deputados estaduais, caso de Gustavo Sebba (PSDB) e Jean Carlo (PHS), Paulinho Sérgio, presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), vereadores, ex-prefeitos e dezenas de prefeitos e presidentes municipais de partidos, caso do PSD e PSB.

O local estava lotado com a presença de correligionários e defensores das candidaturas de José Eliton ao governo e Wilder e Marconi para o Senado Federal.

No encontro, Eliton reforçou que Goiás é referência econômica em todo o país, pois começou a superar a crise: “Resultado de um governo que a exemplo do que ocorre hoje em Catalão, sabe ouvir as demandas e anseios dos goianos”.

O vice-governador reforçou os investimentos de R$ 9 bilhões em obras nos municípios goianos e elogiou a organização do evento, a presença dos políticos que honram a camisa da base, caso de Wilder e dos prefeitos da região.

TRÊS VOLTAS

O senador goiano, por sua vez, provocou a oposição ao falar que até eles decidirem quem será o candidato em 2018, a base já terá dado três voltas nos municípios goianos.

“Quero cumprimentar aqui o vice-governador José Eliton. Nós entramos juntos na política, em 2010. Ele entrou como vice. E eu, de certa forma, entrei como ‘vice’ do senador Demóstenes. É uma honra, meu amigo, estarmos nesta jornada agora. Você foi duas vezes vice. E sabe por que você será governador, Zé? Você é trabalhador demais. Juntos, ninguém ganhará da gente, não. E até o povo aí do outro lado descobrir quem é candidato, nós já teremos dado três voltas no Estado”.

Jardel Sebba, decano do PSDB de Catalão, elogiou os jovens expoentes do grupo político: “A base começou na frente. Wilder é grata revelação da política. Só vou te dizer uma coisa: se você é o candidato do Marconi, então você é nosso candidato. Todos nós vamos trabalhar por você. Marconi é nossa grande liderança, nosso norte…E José Eliton não é mais promessa. É uma grande revelação. José Eliton é o próximo governador. Ele vai ser governador depois de primeiro de abril. E depois vai ganhar as eleições. Ele vai assumir uma estrada que já está construindo. É técnico. Tenho orgulho de fazer parte do governo que o senhor comanda”.

No encontro, Wilder lembrou que o governador Marconi Perillo tem se esforçado para ajudar os prefeitos e municípios a saírem da crise. “Foram oito anos de sucesso absoluto de gestão. O Brasil vive uma crise sem precedentes. Talvez a mais crítica da história.  Nunca teve tanta dificuldade financeira. Quem tá chegando agora, sabe: o governador tem chamado todos prefeitos. Vai gastar R$ 9 bilhões no programa Goiás na Frente”.

ESTRATÉGIAS

A base aliada costuma seguir um ritual meses antes das eleições: dividir o Estado e realizar grandes encontros. Entorno do Distrito Federal, Catalão, região de Anápolis, região Norte, dentre outras regionais, recebem a caravana de políticos.

Do outro lado, o PMDB, após as denúncias da Lava Jato, que afetou seu candidato principal, Daniel Vilela, ainda define que rumos tomar para as eleições de 2018. O grupo está entre a cruz e a espada: ou lança um candidato inesperado da própria legenda ou apoia Ronaldo Caiado (DEM), que tem sido reticente quanto ao convite para se filiar no partido que historicamente sempre se comportou como adversário à sua postura política.

O trunfo de Caiado é seu posicionamento, os ventos da opinião pública e sua capacidade midiática. Mas ainda não tem grupo político.

Apesar de ter iniciado as reuniões políticas primeiro do que a base, o PMDB, no atual momento, está congelado diante do desenrolar dos fatos da Lava Jato.

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias