Cultura

Estados em Poesia

Júlio Nasser

Publicado em 28 de abril de 2017 às 23:14 | Atualizado há 8 anos

Acontece entre os dias 4 e 13 de maio deste ano, em Porto Alegre, a edição especial dos 10 anos da FestiPoa Literária, reunindo artistas e escritores, desde jovens estreantes até consagrados nomes da literatura brasileira, para celebrarem juntos os 10 anos deste, que é o evento literário mais importante da capital gaúcha. Nascido da vontade de participar deste grande momento, o Estados em Poesia desenvolveu esta vaquinha para 2017, que visa arrecadar fundos para custear a viagem e permanência de escritores de todos os vinte e sete estados brasileiros, durante o FestiPoa Literária.
A “vakinha” on line tem como objetivo arrecadar cerca de quinze mil reais para que possam levar vinte e seis poetas de diversos Estados brasileiros para Porto Alegre, bem como a hospedagem e alimentação dos mesmos, e a confecção de 100 exemplares da antologia Estados em Poesia, um compilado dos poemas dos poetas convidados. As doações podem ser feitas através do site Vakinha: (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/estados-em-poesia-em-porto-alegre), até o dia primeiro de maio. Aos contribuintes que doarem valores acima de 60 reais serão enviados livros de autoria de Demétrios Galvão, José Inácio Vieira de Melo, Luiza Romão, Nicolas Nardi, Luciene Carvalho, Márcio Junqueira, além da antologia Estados em Poesia.

Estados em Poesia

O projeto colaborativo conta com a parceria de poetas, coletivos, saraus e festivais literários, objetiva possibilitar o encontro de poetas de diferentes localidades, com o objetivo de promover um intercâmbio entre as cenas literárias de cada Estado brasileiro. O projeto teve início em janeiro do ano passado, inspirado nas tradicionais rodas de poesia do interior pernambucano. Atualmente, configura-se como uma enorme roda de poesia itinerante, visitando um Estado diferente a cada nova edição. Em um ano, Estados em Poesia já tem cinco edições concretizadas, em cinco localidades diferentes: Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
Estados em Poesia reúne e conecta poetas, ritmos, estilos e sotaques diferentes, em convergência. “O projeto é construído conjuntamente sob o princípio da soma e da união, pois sabemos que viver de arte é difícil e que promover a arte também é difícil, sobretudo no contexto político em que vivemos, mas juntos mostramos que é possível transformar, se nos unirmos e colaborarmos uns com os sonhos dos outros”. Os padrinhos e homenageados do projeto que estarão em Porto Alegre são Marcelino Freire e Miró da Muribeca. Entre os beneficiados com a Vakinha, está o escritor goiano Kesley Rocha Dias.

Luna Vitrolira

Nascida em Recife, a pernambucana de 24 anos é uma das organizadoras do Estados em Poesia, em parceria com produtora Vick Vitória, a designer Gi Vatroi e o organizador da Festipoa Fernando Ramos. A jovem começou sua trajetória no mundo da poesia aos 12 anos, e aos quinze já se apresentava, incentivada por amigos e mestres da literatura pernambucana. Já se apresentou em importantes eventos da cena literária brasileira como a Festipoa Literária, em Porto Alegre; a Balada Literária, em São Paulo; A Bienal do Livro de Pernambuco, o Festival Internacional de Poesia e o Festival A Letra e A Voz, em Recife. Luna também já foi premiada por seus poemas e performances autorais como a Recitata (Festival A Letra e A Voz/PE), a Peleja poética (Festival Internacional do Recife), o Poesia Encenada (concurso de Cênicas em João Pessoa), e o Prêmio conservatório Pernambucano de Música em Parceria com a Academia Pernambucana de Letras.
As apresentações de Luna sempre mesclam a poesia, o teatro e a música, a fim de construir recitais diferenciados, colocando o corpo, o som e a palavra trabalhando juntos, evidenciando a poesia. Atualmente, trabalha seus espetáculos autorais Antroporgia, Volúpia e Passional, Ode aos Vates (dedicado à poética do Sertão de Pernambuco), apresentando-se em espaços alternativos ao lado dos poetas Giuseppe Mascena e Gleison Nascimento, além de estar trabalhando em seu primeiro CD de poesias e música, produzido pelo pianista Amaro Freitas.
Luna também é educadora, graduada em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Pernambuco, inserindo a poesia nas escolas da comunidade. Também é engajada em projetos sociais, tendo realizado performances em Colônias Penitenciárias Femininas, Hospitais Psiquiátricos e centros de apoio à mulheres e pessoas em geral, portadoras do vírus HIV e Câncer.

FestiPoa Literária

Uma das principais atividades culturais de Porto Alegre, estes ano marcando os dez anos da FestiPoa, com início em 4 de maio, se estendendo até o dia 13, reunindo uma programação artística variada, entre escritores experientes, consagrados nacional e internacionalmente e iniciantes. Já passaram por este evento mais de trezentos convidados, tais como Antonio Cicero, Carpinejar, Cesar Aira, Cristovão Tezza, Donaldo Schüler, Fabiana Cozza, Laerte Coutinho, João Gilberto Noll, Liniers, Luis Fernando Verissimo, Marina Colasanti, Martha Medeiros, Vitor Ramil, Marcelino Freire e Zeca Baleiro. Todos os serviços oferecidos são gratuitos.
Na edição deste ano, a professora, pesquisadora e escritora Heloisa Buarque de Hollanda foi a escolhida para receber as devidas homenagens no evento. Ela participará da abertura do evento no dia 4, no Instituto Goethe. Debates, leituras, lançamentos, oficinas, exposições, shows, espetáculos de teatro, filmes, saraus, performances: tudo realizado para festejar e brindar a literatura, com a participação de dezenas de escritores e artistas convidados.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias