Mostra pecuária busca superar crise
Júlio Nasser
Publicado em 20 de abril de 2017 às 01:35 | Atualizado há 8 anosCom foco no sucesso da tradicional Exposição Agropecuária de Goiânia, a diretoria da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), liderada pelo presidente Tasso José Jayme, manteve audiência com o governador Marconi Perillo, em Palácio, na última terça-feira. Com as dificuldades decorrentes da grave crise econômica nacional e os graves reflexos da operação policial que resultou em fechamentos de frigoríficos e consequentes baques nas exportações de carne para diferentes países, a SGPA procura contornar as adversidades e oferecer uma feira de maio, uma das mais tradicionais do Brasil, que satisfaça ao público. Para tanto, a entidade procurou o governo do Estado para contar com o seu apoio em diferentes áreas, sobretudo na da segurança pública.
A entidade classista rural tinha pedidos a fazer ao governador do Estado, como a de dar segurança à feira, que transcorrerá de 19 a 28 de maio próximo no Parque Agropecuário Dr.Pedro Ludovico Teixeira, na Vila Nova. Afinal, a mostra patrocina shows artísticos, movimentando milhares de pessoas diariamente, além de manter nos pavilhões e baias centenas de animais de alto padrão genético.
Governador receptivo
Marconi Perillo foi bastante receptivo e manifestou inteiro apoio à 72ª Exposição Agropecuária de Goiás (Expo-Goiás). Na sequência, Tasso Jayme esteve com o comando da Polícia Militar, que colocará o contingente policial à disposição da feira.
Além do reforço no interior do parque, como patrulhamento, a PM estará atenta em toda a cidade para garantir a tradicional festa da pecuária. Uma unidade do Corpo de Bombeiros também dará sua contribuição para que seja impedido qualquer acidente nas instalações do parque.
Um plantão de emergência está confirmado. Enfim, a Expo-Goiás terá toda a atenção em matéria de segurança e conforto da família que comparecer no período à festa e à promoção dos negócios.
O governador do Estado despachará diretamente da sede da SGPA num dia ainda a ser indicado, mantendo audiência com as diretorias dos núcleos e associações classistas rurais. A expectativa é animadora, conforme o presidente da entidade, Tasso José Jayme, em entrevista ao Diário da Manhã.
Otimismo com negócios
“Tanto do ponto de vista da promoção dos shows como dos negócios através dos leilões”, assegurou, lembrando que a duração da mostra ficou restrita a dez dias e não praticamente o mês todo como acontecia antes. Estão confirmadas inscrições de mais de 1.500 animais, entre bovinos e equinos. As 360 baias destinadas aos equinos e os 19 pavilhões de bovinos estão todos reservados, conforme observa Tasso Jayme. São animais das raças zebu e europeia da mais alta qualidade genética, oriundos de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e Pará.
Na condição de pecuarista e diretor da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), com sede em Uberaba (MG), Marcos Gracia entende que “o momento é difícil”. Além da crise econômica, reflexos ainda da Operação Vaca Fraca, a exposição de maio deixou de ser uma atração para os pecuaristas. Ele atribui ao esquema adotado com festas públicas, barulho que incomoda o gado exposto nos pavilhões e baias.
Goiás Genética
A Goiás Genética, programa avançado de melhoramento genético, é o que promete o presidente da Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), médico Wagner Miranda, e criador de zebuínos em Inhumas. “Apresentaremos animais com variações genéticas que serão o quente da feira de maio”, promete.
A ideia é apresentar pesquisas, tecnologias e as novidades relacionadas à carne zebuína. “Mostraremos nessa edição do Goiás Genética como o cuidado com a nutrição e manejo pode contribuir para a qualidade da carne do gado zebu. A nossa expectativa é grande”, ressalta.
Suinocultura terá teatro-escola
A Associação Goiana dos Suinocultores (AGS) confirma a presença de reprodutores e matrizes de alto padrão genético. A ideia é formar uma granja completa para atrair os criadores de suínos. Os leitões e o sistema de creches se constituirão numa novidade na tradicional feira.
Na parte de lazer, destinado às crianças, será apresentado o teatro-escola, que fez sucesso ano passado na Expo-Goiás. Na oportunidade, as apresentações teatrais atraíram 17 mil meninos e meninas.
Programação de shows
A programação oficial dos shows artísticos da 72ª Exposição Agropecuária de Goiás, mais conhecida pela alcunha de Pecuária, prevista para o período de 19 a 28 de maio, é a seguinte: 19 (sexta-feira) – Marília Mendonça; 20 (sábado) – Gustavo Lima; 23 (terça-feira) – Zé Neto e Cristiano / Kleo Dibah e Rafael; 26 (sexta-feira) – Maiara e Maraisa; 27 (sábado) – Henrique e Juliano.
]]>