Opinião

Carlos Antonio: elo forte na causa da criança e do adolescente

Diário da Manhã

Publicado em 7 de junho de 2017 às 02:13 | Atualizado há 8 anos

Conhecido como o deputado da criança e do adolescente, Carlos Antonio (PSDB) preside nesta semana, em Foz do Iguaçu (PR) reunião da Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente – Fenacria. Presidindo a Comissão da Criança e Adolescente (CCA) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), pela quarta vez consecutiva, Carlos Antonio passou a ser não apenas o elo forte dos Conselhos Tutelares no Estado, mas, também, referência nacional na causa em defesa das garantias dos direitos da criança e do adolescente.

Nesses quase sete anos à frente da CCA da Alego, o deputado Carlos Antonio realizou visitas técnicas a praticamente todos os Conselhos Tutelares no Estado de Goiás, a maioria delas seguida de audiências públicas. Além de fazer orientações aos conselheiros tutelares para melhor desempenho do papel constitucional deles, o parlamentar tem estabelecido parcerias com prefeitos, sempre com vistas a marcar a causa da criança nos municípios. Carlos Antonio sempre enfatiza que o investimento em criança e adolescente é a certeza de da construção de um país ordeiro e progressista.

Representante maior do Parlamento estadual na causa da criança e do adolescente, Carlos Antonio tem participado dos principais eventos nacionais voltados para a discussão de garantias de direito dessas faixas etárias do ser humano. Nesse mês de abril, por exemplo, participou de encontro no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, em Brasília, onde conheceu o programa “Criança Feliz”, que tem objetivo de fortalecer políticas públicas para a primeira infância e promover o desenvolvimento infantil por meio de apoio e acompanhamento profissional.

Munido de informações essenciais, dicas importantes e um rico material de apoio, o deputado passou a ser, em Goiás, um elo entre o “Criança Feliz” e os municípios. Carlos Antonio já deixou evidente que, no que depender dele, haverá um trabalho de entusiasmo e responsabilidade para fazer com que esse programa seja um instrumento de desenvolvimento para as crianças e as famílias no Estado. “Esse programa vem se somar a uma série de ações que estamos promovendo com vistas a deixar um grande legado da CCA da Alego, bem como da Fenacria, para uma sociedade futura”, ressalta.

Carlos Antonio esclarece que a adesão ao programa “Criança Feliz” garante aos municípios repasses do Governo Federal para a contratação dos profissionais responsáveis pelas visitas domiciliares. O Estado também será contemplado com recursos para o trabalho de capacitação, mobilização e coordenação, que irão estimular o pleno desenvolvimento de crianças nos primeiros dias de vida. Goiás foi um dos primeiros estado9s a aderir ao “Criança Feliz”, que, neste próximo semestre, inicia a segunda etapa de cadastramento. A meta é atender cerca de 4 milhões de crianças em todo o país até o ano que vem.

 

(João Nascimento, jornalista e presidente do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias