O conselho do conselheiro
Diário da Manhã
Publicado em 7 de junho de 2017 às 02:13 | Atualizado há 8 anosQuando estamos prestes a ter nossos filhos, fazemos grandes previsões futuras de sucesso e felicidade, mas, nem sempre as coisas acontecem do jeito que planejamos e parece que o mundo começa a desabar em nossas cabeças.
No nascimento a criança é o centro das atenções; os choros na madrugada e até mesmo a respiração mais forte desperta-nos do sono, parece que cuidamos de pele de ovo, tal a aflição que ficamos. Afinal o príncipe ou princesa que tanto sonhávamos chegou em nossas casas e não podemos deixar que essa frágil criança se vá tão facilmente. Infelizmente, a realidade difere do sonho e alguns problemas vem com a felicidade. Um desses problemas é a falta de experiencia para sermos PAIs e MÃEs; na maioria dos casos, muitos são jovens, e não estão preparados para assumir tal responsabilidade, acabam frustrados e assim deixam de ser os SUPER-HERÓIS da vida das crianças e passam a ser os grandes VILÕES, trabalhando na desconstrução de um cidadão.
Esses são os muitos casos que acompanho todos os dias como conselheiro tutelar de Goiânia; famílias destruídas pela imaturidade da juventude, gravidez precoce e terceirização na obrigação de educar os filhos. Com isso, crianças estão sendo educadas pelas ruas, escolas, cmeis e babás, que não devem assumir esse grande papel, que é da família e estão na função pela falta dos verdadeiros protagonistas no desenvolvimento educacional familiar, os PAIS. O grande índice de adolescentes envolvidos com exploração sexual infantil, drogas, crianças abandonadas em hospitais, mostra que muitos PAIS não estão preparados para assumir sua responsabilidade na educação dos filhos. É grande o índice de abandono de incapaz na grande Goiânia, sempre acompanhada de imaturidade e principalmente, da falta de amor.
O maior segredo na educação dos filhos é o AMOR incondicional! Uma família onde o amor é a base, conseguirá superar as adversidades do dia-a-dia, construindo homens e mulheres de bem no meio da sociedade. Não existe uma fórmula mágica, ou uma receita para tudo dar certo, mas com muito amor é possível sobressair e fazer a diferença no cotidiano dos nossos filhos.
Vai aí o conselho do CONSELHEIRO; ame seus filhos, demonstre para eles que esse amor vai superar e vencer qualquer dificuldade. Fale com eles todos os dias, seja amigo, ore, reze, demostre que você sempre estará por perto, que é digno de confiança e portanto eles podem sempre confiar em você.
(Rondinelly Ná, conselheiro tutelar região norte de Goiânia)
]]>