Cultura

“Atalhar o caminho para a perda de peso não é recomendado”, diz nutricionista

Redação

Publicado em 29 de março de 2017 às 02:40 | Atualizado há 2 semanas

Se você já procurou por dietas ou maneiras de perder peso na internet, já se deparou com milhares de anúncios de cápsulas milagrosas que ajudaram supostas celebridades e pessoas anônimas a perderem muito peso. São vários produtos e princípios ativos naturais vendidos com a promessa de ajudar a queimar gordura abdominal. Morosil, Slim Caps, Cactinea, PhenQ, Proactol XS e Garcinia Cambogia são alguns dos exemplos encontrados atualmente na rede. Mas será que eles realmente fazem efeito?

De acordo com a nutricionista clínica e esportiva Maíra Azevedo, não existe nenhum estudo científico comprovando a eficácia desses produtos. “Ao usar esse tipo de medicamente, algumas pessoas o combinam com uma alimentação equilibrada, então será que realmente o efeito advém do medicamento?”, questiona Maíra.

A nutricionista afirma ainda que não costuma indicar esse tipo de medicamento para seus pacientes porque prefere trabalhar com a reeducação alimentar, principalmente nos casos em que o paciente precisa perder gordura abdominal. “O acúmulo de gordura abdominal está diretamente relacionado à má alimentação, logo a solução para o problema é a mudança de hábitos alimentares. Mas existem alguns alimentos considerados termogênicos que, se aliados à alimentação saudável, podem ajudar na perda de gordura corporal”, explica Maíra.

Segundo a especialista, o uso de qualquer medicamento, seja composto químico ou natural, de forma indiscriminada pode trazer sérios riscos à saúde do paciente. “O uso pode desencadear taquicardia e hipertensão, que são dois fatores de risco para problemas cardíacos. Além disso, o paciente pode sentir secura na boca, alteração do humor, insônia, depressão, dependência química e psicológica e irritação. Somado à tudo isso, sem a reeducação alimentar, o temido efeito sanfona pode voltar no período de suspensão do uso. Por isso, atalhar o caminho que conduz à perda de peso não é recomendado. Para emagrecer com saúde, o ideal é manter uma dieta equilibrada, de preferência com acompanhamento de um nutricionista e praticar exercícios físicos regularmente. Esse caminho não é o mais fácil, mas com certeza é o mais seguro”, finaliza.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias