Tragédia, dores e superação : a vida de Hélcio Jaime Perillo
Diário da Manhã
Publicado em 7 de dezembro de 2017 às 21:53 | Atualizado há 1 semana
Pai, mãe, três filhos. Os cinco em viagem para o Estado do Espírito Santo. Point com mar e água gelada. Na curva da estrada, quase o fim da história. Um acidente trágico mata os genitores, João Jaime Perillo e Ilza Gomes Perillo, dois rebentos, André Luiz e Jurema Perillo. Apenas um sobrevivente, com as sequelas provocadas por uma grave fratura na coluna cervical. O garoto de apenas cinco anos de idade fica paraplégico. Amparado pela família, na dor sem fim, é criado pelos parentes, com amor. Essa é a história real de Hélcio Jaime Perillo.
– Tragédia, dor e superação.
Com as limitações para os portadores de necessidades especiais no século XX, em um País que integra a periferia do sistema capitalista mundial de poder, onde os direitos não são universais e as políticas públicas de inclusão social ainda não foram constituídas em direitos efetivos, ele cresceu, virou adolescente, adulto, ingressou na universidade, em Anápolis, a Manchester Goiana, e graduou-se em Sistema de Informática. Estudioso, acabou aprovado em concurso público para o Ministério Público do Estado de Goiás, na área de Tecnologia de Informação.
– Desde o ano de 2008, turbulento na economia e com sorrisos na minha vida pessoal.
CASA VERDE
Primo tanto do inquilino da Casa Verde, o tucano Marconi Ferreira Perillo Júnior, quanto da primeira-dama do Estado de Goiás, Valéria Jaime Perillo, Hélcio Jaime Perillo encontrou no Esporte uma razão para viver. Com mais alegria e paixão. Com uma dedicação incomum, tornou-se uma referência mundial entre os atletas paraolímpicos. Com o Bolsa-Atleta, um incentivo ao desportista de alta performance, de elevado rendimento técnico e físico, conseguiu ir além. O pódio lhe sorriu. Hélcio Jayme Perillo obteve a premiação inédita de recordista das Américas.
– Já no ano de 2014, com o tiro esportivo. O seu técnico na seleção brasileira era Frank.
Com a obsessão de ultrapassar novos obstáculos, o atleta paraolímpico optou, em 2016, por uma nova modalidade esportiva. O arco e flecha, relata, emocionado, ao Diário da Manhã, com o treinador da seleção brasileira. O seu nome? Ah! Henrique Jurques, informa, com um sorriso aberto a emoldurar o seu rosto marcado pela dor e a luta permanente, de um workaholic, pela obtenção de ultrapassagem das dificuldades impostas pelas limitações físicas causadas por um acidente automobilístico. Tão comum no País Tropical, o Brasil, de dimensão continental.
– Tragédias que ceifam vidas & vidas.
DE PALMEIRAS
O menino nascido em Palmeiras, em 26 de fevereiro de 1969, que transferiu-se para Goiânia em 1985, é, hoje, tricampeão brasileiro de Tiro Esportivo Paraolímpico. Em tempo: arrancou, na raça, a medalha de Bronze no Mundial, do ano de 2015, na Austrália. Na Era da Globalização, em 2017, embarcou para a China, o país dos homens e mulheres dos olhos puxados. Terra de Mao Tsé-Tung, líder da revolução socialista em outubro de 1949. A China é a segunda maior potência econômica e militar do planeta terra no mundo contemporâneo.
– O mundial, em Beijing, ocorreu no mêsdesetembro. Obtiveumlugardedestaquenacategoria W1, queédefinidapor nível de deficiência física.
Máquina de treinamento, virou um papa-títulos. Hélcio Jaime Perillo sagrou-se, em novembro último, campeão brasileiro. Nada mais, nada menos do que quatro dias ininterruptos de competições exaustivas e competitivas no Centro de Formação Olímpica de Fortaleza, Estado do Ceará. Mais: é campeão brasileiro Indoor. Com energia exalando pelos poros de sua pele, o antigo garoto de Palmeiras possui, agora, novos projetos para a temporada de 2018 no mundo dos Esportes Paraolímpicos, além de continuar com a rotina de trabalho no MP [GO].
– Fui convocado para a Seleção Brasileira.
ALTO PERFORMANCE
O atleta de alto rendimento, uma referência para o Estado de Goiás, assim como para o Centro-Oeste e o Brasil, confidencia ao Diário da Manhã que já está programada para ocorrer uma competição em Dubai, nos Emirados Árabes, em março do ano que vem, embora os treinamentos já começaram. Trabalhos pesados, adianta. Não existe moleza, brinca, animado, o ‘enfant terrible’, um velho amigo do colunista Luiz Augusto Pampinha, titular da coluna mais lida do jornal Diário da Manhã, o veículo campeão em acessos pela internet em Goiás.
– Os patrocinadores das jornadas esportivas são a Seduce [Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, do Governo do Estado de Goiás], com amparo do Pró-Esporte, além da Bolsa Especial do Ministério dos Esportes.
Desportista de alta performance, de elevado rendimento técnico e físico, conseguiu ir além. O pódio lhe sorriu” Mundial, em Beijing, ocorreu no mês de setembro. Obtive um lugar de destaque na categoria W1”
PERFIL
Nome: Hélcio Jaime Perillo
Data de nascimento: 26 de fevereiro de 1969
Onde: Palmeiras – Estado de Goiás
Pais: João Jaime Perillo e Ilza Gomes Perillo [in memoriam]
Irmãos André Luiz e Jurema Perillo [in memoriam]
Formação: Sistemas de Informática
Esportes que pratica: Tiro Esportivo Paraolímpico e Arco e Flecha
Patrocinadores: Seduce [Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, do Governo do Estado de Goiás], com amparo do Pró-Esporte, além da Bolsa Especial do Ministério dos Esportes FIL
]]>