Mitos do silicone
Diário da Manhã
Publicado em 16 de março de 2017 às 02:24 | Atualizado há 8 anosO silicone é o material mais conhecido em cirurgias plásticas, especialmente para aprimorar aspectos estéticos da mulher. Quando se fala que uma mulher colocou silicone nos seios ou no bumbum, é preciso avaliar com critério. Estamos falando de cirurgia, que tem os seus riscos e deve ser comandada por quem conhece do assunto. E é sempre importante avaliar como foi feita e de que forma chegou-se ao resultado satisfatório.
A avaliação da experiência profissional é fundamental. Pouca gente sabe, mas são inúmeras marcas e modelos de silicone que existem no mercado. Encontrar a quantidade certa e o tipo de prótese mais indicado em cada caso é o grande desafio. O conhecimento é muito mais importante do que a curiosidade, ou o desejo do paciente.
Aliás, o paciente tem que passar por toda avaliação normal de uma cirurgia. Isso para que suas condições sejam conhecidas pelo profissional que, assim, poderá desempenhar melhor o procedimento. O objetivo sempre será obter o melhor resultado, mas com segurança, sem oferecer riscos desnecessários ao paciente.
Há notícias tristes neste meio. Tudo em nome de um custo menor. Cimento, azeite e supercola são alguns dos materiais encontrados em pacientes, que acreditavam ser o silicone. Já ouvimos histórias também de que o silicone foi aplicado em casa. Um absurdo! A cirurgia plástica é uma cirurgia! Como tal, deve ser realizada em lugar próprio, com um profissional que entenda do assunto.
Antes do procedimento, o paciente deve estar muito consciente dos limites que podem ser alcançados. Ainda no caso do silicone, deve saber que a prótese terá que ser trocada rotineiramente, em um espaço de tempo determinado pelo profissional. E, claro, isso tem custo também.
O mais inaceitável é ver gente ainda colocando em risco a vida de paciente. A vida não tem preço. É preciso considerar isso sempre.
Por isso, é importante a busca de um profissional que seja capacitado. O Brasil tem tradição na cirurgia plástica e existem entidades que podem ser consultadas para saber a qualificação do profissional que está oferecendo o serviço. Pense nisso, faça a escolha de um bom médico e confie nas técnicas existentes. A cirurgia plástica se desenvolveu, acima de tudo, para melhorar a vida de homens e mulheres. Essa é a missão!
(Pedro Torminn, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)
]]>