Cotidiano

Substância indica depressão e esquizofrenia

Diário da Manhã

Publicado em 15 de março de 2017 às 02:13 | Atualizado há 8 anos

Uma descoberta científica pode facilitar o profissional psiquiatra a detectar se a pessoa tem depressão ou esquizofrenia.  É comum categorizar de difícil diferenciação as duas doenças em suas fases iniciais. Motivo: os sintomas não são específicos. Mas o método publicado pela revista “Experimental Physiology” utiliza a sinalização do receptor NMDAR, um modelo mais certeiro para o diagnóstico.

A matemática é a seguinte: a taxa de NMDAR é menor em pacientes com esquizofrenia. Por sua vez, aumenta no caso da depressão. Como não existe um teste diagnóstico para ajudar a diferenciar as duas doenças, o exame agora passa a ser um dos mais eficientes.

O teste consistiu em dar uma solução de alta concentração salina para induzir a liberação do hormônio arginina-vasopressina (AVP). Pesquisas anteriores revelam que a liberação de AVP ocorre devido à solução salina que depende do receptor NMDAR.  A intensidade da resposta ajuda a diferenciar as duas doenças. “Este é meu primeiro objetivo, criar um marcador fisiológico dos dois principais transtornos psiquiátricos que pode permitir um diagnóstico mais precoce e preciso, garantindo uma seleção de medicamentos mais adequada aos pacientes”, diz Handan Gunduz-Bruce, coautor do artigo. Pelos estudos, os deprimidos apresentaram uma liberação extra do hormônio. Já os esquizofrênicos revelaram uma baixa.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias