Marconi confirma Balestreri
Hélio Lemes da Silva Filho
Publicado em 24 de fevereiro de 2017 às 02:56 | Atualizado há 8 anosO governador Marconi Perillo concede entrevista coletiva hoje, para anunciar o nome do novo titular da Secretaria de Segurança e Administração Penitenciária (SSPAP), Ricardo Brisolla Balestreri.
Especialista e estudioso da área, Balestreri foi presidente da seção brasileira da Anistia Internacional e participou do grupo que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e que formatou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Ricardo Balestreri será empossado na próxima quarta-feira (1º/03) e assumirá a pasta sucedendo o coronel da Polícia Militar, Edson Costa Araújo, que substituiu o vice-governador José Eliton em dezembro do ano passado.
Durante sua gestão, José Eliton instituiu o Pacto Integrador de Segurança Pública, que reúne 15 estados brasileiros na luta contra o crime organizado. O foco na inteligência e na integração das forças policiais resultou na queda acentuada e constante dos indicadores de criminalidade em todo o estado.
Balestreri
O novo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária é especialista e estudioso da área, com forte vertente voltada para os direitos humanos.
Licenciado em História, com especialização em psicopedagogia clínica e em terapia familiar, também participou do grupo que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e que formatou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
O governador Marconi Perillo, por meio de sua rede pessoal, anunciou o novo secretário e elogiou a atuação na área. “É um profissional altamente qualificado e respeitado em todo o país”, afirmou. Balestreri também é ex-secretário nacional de Segurança Pública, e tem no currículo a modernização da Força Nacional.
Natural do Rio Grande do Sul, nos últimos anos conheceu experiências educativas e policiais na Holanda, nos Estados Unidos, Portugal, Noruega, Inglaterra, Suécia, Costa Rica, Peru e Colômbia.
Ex-presidente da seção brasileira da Anistia Internacional, Balestreri tem diversos livros sobre polícia e direitos humanos.
Trabalhou por três anos como diretor de Ensino e Pesquisa da secretaria da Senasp. Foi ainda o responsável pela criação da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) – que oferece 82 cursos de pós-graduação para 5.250 policiais e cursos à distância para outros 126 mil.
Ricardo Balestreri ainda participa de atividades na área de Direitos Humanos como integrante dos comitês nacionais de Educação em Direitos Humanos e de Prevenção à Tortura no Brasil.
]]>