Tudo pelo veículo e nada pro pedestre
Diário da Manhã
Publicado em 31 de janeiro de 2017 às 01:02 | Atualizado há 8 anosEm uma sociedade pra lá de perversa com o próprio cidadão de dentro dela, o que anda fluindo é a tal perversidade atuando somente em desfavor do pedestre, do cadeirante, do ciclista, e do MAIS ‘FRACO’, não é mesmo?… sim, o asfalto e os pneus já dominam tudo em menos de 2 séculos de parceria e existência… E se o direito de ir e vir é do Pedestre desde o tempo em que ele aprendeu a andar nas duas pernas (há milhares de anos), por qual motivo se permite a realidade fria e cruel das máquinas, máquinas, e mais máquinas trucidando com o Pedestre no Brasil e no mundo por inteiro?
E se no mundo inteiro, e até no Brasil, passou a reinar a tal perversidade contra o Pedestre, contra o Cadeirante e contra o Ciclista, o que os Engenheiros e os Arquitetos podem fazer para mudar esse cenário de caos, de violência e de total desumanidade? …uma resposta VC leitor pode ‘ver’ ao assistir os vídeos da Passarela Criatividade no YouTube (ou entre em contato conosco pelo fone 99973-8735 ou zap zap 99978-8735).
Mas duas perguntas não querem calar, ou seja: “tecnicamente, seria possível provar que existe a perversidade contra o Pedestre nesses dias de hoje? Será que as ‘regalias’ e os privilégios existem só em favor do veículo que solta fumaça”? …claro que sim, e isso nós vamos demonstrar agora:
# de “uns 200 anos pra cá” a Engenharia corta os cumes dos morros e aterra os vales e quaisquer ‘baixadas’ em topografia desfasvorável. Tudo no óbvio intuito de procurar MANTER o fôlego de todo veículo “subindo e descendo”, não é mesmo? Sim, todos os veículos buscam gastar o menos de combustível e se manter na boa inércia do correr, do correr e do correr… E esse “belo mundo desumano” tem a sua síntese no eterno ir e vir das máquinas atrás das máquinas, e do tempo! …e se a Engenharia Mundial tem focado só nesse “transitar das máquinas”, o quê nós temos feito em favor do pedestre? …”nada” é uma boa resposta, e em palavras fáceis de se entender, nós vamos apresentar “um ótimo exemplo” agora… Veja tudo a seguir:
VEICULOS: “de uns cem anos pra lá”, as estradas no Brasil eram de terra, todo mundo “ia e voltava” numa única pista do mesmo rolamento destinado a todo o tipo de veículo que existia…
JÁ HOJE, com a Engenharia a seu favor, o que não faltam são as “pistas duplas”, onde quem ‘vai’ não se mistura com quem ‘vem’, não é mesmo?
… e “de sobra”, ainda existe Uma Faixa de Trânsito para os caminhões com menos fôlego, uma Faixa de Trânsito para os veículsos em fôlego normal (coletivos?!), e Uma Faixa de Trânsito para os veículos de passeio sempre com o fôlego melhor – com o motor mais ‘forte’… E O QUE ‘SOBRA’ é tão somente o acostamento para “o carro de pneu furado”, para o Pedestre, para o Cavalo (carroças), os ciclistas, e todos os Mais Fracos No Trânsito… Todos estes “se virando” na mesma pior qualidade de ‘asfalto’ em brita quase pura (e NO RESTO DA RODOVIA que sobrou)…
PEDESTRES: … sim, nós já passamos a falar do pedestre, do ciclista, do cadeirante, da carroça, e de todos os ‘fracos’ que comem o arroz e o feijão mais caro do que qualquer combustível. Todos ‘estes’ que “não poluem o meio ambiente”, mas POUCO A POUCO se veêm perdendo o seu direito de ir e vir – e até o direito de ‘existir’ no trânsito das cidades, não é mesmo? …o andar em carroça já está virando atrativo para o turista curtir o tempo de outrora?… Sim de uns anos pra cá, a coisa anda feia em se falando do ir e vir sem soltar fumaça… Mas agora, indo mais direto ao “nosso assunto”, informamos que a grande maioria das passarelas em rodovias brasileiras obedecem ao “Projeto Padrão Velho” no DNIT igualmente ‘velho’, e antiquado… Tudo lá é arcaico, e com as suas equipes onde quase não existe a pessoa do arquiteto, ou dos engenheiros com idéias novas – um local onde só visam “o asfalto” para os veículos. Tudo na maior cara de pau de ajudar “a máquina” na luta dela de se ver livre de todo o pedestre que se atrever a estar na sua frente, em pisar no asfalto, etc e tal… Será que o nobre assunto de “botoeiras para o uso do pedestre”, merece algum ‘chefe’ em trabalho ou mesmo estudos no DNIT? …claro que não, pois o assunto ‘botoeira’ se vale como um ‘fantasma’ lá pelas bandas da Av. 24 do Outubro e dos DNITs do Brasil inteiro… Todo pedestre usando “a sua botoeira” já é algo quase que virtual no asfalto onde só o carro tem vez, manda e desmanda.
E se o pedestre mandasse, mesmo que pouca coisa, com toda certeza iria existir estudos no sentido de se edificar a Passarela Criativa no Trevo do Carrefour Sul, em Gyn (veja mais detalhes no Youtube)… e pra finalizar, nada custa ‘viajar’ no seguinte raciocínio: com tanto assalto e a violência imperando nas passarelas do DNIT, o trânsito em sentido único poderia ajudar na fuga e luta entre o bandido e os pedestres que usam as passarelas? sabemos que todas as passarelas são de “mão dupla” e numa única rampa pra subir e pra descer, não é mesmo? …Sim, e tudo atendendo o fôlego do idoso, o fôlego da criança, o fôlego do cadeirante, e o Fraco Feijão Com Arroz alimentando os músculos de todos eles – isso é fato – e todos caminham na certeza do ‘assalto’ dentro das passarelas… e pra não estendermos em muitas palavras, nós vamos deixar uma pergunta no ar, ou seja: >>>Se o bandido “corre atrás” do Pedestre confinado nas ‘GAIOLAS’ que CHAMAM DE PASSARELAS, seria mesmo ‘ruim’ a “mão única” ser adotada em favor desse pedestre ‘perseguido’ até em assalto de mão armada? … e que fique essa pergunta para vc refletir e estar conosco em Todo o Último Sábado de Cada Mês ((e venha ganhar um “novo cd” de nossas mãos. Local: na Barraca da Passarela Criativa sempre instalada na Rua Teresina, em frente ao Shopping Flamboyant e Belcar Caminhões – mais detalhes pelo zap zap 99978-8735 e celular 99973-8735))
(Carlos Abrahão Gebrim, Presidente da Associação de Pedestres)
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