Opinião

Pressuposto da imortalidade

Diário da Manhã

Publicado em 15 de janeiro de 2017 às 00:08 | Atualizado há 8 anos

A reencarnação é um dos pressupostos da Imortalidade, assim como a preexistência da alma é um dos pressupostos da reencarnação, conforme a doutrina de Orígenes, um dos Doutores da Igreja Católica Romana.

2 – No livro “A Física da Alma”* , Amit Goswami, dos autores cujos conceitos mais se aproximam do Espiritismo, elabora, ao final da obra, um questionário sobre o tema que encima este Título, que pedimos vênia para transcrever e analisar:

Pergunta: Ainda não me convenci da necessidade da reencarnação para manter o propósito do universo. Concordo que uma única vida tem escopo limitado. No entanto, em vez de muitas vidas, por que não ter muitas pessoas? Não existe limite quanto ao número de pessoas que pode haver aqui, existe?

Resposta: “Acha que não, obviamente, o planeta só pode sustentar uma população limitada. Sem a reencarnação, abreviaríamos severamente a oportunidade de criar boas disposições, que fomentem a criatividade exigida para a descoberta de contextos realmente sofisticados, nos quais a civilização pode prosperar. Pense no fenômeno dos sábios e das crianças prodígios, nas realizações de pessoas como Einstein e Shankara* (d. C. 788 – 820), que, com quase toda certeza, nasceram com a propensão para a grandeza em virtude de vidas passadas.”

3 – Como visto, o conceito indiano encontra respaldo na obra básica da 3ª Revelação, “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, que, na questão 166 registra:

Como pode a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea, acabar de depurar-se?

“Sofrendo a prova de uma nova existência.”

  1. a) – Como realiza essa nova existência? Será pela sua transformação como Espírito?

“Depurando-se, a alma indubitavelmente experimenta uma transformação, mas para isso necessária lhe é a prova da vida corporal.”

  1. b) – A alma passa então por muitas existências corporais?

“Sim, todos contamos muitas existências. Os que dizem o contrário pretendem manter-vos na ignorância em que eles próprios se encontram. Esse o desejo deles.”

  1. c) – Parece resultar desse princípio que a alma, depois de haver deixado o corpo, toma outro, ou, então, que reencarna em novo corpo. É assim que se deve entender?

“Evidentemente.”

* – “A FÍSICA DA ALMA – A Explicação científica para a reencarnação, a imortalidade e experiências de quase-morte”. ALEPH Publicações e Assessoria Pedagógica Ltda. – São Paulo/SP (Tradução de Marcello Borges) – 2ª edição, cap. 11, p. 230.

* – Monge errante indiano. Foi o principal formulador doutrinal da Advaita Vedânta, ou Vedânta não dualista. Segundo a tradição, foi uma das almas mais excelsas que já encarnaram neste planeta, chegando a ser considerado uma encarnação do deus hindu Shiva. Sua vida encontra-se envolta em mistérios e prodígios que a tornam semelhante às de outros insignes mestres espirituais da humanidade

Obs.: De meu livro, ainda inédito “Deduções Filosóficas e Induções Científicas da Existência de Deus”.

 

(Weimar Muniz de Oliveira – [email protected])

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias