Governo Federal autoriza envio de tropas para Roraima e Amazonas
Diário da Manhã
Publicado em 9 de janeiro de 2017 às 02:02 | Atualizado há 8 anosNeste domingo (8/1), o Ministério da Justiça e Cidadania anunciou que foi autorizado a enviar apoio para os estados do Amazonas, Rondônia e Acre a fim de conter as rebeliões nas penitenciárias. O auxílio é uma resposta à solicitação enviada pelo governo de Rondônia para investir e manter s presídios.
O governo do Amazonas pediu auxílio da Força Integrada de Atuação no Sistema Penitenciário e foi atendido pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes dentro dos parâmetros legais. No último sábado (7/1), o governador de Mato Grosso, Pedro Taques em conversa com o ministro da Justiça solicitou o envio de equipamentos de segurança para os presídios do estado, que já foi autorizado pela pasta.
De acordo com o Ministério da Justiça, apenas o estado de Roraima ainda não solicitou apoio da União. O governo federal apresentou na última sexta-feira (6/1) o Plano Nacional de Segurança que estabelece metas para reduzir o número de homicídios dolosos em 7,5% em 2017 e o déficit de vagas nos presídios do país. Além disso, o plano determina a integração, cooperação e colaboração da União com os estado e municípios.
]]>