Casa de Acolhida Cidadã será inaugurada nesta terça-feira (20/12)
Diário da Manhã
Publicado em 19 de dezembro de 2016 às 01:36 | Atualizado há 8 anosNesta terça-feira (20/12), será inaugurada a segunda unidade da Casa de Acolhida Cidadão (CAC) pela Prefeitura de Goiânia. A unidade está localizada na Rua 2, no Centro da cidade, e terá duas alas, feminina e masculina, com 22 suítes e com capacidade para atender 100 pessoas. No espaço administrativo da unidade, estarão as salas da coordenação, administração, serviço social, psicologia, educadores sociais, terapia ocupacional, documentação, enfermagem, medicação, além do refeitório e lavanderia.
A CAC abrigará adultos e idosos em situação de rua, como também migrantes, imigrantes e pacientes com alta hospitalar e sem vínculo familiar na cidade. Além da pernoite, o atendimento inclui alimentação, higiene pessoal, atendimento psicossocial, atividades ocupacionais, orientações e encaminhamentos para aquisição de documentos e para o mercado de trabalho.
O objetivo é atender setores da sociedades em condições de vulnerabilidade social. A secretária de Assistência Social do município, Maristela Alencar, afirma que a Unidade II da CAC visa assegurar a essas pessoas o direito à convivência familiar e comunitária. “A entrega de mais esse equipamento à população é exatamente para garantir o atendimento adequado, qualificado e seguro”, diz.
Vale ressaltar que, conforme a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), são consideradas pessoas em situação de rua aquelas que possuem perfil psico-sócio-econômico de vulnerabilidade pessoal, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, sem moradia convencional regular, sem identificação pessoal, baixa escolaridade, desqualificação profissional ou com dependência financeira, de álcool e/ou droga.
]]>