“SSP Com Você” leva serviços e informações para prevenção e combate à criminalidade
Redação
Publicado em 29 de novembro de 2016 às 00:52 | Atualizado há 1 semanaUma das ações do Pacto Social Goiás Pela Vida, o evento SSP Com Você mobilizou a comunidade dos diferentes bairros da Região Noroeste de Goiânia na maior operação de Segurança Pública e Cidadania que a região já viu. Por quatro dias, o governo levou à população vários serviços e informações para uma maior prevenção e combate à violência, além de realizar bloqueios e patrulhamentos ostensivos.
Com uma megaoperação policial e a disponibilização de serviços e informações à comunidade, o governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) realizou a primeira edição do programa “SSP Com Você”, no Setor Morada do Sol, na Região Noroeste de Goiânia.
As ações educativas e de cidadania foram concentradas na Praça da Feira e atraíram milhares de pessoas nos quatro dias de evento. Uma unidade do Vapt Vupt foi disponibilizada à sociedade que entre outras atividades puderam fazer a carteira de identidade.
De acordo com o vice-governador José Eliton, as ações das forças policiais na região, concentradas na Operação Inquietação, seguiram a orientação de análises realizadas a partir de manchas de crimes identificadas em todos os bairros do Noroeste. Nos quatro dias, vários criminosos foram presos; e grande quantidade de drogas e de armas foi apreendida. Mais de mil veículos foram abordados durante a megaoperação coordenada pelo comandante da Polícia Militar, coronel Divino Alves.
A Polícia Militar atuou com um efetivo nas ruas que incluiu a participação de todas as unidades especializadas. Estiveram na Operação Inquietação: o Grupo de Radiopatrulha Aérea (GRAer), Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPMChoque), 1º Grupamento de Intervenção Rápida e Ostensiva (BPMGIRO), Regimento de Polícia Montada (RPMont), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Além dos bloqueios, a PM realizou, ainda durante o SSP Com Você, exposições do Programa de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido nas escolas e do Batalhão Ambiental.
Já a Polícia Civil trabalhou com emissão de carteira de identidade, funcionamento 24h da Central de Flagrantes no 22º DP (Jardim Curitiba), projetos Escola sem Drogas e Investigador Mirim, força-tarefa nas delegacias da área para agilizar investigações, além de operações policiais das unidades especializadas. Para a realização de todas as atividades, a PC contou, no local, com o gabinete do delegado-geral, Álvaro Cássio, duas delegacias e Delegacia do Consumidor (Decon).
As demais unidades da SSPAP, ou seja, o Procon, Corpo de bombeiros, Sistema Penitenciário e Polícia Técnico-Científica, também realizaram exposições e ações educativas voltadas aos diferentes públicos, além do Vapt Vupt. O Procon, por exemplo, só no primeiro dia, em uma ação conjunta com a Delegacia do Consumidor (Decon), a Superintendência de Polícia Técnico-Científica e a Vigilância Sanitária Municipal, interditou dois depósitos de um supermercado no Setor Finsocial, na região Noroeste de Goiânia.
José Eliton destaca aproximação entre governo e sociedade organizada
Durante todo o evento, o vice-governador e secretário José Eliton recebeu lideranças comunitárias e políticas e cumpriu a sua agenda no local. Entre outros encontros, José Eliton se reuniu com os representantes de Conselhos de Segurança Pública dos bairros do Setor Noroeste e também com os membros do Conselho Tutelar da localidade. Os líderes parabenizaram José Eliton pela iniciativa de aproximar o governo da comunidade e apresentaram demandas para uma maior tranquilidade nos bairros.
Nesse diálogo com a população, o vice-governador acolheu as demandas e se comprometeu a encaminhar os pedidos aos respectivos comandantes e superintendentes. As lideraram buscaram uma maior participação em programas como o Proerd e o Escola sem Drogas, por exemplo, que são realizados pelas polícias Militar e Civil, respectivamente.
Foram apreendidos quase 900 itens no armazenamento do açougue e da panificadora do estabelecimento. No local, também se encontrou uma vasta quantidade de produtos inadequados para o consumo. Como, por exemplo, carnes acondicionadas fora da temperatura adequada, produtos vencidos, sem origem, sem data de fabricação e vencimento. Outra irregularidade foi o acondicionamento de produtos alimentícios em contato com produtos de limpeza. Os itens acabaram sendo descartados no aterro sanitário e o gerente do supermercado foi conduzido para a Decon.
Na avaliação do vice-governador e secretário José Eliton, o evento foi extremamente exitoso, uma vez que fortaleceu a presença da Segurança Pública na região e fortaleceu o diálogo com a comunidade.
]]>