Cotidiano

Anuário aponta que Brasil registrou cinco estupros por hora em 2015

Júlio Nasser

Publicado em 3 de novembro de 2016 às 18:20 | Atualizado há 8 anos

Dados da 10ª edição do anuário produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira, 3, apontam que o país registrou uma médica de cinco estupros por hora no decorrer do ano passado. Ao todo, foram 45.460 casos registrados, porém, devido à subnotificação, ou seja, quando não há denúncias sobre esse tipo de crime, o número deve ser ainda maior.

O levantamento considera todos os boletins de ocorrência registrados em delegacias de todos os Estados. Segundo a pesquisa, houve uma leve retração do número de estupros em 2015 em relação ao ano anterior, de 50.438 para 45.460.

A estimativa de que os crimes ocorram com maior frequência do que os já registrados, também faz parte de uma avaliação do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea). Para a assessora técnica do centro, Joluíza Batista, muitas das vítimas de estupro não denunciam os abusos em virtude da péssima qualidade no atendimento a elas, do constrangimento a qual são submetidas, além da impunidade aos agressores.

A Cfemea acredita que outro fator que pode mascarar os reais números da pesquisa, é a alta ocorrência desse tipo de crime dentro das próprias residências das vítimas, sobretudo em meninas menores de idade e que são normalmente abusadas por pais, padrastos, irmãos, tios ou primos.

Além disso, um estudo realizado em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicou que apenas 10% dos casos de violência sexual chegavam às autoridades. Com isso, o fórum estima que devam ter ocorrido entre 130 mil e 450 mil estupros no Brasil no decorrer do ano passado.

Pesquisa

O levantamento divulgado pelo anuário aponta o Estado de São Paulo com o maior número absoluto de casos registrados de estupros. Ao todo, foram 9.265 casos, o que representa 20% do total no Brasil. A média é avaliada a partir de 100 mil habitantes.

O Acre teve a maior taxa de estupros proporcionalmente à população: taxa de 65,2 casos por 100 mil habitantes.

O Piauí registrou 16,8 casos de estupro por 100 mil habitantes no ano passado, abaixo da média nacional.

Com informações da Agência Brasil.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias